Questões sobre Geral

A figura acima representa a divisão regional do espaço geográfico brasileiro nos três complexos regionais: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Sobre esses três complexos regionais é correta afirmar que

  • A. foram definidos pela combinação diferenciada dos elementos da natureza sobre o território brasileiro. Assim sendo, correspondem a uma regionalização estabelecida por critérios da Geografia Física.
  • B. resultam da combinação diferenciada das heranças socioespaciais do passado com os artefatos próprios do meio técnico-científico-informacional do presente. Desse modo, evidenciam uma regionalização fundamentada em critérios da Geografia Humana.
  • C. expressam as paisagens culturais singulares do espaço brasileiro, resultantes da variabilidade dos arranjos dos campos, dos sistemas agrícolas, dos habitat, da variação linguística, dos costumes etc. Assim, trata-se de uma regionalização fundamentada nos princípios da Geografia Humana.
  • D. resultam dos processos sociais e econômicos atrelados à industrialização e que passaram a atuar sobre a organização do espaço brasileiro a partir da década de 1950. Portanto, trata-se de uma divisão regional fundamentada em critérios da Geografia Humana.
  • E. evidenciam os regionalismos que se manifestam na existência de três identidades regionais predominantes: amazônica, nordestina e centro-sulista. Desse modo, denota uma regionalização calcada nos princípios da Geografia Humana.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O mapa abaixo é uma representação do domínio original da floresta amazônica no Brasil. Leia-o, analise as assertivas verdadeiras e falsas sobre essa formação vegetal e, em seguida, assinale a sequência correta das respostas.

( ) Corresponde a uma formação vegetal heterogênea, densa, latifoliada, perenifólia e hidrófila típica de áreas tropicais úmidas.

( ) Apresenta solos de grande fertilidade em toda a sua extensão, o que explica a riqueza da sua cobertura vegetal e tem gerado a cobiça do agronegócio, que avança perigosamente sobre ela e tem provocado a sua devastação.

( ) É composta por uma formação vegetal densa, homogênea e higrófita que se localiza nas terras firmes e está ausente nos terrenos alagados, nos quais predominam formações campestres, o que reflete as diferenças de solo e de clima da região do seu domínio.

( ) Funciona, junto com a extensa e densa rede hidrográfica presente nesse espaço, como alimentadora da massa de ar equatorial continental úmida, que influência o regime de precipitações pluviométricas em muitas partes da América do Sul e, particularmente, do Brasil, como é exemplar as chuvas que caem no semiárido nordestino no verão. ( ) É objeto de cobiça e disputa por causa da sua riqueza biológica, mineral, madeireir

a, o que aguça os conflitos pela sua posse entre atores sociais internos e externos à região onde ela se localiza.

A sequência correta das respostas é:

  • A. F F V V V.
  • B. V F F F V.
  • C. V F F V V.
  • D. F V V F F.
  • E. V V F F F.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O processo de globalização neoliberal se afirmou com o fim da ordem geopolítica mundial bipolar, a emergência da terceira revolução técnica e científica, a reestruturação do capitalismo, a expansão das políticas neoliberais, entre outros. Sobre essa etapa histórica da humanidade é correto afirmar que:
  • A. As técnicas de informação instantâneas e as normas neoliberais permitem transgredir os limites das fronteiras nacionais, especialmente pelos monopólicos e oligopólios do capitalismo, notadamente o capital financeiro.
  • B. O tempo e o espaço se comprimem, dada à instantaneidade da circulação de informações, possibilitada pela revolução da informática, o que autoriza a se afirmar que a globalização é um fenômeno essencialmente técnico da história da humanidade.
  • C. A hegemonia planetária se desloca dos países capitalistas desenvolvidos, a exemplo dos EUA, para o continente asiático, com a China, em função da pujança do seu crescimento econômico, assumindo o papel de líder em uma ordem geopolítica mundial monopolar.
  • D. O Estado se enfraqueceu para exercer o seu papel em atender aos reclamos das finanças e de outros grandes interesses internacionais, fortalecendo, todavia, os seus cuidados com as populações cuja vida é mais difícil.
  • E. O espaço geográfico mundial se homogeneíza, pela incorporação dos aparatos técnicos, científicos e informacionais do período, transformando-se em meio técnico-científico-informacional, ao mesmo tempo em que a sua homogeneização faz as regiões desaparecerem.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O continente africano se inseriu na economia-mundo como espaço derivado das forças econômicas hegemônicas, primeiramente, como fornecedor de mão-de-obra cativa e, posteriormente, assumindo funções complementares para as economias capitalistas desenvolvidas. Esse papel na divisão territorial internacional do trabalho deixou marcas na sua configuração territorial que persistem como rugosidades socioespaciais até o presente. Sobre a colonização europeia, os seus impactos e as marcas deixadas no espaço africano, pode-se afirmar que:
  • A. A colonização europeia se fez preservando os limites territoriais pré-existentes e que separavam as diversas sociedades e etnias do continente. Por isso, os espaços nacionais africanos atuais refletem às territorialidades étnicas ancestrais à chegada dos colonizadores.
  • B. As configurações territoriais dos países africanos refletem o padrão das fronteiras estabelecidas pelo colonizador europeu, que não respeitou as diferenças culturais e sociais africanas, o que explica muitos dos conflitos étnicos vivenciados pelo continente.
  • C. A colonização europeia deixou como legado espacial uma intricada, densa e extensa rede de transportes, que vem sendo utilizada para promover a integração continental em blocos econômicos e, assim, facilitar as trocas entre os países do continente.
  • D. O modelo de colonização europeu permitiu um contínuo processo de acumulação interno de capitais, o que gerou muitas iniciativas de industrialização e permitiu experiências endógenas internas de desenvolvimento econômico no continente.
  • E. A colonização europeia conservou as formas africanas coletivas de apropriação e uso dos solos para a produção agrícola, logo, as fomes endêmica e epidêmica resultam das contradições internas e exclusivas do continente e já existiam antes da chegada do colonizador.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O processo de modernização da agricultura no Rio Grande do Norte tem ganhado destaque, principalmente pelo seu impacto na balança comercial do Estado, com o aumento das exportações, como também pelos empregos gerados nesse ramo.

Sobre as características desse processo de modernização, podemos afirmar que, no referido Estado, assenta-se sobre

  • A. trabalho assalariado formal, principalmente no Baixo Assu e na Chapada do Apodi, compondo domínios do meio técnico-científico-informacional.
  • B. trabalho assalariado informal, principalmente na região da Serra de Santana e em Ceará-Mirim , que compõem domínios do meio técnico-científico-informacional no Estado.
  • C. trabalho assalariado formal, principalmente na região do Baixo Assu e na Chapada do Apodi, correspondendo a domínios do meio técnico.
  • D. trabalho assalariado formal, principalmente na região do Sérido e da Chapada do Apodi, formando manchas do meio técnico-científico-informacional no território estadual,
  • E. abalho assalariado informal, principalmente na região do Baixo Assu e na Chapada do Apodi, formando domínios do meio técnico-científico-informacional.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Carl Sauer (1889-1975) é a principal referência no desenvolvimento da Geografia Cultural norte-americana, centrada na denominada Escola de Berkeley, da qual foi o líder. Seus herdeiros são ainda extremamente ativos. Um dos marcos importantes desenvolvido por Sauer remete a crítica ao determinismo ambiental, enfatizando o papel da cultura como determinação, desse modo, substitui o determinismo ambiental pelo determinismo cultural, que pode ser entendido como
  • A. o conjunto de criações humanas que desempenha papel de determinação, podendo a cultura ser vista como entidade supraorgânica.
  • B. a cultura como única e o seu desenvolvimento reprodutível, ou seja uma perspectiva calcada no historicismo.
  • C. o conjunto de significados elaborados e reelaborados pelos diferentes grupos sociais a respeito das diversas esferas da vida.
  • D. a cultura como um contexto, isto é, reflexo, meio e condição das diferenças socioculturais, não sendo nem determinante nem determinada.
  • E. a cultura não se enquadra nem na perspectiva historicista de evolução, nem em um modelo evolucionista no qual todos os grupos reproduzem as mesmas etapas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O neocolonialismo teve forte influência no desenvolvimento do pensamento geográfico europeu durante o século XIX e o início do século XX. A geografia, enquanto ciência a serviço dos Estados nacionais, foi instrumento de poder europeu sob vastas extensões territoriais na África, na América, na Ásia e na Oceania. A respeito desse assunto, julgue (C ou E) os itens que se seguem, tendo como referência o texto apresentado.

O determinismo geográfico serviu para a legitimação das políticas expansionistas dos países imperialistas europeus, notadamente o alemão. O geógrafo alemão Ratzel, por exemplo, teorizou a relação entre os Estados nacionais e seu território, apontando que o potencial de desenvolvimento de um Estado-nação se daria basicamente pela relação entre dois fatores: a população e os recursos naturais do território.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O neocolonialismo teve forte influência no desenvolvimento do pensamento geográfico europeu durante o século XIX e o início do século XX. A geografia, enquanto ciência a serviço dos Estados nacionais, foi instrumento de poder europeu sob vastas extensões territoriais na África, na América, na Ásia e na Oceania. A respeito desse assunto, julgue (C ou E) os itens que se seguem, tendo como referência o texto apresentado.

Os estudos geográficos constituíram, no período citado, uma justificativa ideológica de legitimação da exploração de outros povos pelos países imperialistas, em substituição à religião, cujas explicações para tal exploração estavam sendo questionadas, com a difusão do conhecimento científico.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O neocolonialismo teve forte influência no desenvolvimento do pensamento geográfico europeu durante o século XIX e o início do século XX. A geografia, enquanto ciência a serviço dos Estados nacionais, foi instrumento de poder europeu sob vastas extensões territoriais na África, na América, na Ásia e na Oceania. A respeito desse assunto, julgue (C ou E) os itens que se seguem, tendo como referência o texto apresentado.

O levantamento e a descrição de informações nos trabalhos geográficos do século XIX e do início do século XX foram influenciados pela ideia de multidisciplinaridade das ciências. Assim, as informações sobre paisagens e regiões eram apresentadas, de forma detalhada, com sessões conjuntas para fatos humanos (população, economia, povoamento etc.) e fatos naturais (clima, relevo, vegetação, geologia, hidrografia, recursos naturais).
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O neocolonialismo teve forte influência no desenvolvimento do pensamento geográfico europeu durante o século XIX e o início do século XX. A geografia, enquanto ciência a serviço dos Estados nacionais, foi instrumento de poder europeu sob vastas extensões territoriais na África, na América, na Ásia e na Oceania. A respeito desse assunto, julgue (C ou E) os itens que se seguem, tendo como referência o texto apresentado.

Os estudos da geografia na França, com uma formação filosófica e social mais humanista, voltavam-se, no período citado, para os estudos das diferenças entre as várias regiões do país e do mundo, com apontamentos das causas do subdesenvolvimento das colônias e da riqueza das metrópoles.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: