Questões sobre Topologia de Redes da Exatus

O modo como os computadores estão ligados entre si, os equipamentos empregados e a maneira como os dados vão trafegar dentro da rede definem uma topologia de redes. Verifique se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa correta:

I - Na Topologia de barramento (bus) as máquinas se ligam em série, assim como na topologia de barramento. Porém, neste caso, o cabo não termina com um resistor, mas sua ponta final se liga novamente com a primeira máquina da sequência.

II - Na Topologia de Anel as máquinas se ligam todas em um mesmo dispositivo central. O equipamento utilizado geralmente é um hub ou um switch, que fecha a conexão entre todos os nós da rede. No caso dos hubs, os pacotes que chegam são retransmitidos para todos os nós, enquanto os switchs podem analisar os pacotes e gerenciar sua distribuição, enviando-os somente para a máquina de destino.

III - Na Topologia em estrela – dois ou mais hubs que se conectam entre si por meio de uma mesma conexão, cada um com a própria rede em estrela, combinam as características das disposições em rede e em barramento. Imagine um prédio com vários andares, cada sala desses andares com um hub para fazer a ligação com os micros. Agora pense que esse hub é ligado a dois cabos que o conectam aos hubs do andar superior e do andar inferior.

  • A. Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
  • B. Todas as afirmações I, II e III são verdadeiras.
  • C. Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.
  • D. Todas as afirmações I, II e III são falsas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Assinale a alternativa que configura uma Topologia de Rede em Estrela:
  • A. As máquinas se ligam todas em um mesmo dispositivo central. O equipamento utilizado geralmente é um hub ou um switch, que fecha a conexão entre todos os nós da rede. No caso dos hubs, os pacotes que chegam são retransmitidos para todos os nós, enquanto os switchs podem analisar os pacotes e gerenciar sua distribuição, enviando-os somente para a máquina de destino.
  • B. Dois ou mais hubs que se conectam entre si por meio de uma mesma conexão, cada um com a própria rede em estrela, combinam as características das disposições em rede e em barramento. Imagine um prédio com vários andares, cada sala desses andares com um hub para fazer a ligação com os micros. Esse hub é ligado a dois cabos que o conectam aos hubs do andar superior e do andar inferior.
  • C. Todos os micros da rede se ligam uns aos outros como nós de uma corrente, ou como uma locomotiva e seus vagões. Esse tipo de ligação é feito geralmente por cabos coaxiais. Todas as ligações são feitas por apenas um cabo. Simples de implementar, porém, muito suscetível a problemas. Se um de seus nós apresenta defeito, a rede inteira falha.
  • D. Neste layout as máquinas se ligam em série, porém o cabo não termina com um resistor, mas sua ponta final se liga novamente com a primeira máquina da sequência.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A topologia de uma rede descreve a maneira como os computadores estão conectados, de maneira lógica ou física. Todas as alternativas apresentam topologias válidas para uma determinada rede local, exceto:
  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: