Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa da CESPE / CEBRASPE

Tendo o texto como referência inicial, julgue os próximos itens, acerca das práticas jornalísticas.

A assessoria de comunicação deve focar na produção de notícias institucionais, deixando o planejamento estratégico para segundo plano.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Mailing list é um termo usado para designar a lista dos contatos pessoais dos jornalistas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A coletiva de imprensa é um evento em que uma assessoria de imprensa convida jornalistas para transmitir-lhes alguma informação, permitindo-se a interação do grupo com um representante da organização.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A assessoria de comunicação deve encaminhar o press release ao máximo de jornalistas possível, tendo em vista que a alta amplitude de informação gera espaço proporcional na mídia tradicional.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Julgue os itens subsecutivos, no que tange ao relacionamento com a imprensa. Apesar de ser de competência do relações-públicas, a atividade de se relacionar com a imprensa é oriunda do jornalismo, por ser este o profissional responsável pela comunicação com os veículos de comunicação.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Julgue os itens subsecutivos, no que tange ao relacionamento com a imprensa. O trabalho de assessoria de imprensa não se restringe apenas à utilização dos instrumentos de press release, coletiva de imprensa, mailing list e clipping, outros instrumentos também são utilizados, tais como pesquisa de marca e apuração de resultados.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A respeito da assessoria de imprensa, julgue os próximos itens. O público imediato de uma assessoria de imprensa são os jornalistas; eles decidem, entre os assuntos propostos pela assessoria, aqueles que serão notícia e, apesar de deterem critérios próprios para tal escolha, podem ser influenciados pela organização em que atuam, uma vez que são representantes dela.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A respeito da assessoria de imprensa, julgue os próximos itens. A nota oficial, assim como o release, possui formato jornalístico e trata de assunto que pode ser sugerido a um ou mais jornalistas para que seja transformado em notícia.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A respeito da assessoria de imprensa, julgue os próximos itens. A assessoria de imprensa deve utilizar a entrevista coletiva sempre que possível, pois se trata de uma oportunidade de reunir um grande número de jornalistas para passar informações, de forma exclusiva e simultânea, a diversos veículos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A respeito da assessoria de imprensa, julgue os próximos itens. Denomina-se clipping a compilação de notícias e citações de determinada organização divulgadas na imprensa, rotineiramente identificadas, organizadas e encaminhadas pela assessoria de imprensa ao cliente interessado em tais informações.