Questões sobre Planejamento de Ensino da NCE

No planejamento curricular do ensino fundamental noturno indique a disciplina facultativa:

  • A.

    Artes;

  • B.

    História;

  • C.

    Matemática;

  • D.

    Educação Física;

  • E.

    Ciências.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Para o Orientador Pedagógico a avaliação deve ser uma referência para:

  • A.

    acompanhar a aprendizagem, rastreando os avanços e os pontos críticos;

  • B.

    medir a quantidade de conhecimentos adquiridos pelos alunos;

  • C.

    estruturar o processo educativo, visando classificar os alunos em bons e maus;

  • D.

    agrupar os alunos que aprenderam e os que não aprenderam;

  • E.

    dar um sentido específico à escola, sendo usada apenas para agrupar os alunos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A professora usava diferentes recursos em suas aulas, aplicava exercícios e observava os alunos mais interessados. Por isso, rapidamente, ultrapassou os conteúdos estabelecidos no programa. Ao avaliar a turma no final do bimestre constatou, com surpresa, que os resultados eram insatisfatórios.

Para contornar essa dificuldade a professora deve adotar o seguinte procedimento:

  • A.

    aplicar exercícios sobre todos os tópicos do programa;

  • B.

    selecionar exercícios diversificados para atender às especificidades dos alunos;

  • C.

    realizar uma avaliação somativa através de um teste bem complexo;

  • D.

    observar a assimilação do conteúdo mais simples, antes de prosseguir para o mais complexo;

  • E.

    reservar um tempo extra para as partes mais importantes do programa.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Pedagogia - Planejamento de Ensino - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007 - ANAC - Especialista em Regulação de Aviação Civil

A educação "on line" é a educação a distância. Ela é geralmente destinada a adultos e os adultos a utilizam num sistema de comunicação mediada por computador, através de uma plataforma informática como entorno, através da qual professores e alunos se comunicam.
Assinale a opção que não caracteriza uma plataforma informática:

  • A.

    multidirecionalidade, interatividade e múltiplas formas de codificação;

  • B.

    flexibilidade na recepção, interatividade e tempo determinado e rígido;

  • C.

    multidirecionalidade, flexibilidade sincrônica, recepção restrita da informação;

  • D.

    unidirecionalidade dos broadcast média, imagens e vídeos, flexibilidade de campo;

  • E.

    flexibilidade de tempo, recepção reduzida da informação e unidirecionalidade.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Pedagogia - Planejamento de Ensino - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007 - ANAC - Especialista em Regulação de Aviação Civil

A aplicação de novas tecnologias na área educacional tem gerado mudanças significativas. Embora não esteja presente ainda no cotidiano educacional de muitas escolas, seu impacto maior refere-se a:

  • A.

    um deslocamento de pequena ênfase na linguagem multimídia;

  • B.

    materiais didáticos que operam com linguagens multimídias e se aproximam da experiência cotidiana;

  • C.

    acesso à navegação na internet de maneira definitiva e fácil;

  • D.

    metamorfose da visão da educação e da produtividade;

  • E.

    representação de um alfabeto multimidiático que só dá acesso a uns poucos consumidores

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Pedagogia - Planejamento de Ensino - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007 - ANAC - Especialista em Regulação de Aviação Civil

A avaliação faz parte do processo educativo. Ela permite que os responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem reformulem ou não seus procedimentos didático-pedagógicos.
Sobre a avaliação é correto afirmar que:

  • A.

    se utiliza de modo indiscriminado de provas e testes, mensurando os resultados para conhecer os sujeitos avaliados;

  • B.

    reforça tanto a classificação dos aprendentes de forma sistemática e global, como conduz à reprovação;

  • C.

    é uma intervenção no processo ensino-aprendizagem, medindo quantitativamente a capacidade dos sujeitos envolvidos;

  • D.

    é apenas um ato concluso, processo que se realiza para determinado momento;

  • E.

    representa um dos atos vitais para o alcance de uma prática pedagógica.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Um grupo de estagiários do Curso de Pedagogia, observa uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental. A professora recapitulou operações com frações heterogêneas e depois distribuiu um exercício, explicando que, em caso de dúvida, poderiam chamá-la. Os estagiários identificaram esse procedimento como:

  • A.

    uma exposição didática;

  • B.

    uma verificação da aprendizagem

  • C.

    um exercício de fixação;

  • D.

    um trabalho em grupo;

  • E.

    uma explicação para o momento da correção.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Os conhecimentos de cada matéria do currículo, organizados pedagógica e didaticamente, são os conteúdos. A seleção dos conteúdos não está ligada:

  • A.

    ao momento histórico-cultural;

  • B.

    à filosofia da escola;

  • C.

    aos objetivos propostos;

  • D.

    às tendências econômicas e aos recursos da escola;

  • E.

    aos diferentes grupos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Entre os assuntos a serem tratados, com base nos temas transversais, destacam-se:

  • A.

    Ética, Matemática e Meio Ambiente;

  • B.

    Meio Ambiente, Ciências e Saúde;

  • C.

    Matemática, Língua Portuguesa e Ciências;

  • D.

    Ética, Saúde e Meio Ambiente;

  • E.

    Matemática, História e Meio Ambiente.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A avaliação, como parte integrante e intrínseca do processo educacional, deve ser compreendida como:

  • A.

    um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica;

  • B.

    os elementos que subsidiam o professor para uma reflexão contínua sobre sua prática e na criação de novos instrumentos de trabalho;

  • C.

    um instrumento para o aluno tomar consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades, e se organizar na tarefa de aprender;

  • D.

    o momento que permite à escola definir prioridades e localizar as ações educacionais que demandam maior apoio;

  • E.

    o momento em que a comunidade interfere no processo ensino-aprendizagem a fim de torná-lo uniforme e eficaz.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: