Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais da CETRO

A Teoria das Mediações é o resultado de um duplo deslocamento, teórico e geográfico. Até o final dos anos 1970, os estudos de Comunicação estavam ligados a uma perspectiva norte-americana, francesa ou alemã, com alguns poucos autores fora deste circuito. No entanto, os produtos da indústria cultural se espalhavam por todo o planeta. Sobre as mediações, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Pode-se entender por mediações as estruturas de construção de sentido às quais o receptor está vinculado.

  • B.

    A própria ideia de mediação presume a existência de dois termos finais – a mensagem e o emissor – intermediados por uma série de códigos, signos e práticas que estabelecem sentido.

  • C.

    As mediações são os conhecimentos e as práticas individuais e pessoais de cada um. São estruturas simbólicas estáticas a partir das quais é atribuído o sentido de uma mensagem.

  • D.

    As mediações são simples negociações de sentido entre a hegemonia de uma indústria da cultura protegida, sem representar interesses econômicos e com um público preparado para enfrentá-la.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sobre a relação entre imprensa e esfera pública, contextualizada pelo texto e sob a acepção e o desenvolvimento histórico da comunicação, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Os efeitos políticos da relação foram imediatos. A imprensa significou o fim completo do monopólio do conhecimento pelas instâncias religiosas e universitárias, embora não tenha alterado as relações de poder.

  • B.

    A invenção da imprensa gerou um fluxo de ideias em uma velocidade até então inimaginável. A reprodução em larga escala de livros e folhas diversas alterou as relações do ser humano com o conhecimento. A troca de ideias chegava a quem soubesse ler ou estivesse em volta para ouvir.

  • C.

    Os meios de comunicação asseguram a vida social de uma ideia. Uma vez lançada ao debate público, um pensamento poderia ser apoiado ou contrariado, mas não ignorado.

  • D.

    Espaço de discussão social, a esfera pública permitiu a construção de um tipo de consenso, a opinião pública, instrumento de pressão forte o suficiente para colocar em xeque os poderes estabelecidos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Estuda a teoria da comunicação centrada nos efeitos _____________. É denominada teoria da _____________________, que parte da ideia behaviorista de que a toda resposta corresponde um estímulo, pois não há resposta sem estímulo ou estímulo sem resposta.

  • A.

    pré-determinados/ Indústria Cultural

  • B.

    limitados/ Reprodutibilidade Técnica

  • C.

    ilimitados/ Agulha Hipodérmica

  • D.

    pré-determinados/ Semiótica

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Quando se está diante de uma informação, ela é enquadrada nos esquemas prévios de percepção do leitor. Esses esquemas, em uma definição simples, são o conhecimento da pessoa. Essas referências vêm de algum lugar, e essa é uma das premissas mais importantes do modelo do Efeito de Enquadramento: os esquemas de recepção da informação são igualmente construídos pela mídia. Sobre a hipótese do Efeito de Enquadramento, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Há uma tendência dos segmentos da mídia em pensar de maneira semelhante, diferentemente dos receptores, que tendem a pensar de maneira diferente. O público tende a modificar referências provenientes das mensagens dos meios de comunicação.

  • B.

    A informação parece imprecisa e duvidosa na medida em que os esquemas mentais do público usados para compreender aquela informação são em boa parte originários da própria mídia.

  • C.

    A apreensão da realidade pela mente é um processo reflexivo da mente humana: o conhecimento da realidade só é possível a partir de categorias de conhecimento previamente construídas.

  • D.

    Na hipótese do Efeito de Enquadramento, os quadros de referência a partir dos quais se compreende a mensagem são construídos pela mídia de maneira diferente.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: