Questões de Música

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Questões de Música Geral
Ano: 2016 Banca: FGV Concurso: SME/SP Cargo: Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Para M. Schafer, “a música é uma organização de sons - ritmo, intensidade, melodia e timbre - com a intenção de ser ouvida”.

As afirmativas a seguir indicam ações pedagógicas derivadas desse pressuposto, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Questionar as definições ortodoxas de música erudita, popular ou folclórica no ato da composição musical.
  • B. Estimular a criatividade no ensino da música, incentivando os alunos a compor, improvisar e criar sua própria música.
  • C. Desenvolver a percepção auditiva, estimulando os alunos a notar os vários sons que os cercam no dia a dia.
  • D. Transmitir conhecimento sobre música, ensinando a história das várias tradições musicais.
  • E. Sonorizar histórias, de modo a torná-las reconhecíveis apenas pelos seus sons.
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Questões de Música Geral
Ano: 2016 Banca: FGV Concurso: SME/SP Cargo: Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas respectivas definições.

1. Amplitude.

2. Melodia.

3. Ritmo.

4. Timbre.

( ) Característica de um som que distingue um instrumento de outro, na mesma frequência e intensidade.

( ) Variação de intensidade do som usada em música como um recurso expressivo.

( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por diferentes frequências.

( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada durante o transcorrer do tempo.

Assinale a opção que inidca a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 1 – 3 – 2 – 4.
  • B. 1 – 4 – 2 – 3.
  • C. 4 – 2 – 3 – 1.
  • D. 2 – 4 – 3 – 1.
  • E. 4 – 1 – 2 – 3.
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Questões de Música Geral
Ano: 2016 Banca: FGV Concurso: SME/SP Cargo: Professor de Ensino Fundamental II e Médio

A respeito desta instalação, de acordo com as propostas do musicólogo Schafer, assinale V para a afirmativa correta e F para a falsa.

( ) O objeto dessa instalação sonora é o som do ambiente expositivo, que resulta das diferentes combinações dos tubos de PVC.

( ) A música é produzida pelo caminhar do ouvinte e somente será ouvida se ele passar pelo corredor.

( ) O ritmo da música depende da velocidade com que o fruidor atravessa o corredor.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, V e V.
  • B. V, V e F.
  • C. F, V e V.v
  • D. V, F e V.
  • E. F, F e V.
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Questões de Música Geral
Ano: 2016 Banca: FGV Concurso: SME/SP Cargo: Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Assinale a afirmativa que descreve corretamente um dos objetivos pedagógicos da educação em arte musical, a partir das propostas de R. Murray Schafer e Marisa Fonterrada.

  • A. Descobrir a vocação musical dos alunos, sobretudo dos que ainda não receberam uma educação musical formal.
  • B. Conscientizar os alunos a respeito de como a paisagem sonora é uma determinante da qualidade ambiental.
  • C. Ensinar notação musical aos alunos, para que dominem a linguagem própria da música no campo da arte.
  • D. Treinar a apreciação artística dos alunos, introduzindo-os no mundo da música erudita universal.
  • E. Educar os alunos para a escuta de diversos gêneros musicais de seu ambiente, para que possam classificá-los.
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Questões de Música Geral
Ano: 2016 Banca: FGV Concurso: SME/SP Cargo: Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Um docente adaptou a proposta didática de Raymond M. Schafer, apresentada em seu livro “O ouvido pensante”, organizando uma atividade de escuta no supermercado, na qual todos os alunos estariam com os olhos vendados.

Esta atividade tinha como objetivo principal

  • A. expandir a percepção auditiva.
  • B. distinguir música de ruído.
  • C. valorizar os sentidos da visão e audição.
  • D. identificar os sons organizados e os aleatórios.
  • E. conceituar som ambiente.
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Questões de Música Geral
Ano: 2016 Banca: FGV Concurso: SME/SP Cargo: Professor de Ensino Fundamental II e Médio

A respeito da relação figura-fundo na escuta musical, leia as afirmativas a seguir.

I. Por trás de cada peça musical, se oculta outra peça musical, formada por um mundo de eventos sonoros aceitos como “silenciosos”.

II. Distinguir entre figura e fundo na escuta implica ouvir uma execução musical, concentrando-se não na música em si, mas em todos os sons não-musicais exteriores a ela.

III. A atividade de percepção sonora precisa ser realizada em ambiente acusticamente isolado, de modo que a música ressoe sobre um fundo neutro.

As teses de Schafer são confirmadas

  • A. apenas na afirmativa I.
  • B. apenas na afirmativa II.
  • C. apenas na afirmativa III.
  • D. apenas nas afirmativas I e II.
  • E. na afirmativas I, II e III.
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Questões de Música Geral
Ano: 2016 Banca: Concurso: Prefeitura de Ituiutaba - MG Cargo: Professor de Música

A notação musical com símbolos: semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa; são colocadas no pentagrama para identificar:

  • A. Duração.
  • B. Intensidade.
  • C. Altura.
  • D. Timbre.
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Questões de Música Geral
Ano: 2016 Banca: Concurso: Prefeitura de Ituiutaba - MG Cargo: Professor de Música

O menor intervalo que separa duas notas do mesmo nome, numa sucessão de DÓ a DÓ, RÉ a RÉ, etc, é chamado de:

  • A. Oitava menor.
  • B. Oitava maior.
  • C. Oitava.
  • D. Oitava intermediária.
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Questões de Música Geral
Ano: 2016 Banca: Concurso: Prefeitura de Ituiutaba - MG Cargo: Professor de Música

Fenômeno caracterizado pela alteração da velocidade do som de acordo com o lugar, pela existência de camadas de ar sobrepostas e com distintas temperaturas, ocasionando distorções de percurso da energia sonora:

  • A. Reflexão e absorção.
  • B. Difração.
  • C. Interferência.
  • D. Refração.
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Questões de Música Geral
Ano: 2016 Banca: Concurso: Prefeitura de Ituiutaba - MG Cargo: Professor de Música

A onda sonora possui duas fases no eixo erro de um gráfico, que se pode medir o deslocamento e o tempo. Essas fases em um período de onda é chamado de:

  • A. Dinâmico e estático.
  • B. Parcial e total.
  • C. Positiva e negativa.
  • D. Alta e baixa.
Sua resposta é: