Questões sobre Porcentagem

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Listagem de Questões sobre Porcentagem

Texto para as questões 30 e 31

               Segundo Polya, se a educação não contribui para o desenvolvimento da inteligência, ela está obviamente incompleta. Desenvolver a habilidade de resolver problemas é essencial nesse processo e uma das principais metas do professor de matemática é fazer o máximo possível para que seus alunos desenvolvam a habilidade de resolver problemas.

                Várias situações do cotidiano podem ser utilizadas como situações-problema que podem ser apresentadas e resolvidas por alunos do ensino básico, como o exemplo a seguir.

                Um artesão comprava arame para fazer brincos a R$ 9,00 por metro. Cada par de brincos, feito com 20 cm de arame, era vendido a R$ 7,50. Recentemente, houve um aumento de R$ 1,50 no preço do metro de arame.

Na situação apresentada, se o artesão quiser manter a mesma razão entre o preço de venda de cada par de brincos e o custo do arame utilizado na fabricação, antes e depois do aumento no preço do arame, ele deve vender cada par de brincos por

Para se produzir uma tonelada de determinada liga metálica utilizam-se pelo menos 180 kg de um produto A e pelo menos 720 kg de um produto B. O restante é um terceiro material, cuja quantidade, somada à proporção entre as quantidades dos produtos A e B, fornece as propriedades específicas para a liga metálica. Dessa forma, é correto afirmar que

para se fabricar 3,5 toneladas dessa liga metálica com um máximo de 5% do terceiro material, serão necessários pelo menos 598,5 kg do produto A.

Para se produzir uma tonelada de determinada liga metálica utilizam-se pelo menos 180 kg de um produto A e pelo menos 720 kg de um produto B. O restante é um terceiro material, cuja quantidade, somada à proporção entre as quantidades dos produtos A e B, fornece as propriedades específicas para a liga metálica. Dessa forma, é correto afirmar que

uma tonelada dessa liga metálica é constituída de mais de 10% do terceiro material.

Uma loja oferece a seus clientes duas opções de pagamento na compra de um bem cujo preço é R$ 1.210,00:

I à vista com 10% de desconto;

II em duas prestações mensais iguais e consecutivas, sem desconto, a primeira paga no ato da compra.

Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes.

À vista o bem terá um preço inferior a R$ 1.000,00.

#Questão 350622 - Matemática Financeira, Porcentagem, VUNESP, 2008, SAAE - Sorocaba/SP, Ajudante de Manutenção de Veículos

O preço total de quatro passagens de ônibus intermunicipal foi pago com um acréscimo de 10%, ficando no valor de R$ 26,40. Antes desse aumento, cada passagem de ônibus intermunicipal custava

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