Questões de Fonoaudiologia

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia

Conforme a Resolução nº 605/2021 do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), que dispõe sobre a atuação do fonoaudiólogo no ambiente escolar, entende-se que existem espaços não formais. São espaços não formais:

I. Bibliotecas, organizações não governamentais, conselhos de educação, fóruns de educação, fundações educacionais, empresas de assessoria e consultoria.
II. Secretarias de educação, núcleos de educação e formação de docentes.
III. Escolas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante, educação de jovens e adultos, ensino superior.

Quais estão corretas?

Para abordar a temática da Audiologia Ocupacional, o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia elaborou o Manual Audiologia Ocupacional FAQ. Sobre este assunto, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Entende-se por audiometria tonal limiar a pesquisa de limiares psicoacústicos para tons puros, por via aérea e via óssea. O procedimento, independentemente do local de atuação, clínico ou ocupacional, deve ser realizado de acordo com o previsto na Classificação Brasileira de Procedimentos em Fonoaudiologia. Portanto, não há diferença entre a audiometria clínica ou ocupacional.
( ) Os exames audiométricos de referência e sequencial têm o objetivo de permitir a comparação dos limiares auditivos de um mesmo trabalhador ao longo do tempo de trabalho na empresa para fins de prevenção. Estes exames não têm relação com a finalidade do exame (admissional, periódico ou demissional). Ou seja, nem sempre o exame admissional será o exame de referência do trabalhador.
( ) No exame de referência, a audiometria será realizada, sempre, pela via aérea nas frequências de 500, 1.000, 2.000. 3.000, 4.000, 6.000 e 8.000 Hz. No caso de alteração detectada no teste pela via aérea ou segundo a avaliação do profissional responsável pela execução do exame, o mesmo será feito, também, pela via óssea nas frequências de 500, 1.000, 2.000, 3.000 e 4.000 Hz.
( ) Segundo a legislação, a coordenação do Programa de conservação Auditiva (PCA) e/ou do Programa de Prevenção de Perdas Auditivas (PPPA) é uma prerrogativa exclusiva de um médico ou de um engenheiro do trabalho.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Responda à questão com base no Guia de Orientações na Avaliação Audiológica Vol. 1 (2020) do Sistema de Conselhos Fonoaudiologia.

Sobre a classificação dos resultados da timpanograma (JERGER, 1970. JERGER; JERGER; MAULDIN, 1972), analise as assertivas abaixo:

I. Tipo A – volume: 0,30 a 1,65 ml; pressão pico: em torno de 0 daPa, podendo desviar até -100 daPa.
II. Tipo B – curva plana sem pico de máxima complacência ou com complacência muito reduzida.
III. Tipo C – volume: 0,30 a 1,65 ml; pressão pico: desviado para pressão negativa superior a -100 daPa.

Quais estão corretas?

Responda à questão com base no Guia de Orientações na Avaliação Audiológica Vol. 1 (2020) do Sistema de Conselhos Fonoaudiologia.

Sobre a classificação do grau da perda auditiva infantil, até 7 anos de idade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (2014), considerando a média das frequências (500 Hz, 1K Hz, 2K Hz, e 4K Hz), analise as assertivas abaixo:

I. Audição Normal: ?15 dB; nenhuma ou pequena dificuldade; capaz de ouvir cochichos.
II. Perda auditiva de grau leve: entre 16-30 dB; capaz de ouvir e repetir palavras em volume normal a um metro de distância.
III. Perda auditiva de grau severo: entre 51-60 dB; capaz de ouvir palavras em voz gritada próximo à melhor orelha.
IV. Perda auditiva de grau profundo: somente >61 dB; incapaz de ouvir e entender mesmo em voz gritada na melhor orelha.

Quais estão corretas?

Responda à questão com base no Guia de Orientações na Avaliação Audiológica Vol. 1 (2020) do Sistema de Conselhos Fonoaudiologia.

Sobre a Classificação do grau da perda auditiva em adultos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (2020), considerando a média das frequências (500 Hz, 1K Hz, 2K Hz, e 4K Hz), analise as assertivas abaixo:

I. Audição Normal: ?20 dB; nenhum problema em ouvir sons.
II. Perda auditiva de grau moderado: entre 35-50 dB; pode apresentar dificuldade em ouvir conversa particularmente em lugares com ruidosos.
III. Perda auditiva de grau severo: entre 91-100 dB; dificuldade com fala intensa; entende somente fala gritada ou amplificada.
IV. Perda auditiva de grau profundo: somente >101 dB; pode não entender nem a fala amplificada; depende da leitura labial.

Quais estão corretas?

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