Questões sobre Espírito Santo - ES da CESPE / CEBRASPE

Considerando as informações do texto acima e a História Contemporânea mundial e brasileira, julgue os itens de 104 a 114.

A projeção do Espírito Santo no cenário econômico e político nacional, já nas primeiras décadas republicanas, deveu-se às correntes migratórias que, vindas do Oriente e da Europa Oriental, colonizaram boa parte do território estadual.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Acerca dos aspectos humanos, físicos e econômicos que fazem parte da geografia do estado do Espírito Santo, julgue os itens de 36 a 45.

Os povos indígenas que residiam na região interagiam bem com os portugueses, por isso, Vasco Fernandes Coutinho resolveu fundar outra vila, desta vez em uma ilha, de relevo irregular, a fim de promover a miscigenação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Os primeiros colonizadores portugueses chegaram ao litoral do atual estado do Espírito Santo em 1635. O início do povoamento ocorreu em Vila Velha. Vitória foi fundada a seguir, após combates entre portugueses e indígenas da região. A presença de religiosos europeus, como jesuítas e franciscanos, foi marcante na colonização desse território.

 O povoamento do Espírito Santo ocorreu de forma gradual, no litoral sul. Por mais de três séculos, a cana-de-açúcar comandou a economia local, substituída pelo café em meados do século XIX, com o Brasil já independente. A atração exercida pelo café, especialmente junto a fluminenses e mineiros, possibilitou a ocupação do interior, do sul para o norte.

A partir dessas informações e considerando também aspectos marcantes da história do Espírito Santo, julgue os itens que se seguem.

Diferentemente de outras áreas do Brasil colonial, no Espírito Santo, não há monumento histórico de cunho religioso, como igrejas e conventos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: