Questões sobre Interpretação de Texto da AEDB

Sobre o texto é certo afirmar que:

  • A.

    Descreve uma pessoa numa experiência de desespero com os cães, seus "inimigos".

  • B.

    Conta um fato que aconteceu com um cachorrinho e descreve como é este cachorrinho.

  • C.

    É uma história, mas não apresenta um fato.

  • D.

    Descreve como os homens da carrocinha gostam dos animais.

  • E.

    Conta um fato acontecido com uma pessoa defensora dos animais.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A atividade de cuidar das águas da bacia do Guarapiranga, segundo o texto:

  • A.

    É realizada somente pelas crianças.

  • B.

    Foi realizada depois de 2000.

  • C.

    É realizada só por adultos

  • D.

    Realiza-se na região de Minas Gerais

  • E.

    É realizada pelas crianças e por mais pessoas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O texto apresenta fatos acontecidos. Aponte o que não está de acordo com o texto:

  • A.

    A Eco-Estudantil foi criada com alunos de três escolas.

  • B.

    O Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Guarapiranga foi criado pelo governo do Estado de São Paulo.

  • C.

    SOS Mata Atlântica e Núcleo Pró-Guarapiranga ajudam as crianças na realização do trabalho.

  • D.

    Os alunos realizaram Seminário de Apresentação de Diagnóstico Socioambiental da Bacia do Guarapiranga.

  • E.

    O governo do Estado de São Paulo participa de alguma forma dos trabalhos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O texto acima é:

  • A.

    Uma história que foi inventada.

  • B.

    Uma carta de uma escola para as crianças.

  • C.

    Um texto do jornal Folha de São Paulo.

  • D.

    É uma carta para a senhora Rosangela.

  • E.

    É uma carta da senhora Rosangela.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

"Trata-se de uma obviedade gigantesca escrever que a universidade é um espaço consagrado ao conhecimento. Mas não é tão óbvio afirmar que, em se tratando de conhecimento oriundo da interação que se estabelece entre professor e aluno, não existe muita coisa a que se pode dar o nome de conhecimento." Pode-se concluir que a adversidade existe porque na segunda frase afirma-se:

  • A.

    O conhecimento não é resultado da interação entre professor e aluno.

  • B.

    A interação entre professor-aluno nem sempre é fonte de conhecimento.

  • C.

    Nem tudo que está na universidade está relacionado ao conhecimento.

  • D.

    É óbvio afirmar que a relação professor-aluno produz conhecimento.

  • E.

    A universidade não deve ser um espaço apenas para a busca do conhecimento.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Pode-se afirmar sobre o texto:

  • A.

    É um texto argumentativo para reflexão.

  • B.

    É uma narração e, professores e alunos são as personagens.

  • C.

    Apresenta um fato utópico com linguagem subjetiva.

  • D.

    É uma descrição apresentando o perfil do professor.

  • E.

    É um texto descritivo com linguagem objetiva.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O objetivo do texto é afirmar que:

  • A.

    "A universidade é um espaço consagrado ao conhecimento."

  • B.

    Títulos de mestre e doutor não têm valor para o profissional professor.

  • C.

    A interação entre professor e aluno não promove conhecimento.

  • D.

    A interação em sala de aula se realiza quando se faz presente o humano e o individual do professor.

  • E.

    Os professores são sempre os responsáveis pela animosidade criada em sala de aula.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O texto apresenta uma avaliação da atitude do professor. Não está correto, segundo o autor, afirmar que:

  • A.

    De forma geral os mestres assumem uma situação de poder ante os alunos.

  • B.

    O professor não acredita que alunos possam ser amigos.

  • C.

    A animosidade é construída inconscientemente em sala de aula pelo professor.

  • D.

    Esta situação de poder do professor pertence a um paradigma educacional.

  • E.

    A interação entre professor e aluno é impossível praticar.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A respeito da evolução do Modernismo no Brasil, leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

I - A fase que se inicia em 1922 reúne sobretudo poetas e agitadores culturais, interessados em demolir os resquícios das escolas anteriores, em especial os do Parnasianismo.

II  -  A chamada "geração de 30" - abrange principalmente autores voltados para a nossa realidade social, com destaque para os adeptos da ficção regionalista.

III  - Na chamada  - geração de 45 - , verifica-se um abandono progressivo da temática social e, na poesia, uma revalorização do verso tradicional.

  • A.

    Apenas I e II estão corretas.

  • B.

    Apenas I e III estão corretas.

  • C.

    Apenas II e III estão corretas.

  • D.

    I, II e III estão corretas.

  • E.

    Todas estão incorretas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

"Quantos professores pecam por menosprezar ou ridicularizar uma pergunta feita em aula para praticamente humilhar o aluno diante de seus colegas? O que o professor deseja alcançar com isso?"- O uso do pronome isso é um caso de coesão léxica, recupera o que está na frase anterior. Dos exemplos, aponte qual não possui este tipo de elemento coesivo:

  • A.

    O autor avaliou a atitude do professor. A avaliação está no texto.

  • B.

    O encontro entre professor e aluno deve produzir conhecimento.

  • C.

    O ensino no país não está bem. Essa situação é do conhecimento de todos.

  • D.

    Os professores menosprezam e ridicularizam os alunos que, interessados em aprender, fazem perguntas.

  • E.

    Entre professor e aluno ainda se mantém uma situação de poder, e esta não facilita a aprendizagem.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: