Questões sobre Geral da ITEDES

A noção de desenvolvimento está atrelada a um contínuo de evolução, em que nós caminharíamos ao longo de todo o ciclo vital. Essa evolução, nem sempre linear, se dá em diversos campos da existência, tais como afetivo, cognitivo, social e motor. Este caminhar contínuo não é determinado apenas por processos de maturação biológicos ou genéticos. O meio (e por meio entenda-se algo muito amplo, que envolve cultura, sociedade, práticas e interações) é fator de máxima importância no desenvolvimento humano. De acordo com a teoria do desenvolvimento de Piaget, é correto afirmar que:

I. dá ênfase ao caráter construtivo, ou seja, das construções realizadas pelo sujeito; 

II. a construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado;

III. o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão dividido em estágios que seguem idades mais ou menos determinadas.

 Estão corretas:

  • A.

    Apenas I

  • B.

    Apenas I e II

  • C.

    Apenas II e III

  • D.

    Apenas I e III

  • E.

    I, II e III

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Ana foi até um restaurante de fast-food para fazer um lanche e comprou os seguintes alimentos: um sanduíche (590 kcal); 600 ml de refrigerante (233 kcal); um shake de morango (462 kcal). Sabe-se que Ana tem um consumo máximo de oxigênio de 50 ml/ kg/min e tem uma massa corporal de 40 kg. Calcule o tempo necessário para Ana gastar todas as calorias consumidas neste lanche ao se exercitar a 50% do seu consumo máximo de oxigênio.

(Dados: 1 litro de oxigênio consumido = 5 kcal)

  • A.

    2 minutos;

  • B.

    60 minutos;

  • C.

    3856 minutos;

  • D.

    50 minutos;

  • E.

    257 minutos.

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acordo com seus conhecimentos em Anatomia humana, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) As funções do tecido muscular incluem: produção de movimentos corporais, estabilização das posturas corporais, regulação do volume dos órgãos, movimento de substâncias dentro do corpo e produção de calor.

( ) Agonistas são os músculos principais que são ativados num dado movimento específico; eles se contraem ativamente para produzir movimento. Antagonistas são músculos que se opõem à ação dos agonistas; quando o agonista se contrai, o antagonista relaxa progressivamente produzindo um movimento suave.

( ) Quanto aos tipos, temos: músculos estriados esqueléticos, localizados nos vasos sanguíneos, vias aéreas e maioria dos órgãos da cavidade abdominopélvica, sendo de ação involuntária controlada pelo sistema nervoso autônomo; músculos lisos, que contraem- se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários; músculo estriado cardíaco representa a arquitetura cardíaca; é um músculo estriado, porém involuntário.

( ) Em contrações concêntricas o músculo se encurta e traciona outra estrutura, reduzindo o ângulo de uma articulação. Em contrações excêntricas há aumento do comprimento total do músculo.

( ) As funções do sistema esquelético incluem: sustentação do organismo (apoio para o corpo), proteção de estruturas vitais, base mecânica para o movimento, armazenamento de sais, função hematopoiética.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    V – V – F – V – V

  • B.

    F – F – V – F – F

  • C.

    V – F – V – F – V

  • D.

    V – F – F – V – F

  • E.

    V – V – V – V – V

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Assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    O termo homeostase refere-se às alterações nos sistemas fisiológicos internos (ex.: controle da temperatura corporal, glicemia, etc.) em relação a mudanças ambientais do meio externo com o intuito de manter condições estáveis no meio interno, para garantir o adequado funcionamento de células, tecidos, órgãos e sistemas.

  • B.

    A membrana plasmática é formada por uma bicamada fosfolipídica, com proteínas integrais (que atravessam toda a membrana) e proteínas periféricas (em apenas uma das faces).

  • C.

    Transporte ativo refere-se ao meio de transporte de substâncias através da membrana plasmática contra o gradiente de concentração e envolve gasto de energia para realizá-lo.

  • D.

    Todos os sistemas fisiológicos funcionam de modo independente.

  • E.

    O potencial de ação do músculo cardíaco se diferencia do potencial de ação do músculo esquelético pelo período refratário.

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É um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter- -se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar- -se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais. O conceito apresentado refere- -se a:

  • A.

    Lazer;

  • B.

    Treinamento desportivo;

  • C.

    Biomecânica;

  • D.

    Desenvolvimento motor;

  • E.

    Atletismo.

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Embora relacionada à idade, a aquisição de habilidades motoras fundamentais não é dependente dela, devido a numerosos fatores inerentes à tarefa em si, ao indivíduo e ao ambiente. Com base nos estágios do padrão do movimento de chutar, analise as assertivas a seguir:

I. No estágio inicial os movimentos são restritos durante a ação do chute, o tronco permanece ereto e os braços são usados para manter o equilíbrio; o movimento para trás da perna que chuta é limitado e a inclinação para frente é curta.

II. No estágio elementar o movimento preparatório para trás é centrado no joelho, a perna do chute tende a manter-se inclinada durante todo o chute e o acompanhamento da bola é limitado ao movimento do joelho para frente.

III. No estágio maduro os braços oscilam em oposição um ao outro durante a ação do chute e o tronco se inclina durante o acompanhamento; o movimento da perna que chuta se inicia no quadril e a perna de sustentação se inclina levemente ao contato, aumentando a extensão da oscilação da perna.

São verdadeiras:

  • A.

    Apenas I

  • B.

    Apenas I e II

  • C.

    Apenas II e III

  • D.

    Apenas I e III

  • E.

    I, II e III

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Marque dentre os tópicos a seguir aquele que ocorre quando um corredor aumenta sua velocidade de deslocamento:

  • A.

    Corredores mais rápidos não podem alcançar uma frequência de passada elevada.

  • B.

    O tempo de contato do pé com o solo diminui.

  • C.

    O tamanho da passada diminui.

  • D.

    O valor de flexão de joelho aumenta após a batida do pé no solo.

  • E.

    O tempo de contato do pé com o solo aumenta.

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Acerca dos detalhes técnicos relacionados à prova de Lançamento de Dardo no atletismo, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    A corrida para o lançamento deve ser crescente em velocidade, sendo veloz até o ponto em não atrapalhe a coordenação para o lançamento.

  • B.

    O número de passos da corrida para o lançamento depende da condição do lançador. Pode variar de 8 a 12 passos, antes do 5 a 7 passos finais, que já correspondem à tomada de posição e lançamento.

  • C.

    Os passos finais, utilizados para a tomada de posição e lançamento, devem ser realizados com desaceleração e com movimentos de baixa amplitude.

  • D.

    A puxada do dardo deve ser feita com o aproveitamento total do arco de lançamento. A puxada inicia-se bem atrás, na máxima amplitude e termina sobre a cabeça, em ponto cuja projeção coincide com o pé da frente.

  • E.

    As ações do lançamento devem somar forças que devem ser aplicadas no eixo longitudinal do dardo.

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Da importância do movimento no desenvolvimento humano pode-se destacar, EXCETO:

  • A.

    O desenvolvimento perceptivo-motor correto auxilia a criança no ajuste da concepção do mundo que a cerca.

  • B.

    Qualquer aprendizagem escolar – quer se trate de leitura, escrita ou cálculo – é, fundamentalmente, um processo de relação perceptivo-motora.

  • C.

    A garantia de um pleno desenvolvimento perceptivo- -motor por parte da criança não oferece condições para favorecer o amadurecimento e apuramento de suas estruturas cognitivas.

  • D.

    O desenvolvimento global da criança apoia-se no comportamento perceptivo-motor, o qual exige como condição variadas oportunidades de aplicação: a exploração lúdica, o controle motor, integração sensorial, noção de corpo, espaço e tempo.

  • E.

    Dificuldades de aprendizagem simbólica refletem uma deficiente integração das noções espaço e tempo; noções que são fundamentais para a organização do sistema sensório-motor da criança.

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Dentre as respostas de adaptação do organismo frente a um programa de treinamento aeróbio, a única alternativa INCORRETA é:

  • A.

    Melhora na função cardíaca;

  • B.

    Queda na qualidade de vida;

  • C.

    Aumento no Consumo máximo de oxigênio;

  • D.

    Aumento do Limiar anaeróbio;

  • E.

    Melhora na capacidade funcional.

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