Questões sobre Neurologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neurologia

Texto para as questões 31 e 32

 

Um pedreiro de 47 anos de idade foi internado em prontosocorro queixando-se de dor em região dorsal e fraqueza nos membros inferiores. O paciente informou que o quadro álgico havia iniciado havia mais de oito meses e a fraqueza havia mais de trinta dias. Procurou o pronto-socorro por ter ficado, na semana anterior, com as pernas paralisadas. Durante anamnese foi identificado constipação, retenção urinária, disfunção erétil, episódios de febre vespertina havia três meses e etilismo crônico de 20 anos. Por meio de exame neurológico, constatou-se nível sensitivo em T5, paraparesia de predomínio distal, pior à direita, reflexos vivos, com clônus de pé direito e reflexo cutâneo-plantar em extensão, bilateralmente.

Diante do quadro clínico acima apresentado, a hipótese diagnóstica mais provável é de

A mãe de Patrícia, de 15 meses de idade, levou-a ao pediatra porque, pela manhã, Patrícia apresentou febre, com temperatura de 39 ºC, dor à deglutição, cefaléia e náusea. Ao exame, o médico observou adenomegalias dolorosas na região cervical e angina eritêmato-pultácea, o que levou ao diagnóstico de faringoamigdalite aguda. Logo após o exame, ainda com hipertermia, Patrícia sofreu aparente perda de consciência e contrações tônico-clônicas generalizadas, com duração inferior a um minuto. Essa foi a primeira vez que semelhante fato ocorreu com ela. Esse último quadro foi diagnosticado pelo pediatra como convulsão febril.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

A convulsão febril é muito rara na idade de Patrícia.

Com relação às síndromes paraneoplásicas, julgue os itens subseqüentes.

Os exames de potenciais sensoriais evocados são úteis para o monitoramento da progressão da esclerose múltipla e para a resposta ao seu tratamento.

Quanto ao trauma cranioencefálico, julgue os itens a seguir.

A fratura do osso esfenóide pode levar à laceração do nervo óptico, com cegueira desde o início.

Quanto ao trauma cranioencefálico, julgue os itens a seguir.

Os abscessos cerebrais piogênicos pós-trauma são causados principalmente por staphylococcus aureus.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis