Questões de Engenharia Agronômica da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Agronômica da CESPE / CEBRASPE

Um produtor necessita resolver rapidamente alguns problemas de natureza fisiológica e fitossanitária ocorridos com suas lavouras, no período de verão, cujos diagnósticos são os seguintes: as laranjeiras foram atacadas pelo cancro cítrico; a verrugose atacou grande parte dos ponteiros nos maracujazeiros em plena produção causando desfolha das folhas novas; nos mamoeiros, a maioria dos frutos ainda verdes apresenta sintomas de enrugamento da casca, embora não tenham sido identificados problemas fitossanitários nos monitoramentos semanais; na plantação de soja, as folhas apresentam sintomas de ferrugem e está ocorrendo intensa desfolha; na plantação de arroz, houve ataque severo da doença denominada brusone; a videira está apresentando alta porcentagem de frutos com bagas mal formadas; e as bananeiras estão com engasgamento do cacho. Acerca dessa situação hipotética e das providências a serem tomadas pelo produtor com relação aos problemas citados, julgue os itens a seguir.

O engasgamento dos cachos das bananeiras deve ser minimizado com uma nutrição adequada em macronutrientes e micronutrientes e uma irrigação equilibrada, por gotejamento ou microaspersão.

Acerca do planejamento na exploração agrícola julgue os itens subseqüentes.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em seu cadastro, e o Regulamento do Imposto de Renda estabelecem para a exploração rural, que as receitas e as despesas globais da propriedade agrícola serão consideradas de primeiro de janeiro a 31 de dezembro. No entanto, em várias culturas e na maior parte do país, o ano agrícola corresponde a um período de tempo diferente, que é dependente da época de plantio e do ciclo vegetativo das culturas.

Acerca do planejamento na exploração agrícola julgue os itens subseqüentes.

Um bom planejamento anual poderá ser alterado ao longo do desenvolvimento das atividades, sempre que necessário, e deve fundamentar-se nas variáveis que o agricultor pode controlar, tais como, localização e dimensionamento da propriedade; quantidade de animais disponíveis; quantidade e tamanho das lavouras; capacidade de uso do solo; máquinas e equipamentos disponíveis; recursos financeiros disponíveis; objetivos da exploração e tendências do mercado, entre outras.

Acerca do planejamento na exploração agrícola julgue os itens subseqüentes.

Independentemente da região de exploração pecuária, os produtores de gado de corte não necessitam plantar antecipadamente capineiras, cana-de-açúcar, milho e sorgo para suplementação alimentar no período da seca, pois, caso necessitem dessa suplementação, eles poderão plantar essas culturas no período de seca do próprio ano de escassez de pastagem, utilizando irrigação por aspersão.

Acerca do planejamento na exploração agrícola julgue os itens subseqüentes.

Na impossibilidade de plantio de mudas de citros enxertadas, o produtor poderá plantar o próprio porta-enxerto no campo e efetuar a enxertia no ano seguinte, sem prejuízo para a sua lavoura.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis