Questões de Comunicação Social da CESGRANRIO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social da CESGRANRIO

Na abordagem da sua teoria da enunciação, Bakhtin destaca o papel fundamental que a entonação e o contexto exercem na determinação do significado. De acordo com essa abordagem, a entonação NÃO é capaz de

Como é descrito o comportamento das pessoas, na perspectiva da teoria do “mundo pequeno”, que vem sendo aplicada ao estudo das redes de relacionamento formadas em sites da Internet?

Para George Herbert Mead, ao longo de seu processo de socialização, o indivíduo aprende a interagir socialmente a partir de três etapas básicas:

• na primeira, a espontaneidade é dominante e não se tem regras fixas.

• na segunda, as regras da interação definem claramente quem é quem e que papéis se devem cumprir.

• na terceira, o indivíduo tem acesso a todos os papéis de sua comunidade, sendo capaz de ver-se neles, compreendendo o comportamento dos outros e a eles respondendo, adequadamente, durante o curso da interação à vida social.

Mead denominou, metaforicamente, estas três etapas sucessivas, respectivamente, de

Herbert Blumer resgatou e deu continuidade às ideias de George Herbert Mead. Assim, num artigo de 1937, intitulado “Man and Society” (Homem e Sociedade), Blumer deu nome e fundamentou o interacionismo simbólico com base em três premissas derivadas do pensamento de Mead. Observe as premissas abaixo.

I – As relações e ações sociais são derivadas, unicamente, das normas e regras sociais preestabelecidas.

II – O modo como um indivíduo interpreta os fatos e age perante outros indivíduos e coisas depende do significado (ou significados) que ele atribui a esses outros indivíduos ou coisas.

III – O significado é resultado dos processos de interação social, ou a partir deles construído.

IV – Os significados podem sofrer mudanças ao longo do tempo.

V – As descrições dos fatos pelos atores sociais são por demais vagas e muito ambíguas para serem usadas de modo científico.

As premissas derivadas do pensamento de Mead são APENAS as apresentadas em

O dialogismo de Bakhtin constitui, essencialmente, uma filosofia da linguagem. É uma perspectiva que permite a descrição e o entendimento da linguagem e de todos os fatores afora as palavras que têm profunda relação com o significado delas. A interação de dois locutores é um dos cenários que Bakhtin constrói para elaborar as suas pressuposições e conceitos principais. Dentre as ideias apresentadas abaixo, aquela que NÃO corresponde ao pensamento de Bakhtin, exposto em “O Marxismo e a Filosofia da Linguagem”, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis