Questões sobre Redação Oficial

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Listagem de Questões sobre Redação Oficial

Julgue os itens seguintes, acerca de correspondências oficiais.

Se um servidor público tiver de encaminhar um documento para um superior hierárquico da mesma instituição em que trabalhe, ele deverá fazer uso de um memorando, no qual deverá identificar o destinatário pelo cargo e empregar o fecho Respeitosamente.

Julgue os itens seguintes, acerca de correspondências oficiais.

O email, devido ao seu baixo custo e à sua rapidez, é, hoje, a principal forma de comunicação para a transmissão de documentos. Entretanto, a mensagem de correio eletrônico só adquire valor documental, ou seja, só é aceita como documento original, após seu remetente encaminhá-la ao destinatário, no formato convencional, por meio de mensageiro ou dos Correios.

Considerando o que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens de 26 a 31. O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas ao chefe do Poder Executivo da República Federativa do Brasil é Excelentíssimo Senhor.

Os fragmentos apresentados nas opções abaixo foram adaptados de textos extraídos de www.tjal.jus.br. Assinale a opção que apresenta o trecho cuja linguagem está de acordo com o padrão escrito formal culto da língua portuguesa e cuja classificação, entre parênteses e em negrito, identifica o correspondente gênero de comunicação oficial.

Acerca da adequação da linguagem e do formato do texto ao tipo de comunicação oficial, julgue o item a seguir.

O documento hipotético acima constitui um atestado que deve ser firmado por servidor em razão do cargo ocupado, ou da função exercida. Nesse tipo de documento, declara-se, a favor de outrem, a verdade de um fato, uma situação ou a existência de obrigação não necessariamente constante em livros ou documentos, geralmente de natureza transitória, passível de modificações frequentes.

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