Questões sobre Museologia

Em junho de 2017, o décimo milionésimo visitante do Rijksmuseum de Amsterdã foi sorteado com o direito de pernoitar no museu, em um divã instalado em frente ao quadro Ronda Noturna, de Rembrandt.

Essa programação insere-se nas atividades de marketing cultural do Rijksmuseum e visa à:

  • A. contemplação tranquila da obra pelo visitante, para absorver seu valor histórico e estético;
  • B. percepção de valores absolutos e universais de beleza, mediante a fruição individual da obra;
  • C. desmitificação de uma obra símbolo da história holandesa, através da comprovação direta de sua autenticidade;
  • D. conquista de novos segmentos de público visitante, mediante uma experiência de imersão acadêmica;
  • E. experiência fascinante do espaço do museu, lugar de contato com a realidade tangível do patrimônio.
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A Casa de Cultura Jorge Amado foi fundada em 1997, em Ilhéus (BA), no palacete em estilo neoclássico, onde o escritor morou grande parte de sua vida. Nesse espaço cultural, o turista é guiado pelos cômodos da casa e pode aprender sobre a cultura do cacau, a vida e o cotidiano do escritor baiano.

Para que essa visita guiada possa ser considerada uma atividade de educação patrimonial, é necessário que compreenda ações de:

  • A. instrução escolar;
  • B. registro do patrimônio;
  • C. aquisição de acervos;
  • D. alfabetização cultural;
  • E. preservação das coleções.
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A respeito do uso de redes sociais por instituições museológicas, visando partilhar informação e estabelecer uma relação com seus públicos, relacione os tipos de redes sociais com suas respectivas funções.

1. Twitter

2. YouTube

3. LinkedIn

4. Issuu

( ) Ferramenta que possibilita a visualização, o carregamento e o compartilhamento de conteúdo audiovisual a respeito do museu e suas exposições.

( ) Instrumento que permite a publicação de catálogos de coleções e outros documentos para consulta, download e impressão.

( ) Plataforma que cria um perfil para o museu, com sua missão e objetivos, para associação com usuários do mesmo âmbito profissional.

( ) Serviço que oferece aos museus a oportunidade de enviar alertas e atualizações de conteúdos, através de comentários e hashtags.

A relação correta, de cima para baixo, é:

  • A. 1, 3, 2 e 4;
  • B. 2, 3, 1 e 4;
  • C. 2, 4, 3 e 1;
  • D. 4, 2, 3 e 1;
  • E. 4, 3, 2 e 1.
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A tecnologia digital alterou as práticas de pesquisa e comunicação em museus, bibliotecas e arquivos. Essa mudança é estudada hoje em uma transdisciplina conhecida como Humanidades Digitais, que mobiliza as ferramentas das novas tecnologias, ao mesmo tempo em que incorpora as práticas e teorias das ciências humanas e sociais.

A respeito da relação entre museus e Humanidades Digitais (HD), é correto afirmar que:

  • A. a digitalização dos acervos ampliou o acesso a textos sobre os quais são aplicados os métodos de crítica textual das HD, como a paleografia e a diplomática;
  • B. as HD inovaram as práticas de pesquisa em museus, ao prescrever a identificação de fontes e a coleta de dados como etapas fundamentais da investigação;
  • C. a formação em HD associa competências de pesquisa em humanidades com instrumentos informáticos e cria novas técnicas de apresentação e comunicação dos bens culturais;
  • D. o objeto principal das HD é a divulgação digital dos resultados das pesquisas em museus e arquivos, disponibilizando-as em formato eletrônico;
  • E. a aplicação das HD em contexto museológico produz inclusão digital e transforma todo visitante com acesso a banco de dados em produtor de pesquisa científica.
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A imagem acima retrata uma prática comum em museus na atualidade: o registro da visita por selfies e sua postagem em redes sociais.

O uso de ferramentas das redes sociais modifica a experiência da visitação e garante:

  • A. o complemento lúdico da encenação performativa, pois o registro das selfies valoriza vivências exibidas em perfis pessoais;
  • B. o aprimoramento intelectual do visitante, pois a prática de se autofotografar lhe confere o critério de seleção do acervo que deseja conhecer;
  • C. a interatividade com a instituição museal, pois os comentários postados com as fotos oferecem soluções de gestão e administração do museu;
  • D. a cooperação entre visitantes e equipe técnica, pois as selfies são produtos de criação colaborativa que estabelecem padrões de interação com o patrimônio;
  • E. a inclusão social de todo tipo de visitante, pois o autorretrato e as mídias permitem a acessibilidade e uma melhor compreensão dos objetos expostos.
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Ao frequentar um museu, o visitante descobre que ele possui monitores com tela sensível ao toque em cada sala expositiva, com informações sobre as peças expostas e outras correlatas, além de disponibilizar um aplicativo que permite efetuar uma visita guiada consoante o tempo disponível, e escanear as obras para aceder a conteúdo explicativo em formatos visual ou áudio.

Com relação aos resultados da implementação tecnológica descritos no exemplo, assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.

( ) A cultura digital concede interatividade ao visitante e o torna cogestor da missão institucional do museu.

( ) A tecnologia digital permite a construção de audiências, ao assegurar informação acessível aos vários tipos de público.

( ) As ferramentas tecnológicas possibilitam ao visitante estabelecer conexões de interpretação e aprendizagem.

A sequência correta é:

  • A. V, F, V;
  • B. F, V, V;
  • C. F, V, F;
  • D. F, F, V;
  • E. V, V, F.
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O procedimento adequado à política de aquisição de uma unidade museológica é:
  • A. ao realizar uma aquisição passiva, é necessário obter a avaliação da comissão de acervo relativa aos critérios de aquisição ou descarte dos objetos selecionados;
  • B. ao efetuar a compra de um objeto, é necessário assegurar-se de seu valor estético e de mercado, de modo a aumentar o patrimônio da instituição;
  • C. ao obter um objeto mediante empréstimo, legado ou permuta, é necessário efetuar o registro no Livro Tombo do museu, documentando a sua origem;
  • D. ao coletar em campo um objeto, é necessário obter nota fiscal, recibos ou outros documentos que confirmem a realização do negócio;
  • E. ao adquirir um objeto, é necessário registrar data, local, tipo e fonte de aquisição, além dos dados de identificação de quem o registrou.
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As coleções etnográficas são constituídas por uma variedade de objetos, resultantes da cultura material e imaterial e de diferentes manifestações de caráter local ou regional, do ambiente, das atividades domésticas, artísticas e industriais de um grupo particular de indivíduos. Os materiais empregados geralmente são de origem animal (couros, penas, ossos etc.) e vegetal (palha, madeira, bambu, vime etc.). Esses materiais se degradam com facilidade, necessitando de atenção especial para serem preservados.

A ação adequada para a conservação preventiva de materiais etnográficos é:

  • A. novas peças no acervo devem ficar em quarentena e ser submetidas a altas temperaturas para eliminar toda umidade antes de ser introduzidas na reserva técnica;
  • B. uma armazenagem segura deve prever o acondicionamento das peças com jornais, algodão e papel kraft, além de mobiliário adequado;
  • C. o controle ambiental deve ser realizado para evitar a degradação material das estruturas físico-químicas dos elementos que compõem os objetos das coleções;
  • D. especialistas devem reconstituir a unidade visual e a integridade física que o objeto pode ter perdido, inserindo materiais mais resistentes que os originais;
  • E. a arquitetura do museu deve prever uma iluminação ambientalmente correta, mediante incidência direta de radiação luminosa natural.
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A imagem se refere a um procedimento essencial da cadeia operatória do processo museológico e pertinente à ação de:

  • A. conservar, como a catalogação;
  • B. documentar, como o registro;
  • C. expor, como a seleção de objetos;
  • D. comunicar, como a pesquisa
  • E. preservar, como o acondicionamento.
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A diversificação das fontes de recursos é uma dimensão cada vez mais relevante para uma gestão sustentável dos museus no Brasil. A respeito da composição do orçamento de um museu, relacione as fontes orçamentárias às respectivas descrições.

1. Receitas próprias

2. Doações

3. Patrocínio direto

4. Leis de incentivo

( ) Recursos transferidos, de modo definitivo e gratuito, em favor de projetos culturais, sem publicidade associada à divulgação desse ato.

( ) Recursos provenientes de norma fiscal, no âmbito federal, estadual ou municipal, para realização de projetos culturais.

( ) Recursos transferidos, de modo definitivo e gratuito, para realização de projetos culturais, com publicidade associada à divulgação desse ato.

( ) Recursos gerados pelo museu mediante venda de ingressos, locação de espaços, venda de publicações, cafeteria e lojas, entre outros.

A relação correta, de cima para baixo, é:

  • A. 1, 3, 2 e 4;
  • B. 1, 4, 2 e 3;
  • C. 2, 4, 3 e 1;
  • D. 4, 2, 3 e 1;
  • E. 4, 3, 2 e 1.
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