Questões sobre Função Linear e Linha Reta

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Listagem de Questões sobre Função Linear e Linha Reta

O preço de uma corrida de táxi convencional é calculado somando o valor da bandeirada (inicial e fixo) com o valor da distância percorrida. Essa relação pode ser representada, em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, por uma função da forma y = f(x), em que y é o preço cobrado pela corrida de x quilômetros. Considerando que o valor da bandeirada seja de R$ 5,00 e R$ 0,50 por quilômetro percorrido, julgue os próximos itens. O gráfico da função que fornece o preço da corrida de táxi é uma semirreta perpendicular à reta y = -2x + 4.

A respeito da função f(x) = x3 - 3x, julgue os próximos itens.

A equação da reta tangente ao gráfico da função y = f(x) no ponto de abscissa x = 2 é expressa por y = 9x - 16.

Considere que, sob a política de taxação por excesso de bagagem descrita no texto acima, o excesso de peso na empresa aérea K seja cobrado como ágio no valor de R$ 50,00, acrescido de R$ 10,00 por kg de peso excedente. A partir dessas informações, julgue os itens subsequentes.

Considerando que o gráfico a seguir represente o desembolso do passageiro em função do peso de sua bagagem na empresa K, é correto afirmar que a reta que liga o ponto de abscissa 23 ao ponto de abscissa 24 tem inclinação de 60º

Com relação a equações e funções de 1.º e 2.º graus e logaritmos, julgue os itens que se seguem.

No sistema de coordenadas cartesianas xOy, considere uma função de 1.º grau y = f (x) = ax + b, em que a < 0 e b > 0. Considere também que a área da região triangular compreendida entre o gráfico da f e os eixos coordenados seja igual a 54 unidades de área e que a soma dos comprimentos dos dois lados menores desse triângulo seja igual a 24 unidades de comprimento. Nessa situação, existem duas funções de 1.º grau que cumprem as condições enunciadas e para essas duas funções a + b = 15.

Um estudante quer saber o quanto ele caminha de sua casa até a escola que freqüenta. O bairro da cidade onde fica a sua casa e a sua escola é divido em quarteirões, quadrados que medem 500 m de lado. Com o objetivo de medir tal percurso, é possível considerar esse bairro em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, em que o centro O = (0, 0) desse sistema corresponde à casa do estudante. Para isso, como unidade de medida, adota-se o comprimento dos lados dos quarteirões desconsiderado a largura das ruas que, ao formarem os contornos dos quarteirões, são paralelas ou perpendiculares aos eixos coordenados. A direção Norte-Sul corresponde ao eixo das ordenadas (com orientação de Sul para Norte), e a direção Leste- Oeste, ao eixo das abcissas (com orientação de Oeste para Leste). Assim, considerando esse sistema de coordenadas, a escola fica no vértice superior esquerdo do quarteirão que encontra-se a dois quarteirões a Oeste e três quarteirões ao Norte da casa do menino.

Com base nas informações apresentadas, julgue os itens seguintes.

A reta que passa pela escola e é perpendicular à que contém a casa do menino e a escola, tem coeficiente linear igual a

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