Questões sobre Planejamento de Ensino da FADESP

A dimensão formativa da avaliação da aprendizagem caracteriza-se pelo (pela)

  • A. sua função processual, descritiva e qualitativa, capaz de indicar os êxitos e as dificuldades do aluno ao longo do trabalho escolar.
  • B. organização e pelo arquivamento de registros das aprendizagens dos alunos, selecionados por eles próprios, com o objetivo de fornecer uma síntese de seu percurso de aprendizagem.
  • C. diagnóstico da situação da aprendizagem em que se encontra o aluno no início do processo de ensino.
  • D. caráter classificatório e controlador, tendo como objetivo a certificação, no final do percurso escolar.
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O aproveitamento escolar representa uma questão pedagógica fundamental para o sucesso da prática educativa. Neste sentido pode-se afirmar que o (a)

  • A. maior e principal causa da reprovação escolar reside nas práticas avaliativas adotadas pela escola.
  • B. processo burocrático instalado no âmbito da escola é o grande responsável pelos altos índices de reprovação escolar.
  • C. adoção de práticas pedagógicas que atendam as diferenças individuais do educando com a efetivação do processo avaliativo classificatório constituem os determinantes do fracasso escolar.
  • D. fracasso escolar é causado por diversos fatores sejam eles de ordem psicológica, social ou organizacional da escola, sendo a reprovação, bem como a efetivação da repetência um dos fatores determinantes desse fracasso.
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A matemática deve ser construída pelo aluno no seu dia-a-dia, evitando-se, assim, que a curiosidade e o interesse que caracterizam a relação inicial da criança com o conhecimento lógicomatemático, demonstrados antes de seu ingresso na escola, desapareçam nos primeiro anos de escolarização, transformando-se, na maioria das vezes, em aversão à matemática. Nessa perspectiva, a escola pode não apenas ajudar as crianças a organizar melhor as suas informações e estratégias, mas também proporcionar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos com base no seguinte princípio:

  • A.

    A matemática, implica "conhecimento e construção do conceito do número", o que exige que o professor se empenhe para que as crianças aprendam as operações matemáticas e possam desenvolver o raciocínio lógico com habilidade.

  • B.

    As atividades desenvolvidas nas séries iniciais do ensino fundamental devem considerar o papel ativo da criança na construção de sua autonomia por meio de sua ação sobre o objeto e o ambiente.

  • C.

    Os conceitos matemáticos, as estruturas lógicas fazem parte de um processo contínuo na vida da criança. Por isso, é fundamental desconsiderar os aspectos afetivos e simbólicos da imaginação infantil, para que a criança possa pensar, sentir, agir, interagindo com o meio de forma racional e lógica.

  • D. Para que a criança tenha condições de interagir com o mundo que a rodeia sob a lógica matemática, é necessário que o professor tenha um horário determinado ou um dia previamente estabelecido para as atividades matemáticas, para que possa melhor aproveitar as situações que surgem no cotidiano escolar.
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Sobre o ensino do português no ensino fundamental, é correto afirmar o seguinte:

  • A.

    O ensino de português nas séries iniciais do nível fundamental deve priorizar o domínio de regras e conteúdos gramaticais para que a criança aprenda a escrever corretamente na língua padrão.

  • B.

    Nivelar todas as crianças quanto ao domínio da língua padrão deve ser a preocupação fundamental no ensino de português para os mais carentes, visto que ter esse domínio é um dos principais fatores de inserção social e de desenvolvimento da consciência crítica.

  • C.

    Levar o aluno a não apenas dominar a língua padrão, mas também a demonstrar respeito pelas outras variedades da língua deve ser o compromisso político do ensino do português.

  • D.

    O uso de outras variedades, que não a língua padrão, deve ser evitado na escola, particularmente nas aulas de português, tanto na forma escrita quanto na falada, pois o domínio da norma culta é o principal fator de inserção do indivíduo na sociedade.

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De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Língua Portuguesa, uma importante estratégia para a prática de leitura na escola e a formação de leitores competentes é a

  • A.

    seleção.

  • B.

    inferência.

  • C.

    interação com a diversidade textual.

  • D.

    antecipação.

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As quatro modalidades artísticas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Arte no ensino fundamental são:

  • A.

    artes visuais, música, teatro e dança.

  • B.

    desenho, pintura, trabalhos manuais e canto.

  • C.

    teatro, pintura, escultura e dança.

  • D.

    sociodramas, canções de roda, cantorias e brincadeiras.

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Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da arte defendem uma concepção de arte que integra diferentes produções. Suas propostas buscam resgatar

  • A.

    a formação voltada para a consumo da indústria cultural de massa.

  • B.

    os conteúdos específicos da arte e, mais precisamente, os conteúdos de cada linguagem artística.

  • C.

    as produções individuais de artistas que começam a projetar-se no cenário artístico.

  • D.

    a preparação para o desenvolvimento de capacidades de produção pictórica.

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Numa visão crítica e emancipatória do esporte infantil, além da superação da submissão e da aceitação incondicional e inquestionável das regras, deve-se considerar que o

  • A.

    movimento e a corporeidade são comportamentos essencialmente motores.

  • B.

    uso do movimento pela criança não é influenciado por valores e normas culturais.

  • C.

    processo de desenvolvimento da criança é natural.

  • D.

    esporte infantil deve incentivar a competição com o outro.

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Afirma Luiz Percival Brito: "Se quiser deixar um vestibulando de cabelo em pé, fale com ele sobre o exame de redação. Se quiser atiçar os ânimos de um severo professor de gramática, pergunte sobre a qualidade das redações escolares. Se quiser provocar um lingüista, diga-lhe que 'o estudante não sabe mais escrever'." De fato, não se pode negar a importância do desenvolvimento de habilidades de escrita no domínio escolar. Sobre o assunto, é correto afirmar que

  • A.

    a composição de textos informativos e curtos deve ser evitada, pois pouco auxiliam o processo de interpretação.

  • B.

    a produção de textos pela criança deve ser trabalhada depois do conhecimento da forma ortográfica das palavras.

  • C.

    as crianças, para começar a escrever, não precisam estudar gramática, pois já dominam a língua portuguesa na sua modalidade oral.

  • D.

    a maioria dos alunos não sabe produzir textos porque lêem pouco; daí a necessidade de se aumentar a quantidade de livros lidos na escola para que automaticamente se incrementem os processos de produção textual.

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É muito familiar a imagem de estudantes e professores de diferentes níveis de ensino no interior de museus, percorrendo suas alas e coleções. Embora atrativo, esse tipo de atividade ainda provoca a indagação sobre o que, de fato, nela se aprende. Podemos afirmar que essas visitas

  • A.

    contribuem pouco para a formação do discente, dada sua natureza irregular.

  • B.

    limitam-se a dar conhecimento prévio aos alunos sobre eras anteriores.

  • C.

    constituem-se em momentos de aferição dos conhecimentos e da capacidade do aluno.

  • D.

    permitem um trabalho com objetos transformados em documentos.

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