Questões sobre Função Sociocultural da Escola da FUNIVERSA

A cidadania é a condição social que confere a uma pessoa o usufruto de direitos que lhe permitem participar, de forma justa e respeitosa, da vida política e social da comunidade na qual está inserida. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A escola forma o cidadão quando lhe possibilita uma boa colocação no mercado de trabalho, independentemente dos valores cultivados por esse indivíduo.

  • B.

    O sentido de justiça e o respeito independem das relações sociais e das posturas pessoais do indivíduo.

  • C.

    A inserção na vida política se dá pela opção político-partidária que os indivíduos assumem.

  • D.

    A justiça é a maneira de se reconhecer que todos são iguais perante a lei, por isso devem ser tratados com os princípios da equidade.

  • E.

    A formação da cidadania é função da família, e à escola cabe apenas cultivar os conhecimentos acumulados pela cultura humana.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Já foram realizadas muitas pesquisas a respeito de ações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Os professores apontam, entre as maiores dificuldades encontradas nesse trabalho, o desinteresse dos alunos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O papel da escola restringe-se a informar os alunos dos riscos que tais doenças apresentam, independentemente de seus interesses.

  • B.

    Não é papel da escola trabalhar com as motivações acerca da prevenção de doenças; esse é um trabalho que deve ser feito pela área de saúde.

  • C.

    Os pais são os responsáveis pelas informações relativas à saúde de seus filhos; a escola deve ter outras preocupações.

  • D.

    Por questões éticas, é muito difícil para os professores tratarem de assuntos de sexualidade; por isso, esse assunto deve ser conteúdo exclusivo dos professores de biologia.

  • E.

    Os alunos, em sua maioria, apresentam desinteresse por não ter consciência do risco que as doenças podem trazer para a vida deles.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A condição da escola para servir aos interesses populares é garantir a todos um bom ensino. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A escola deve contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática.

  • B.

    Não é papel da escola promover a transformação social.

  • C.

    O sucesso dos indivíduos depende exclusivamente de cada um e não da escola.

  • D.

    Os métodos adotados pela escola, na perspectiva sócio-histórica, partem de um saber artificial.

  • E.

    O papel do adulto é dispensável na escola que promove os interesses populares.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O educador social tem a Pedagogia Social como referência, distinguindo-se do trabalhador social pelo caráter de sua intervenção. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Ao educador social, compete a assistência social.

  • B.

    Ao trabalhador social, compete a intervenção socioeducativa.

  • C.

    A análise sistemática da realidade deve ser realizada pelo educador social.

  • D.

    O campo de atuação do educador social é a intervenção socioeducativa.

  • E.

    A coleta de dados e de informações da realidade social deve ser realizada pelo educador social.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Educação como reprodutora da sociedade implica entendê-la como um elemento da própria sociedade, determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e políticos. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Para Althusser, é possível manter a produção dos bens materiais, sem que haja a reprodução cultural da sociedade.

  • B.

    Para essa concepção, a escola é o instrumento criado para formar pessoas críticas e conscientes da situação de exploração imposta pela sociedade capitalista.

  • C.

    Entre os diversos estudiosos dessa concepção, é comum entenderem a escola como aparelho ideológico do Estado.

  • D.

    A reprodução dos valores sociais, como a ideologia estatal, não ocorre com as crianças, mas apenas com adolescentes e adultos.

  • E.

    A reprodução de valores da sociedade dominante ocorre exclusivamente na escola.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A educação pode ser compreendida como mediação de um projeto social, na perspectiva da democratização. Assim, podem-se considerar as possibilidades de ação a partir dos próprios condicionantes históricos. Acerca dessa concepção, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Ela é otimista em relação ao poder da educação sobre a sociedade.

  • B.

    Ela afirma que a educação é uma instância de reprodução do modelo de sociedade à qual se serve.

  • C.

    Para ela, a educação corrige os desvios do modelo social.

  • D.

    Para seus teóricos, a educação tem papel ativo na sociedade.

  • E.

    Ela é denominada crítica porque não reforça o ilusório otimismo e percebe os condicionantes sociais.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Pela educação, pode-se combater, no plano das atitudes, as discriminações manifestadas em gestos, comportamentos e palavras. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os problemas de discriminação são do âmbito comportamental, por isso a educação escolar não alcança sucesso em sua extinção.

  • B.

    O respeito às diferenças culturais e sociais geralmente é compatível com as normas da escola.

  • C.

    A prática do desvelamento do preconceito é mais comum nas escolas que a prática do acobertamento.

  • D.

    A prática do preconceito é algo muito novo, por isso as escolas ainda não sabem quais as atitudes corretas para lidar com as situações e ocorrências.

  • E.

    A escola enfrenta o desafio atual de buscar criar outras formas de relação social e interpessoal.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A promoção de uma sociedade mais justa não tem relação com a valorização da pluralidade cultural.

  • B.

    A diversidade cultural tem a mesma natureza que a desigualdade social.

  • C.

    A educação, ao tratar da pluralidade cultural, deve promover o enriquecimento da pluralidade de formas de vida.

  • D.

    A discriminação pode ser compreendida sem a necessidade de recorrer ao contexto socioeconômico.

  • E.

    A discriminação, a injustiça e o preconceito não contradizem os princípios da dignidade.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: