Questões sobre Pesquisa em Comunicação da FCC

Regina Villela, em seu livro Profissão: Jornalista de TV − Telejornalismo Aplicado na Era Digital (Rio de Janeiro: Ciência Moderna), aponta que na televisão há vários tipos de entrevistas, utilizadas de acordo com a situação ou necessidade de se dar a informação. A entrevista que visa a registrar a opinião de pessoas de várias camadas sociais é chamada de
  • A. enquete.
  • B. noticiosa.
  • C. opinião.
  • D. denunciativa.
  • E. investigativa.
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Considere os dois trechos a seguir, sobre pesquisas de opinião.

 Os resultados mostram que as pesquisas de opinião

  • A. medem adequadamente dados de realidade representados na percepção do público, coincidindo a abstração do participante com a realidade objetiva.
  • B. devem apresentar resultados conflitantes em levantamentos distintos a respeito de objetos relacionados entre si.
  • C. medem abstrações pessoais e individuais que, articuladas, demonstram as percepções e intenções de um determinado grupo.
  • D. são incapazes de estabelecer nexos causais entre eventos abordados em questionários, formulários ou entrevistas estruturadas.
  • E. servem adequadamente para, com a percepção pública, validar dados de realidade para os quais não há comprovações irrefutáveis.
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Na maioria das vezes, o produtor de telejornal está subordinado às chefias de reportagens e edição, tendo um destacado papel na realização das matérias. Em sua rotina diária na realização de pautas sua função compreende a
  • A. pesquisa, levantamento de informações e agendamento de reportagens externas.
  • B. redação do teaser da matéria que será veiculada no telejornal.
  • C. operação da câmera nas reportagens externas realizadas pelos repórteres.
  • D. operação da câmera somente nas reportagens realizadas no estúdio.
  • E. elaboração da apresentação dos standups nos telejornais noturnos.
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Para o pesquisador M.F.Westphal, há um tipo de pesquisa qualitativa usada por cientistas sociais e pesquisadores de mercado com objetivos diferentes. Os primeiros pretendem observar o processo através do qual participantes especialmente selecionados respondem às questões da pesquisa para que, posteriormente, possam os dados serem teoricamente interpretados. A pesquisa de mercado busca propostas imediatas e custos reduzidos. Através do trabalho com grupo procura-se apreender a psicodinâmica das motivações, para imediata obtenção de lucro. Esse tipo de investigação científica com grupos é chamado de

  • A.

    Satisfação de Cliente.

  • B.

    Segmentação.

  • C.

    Imagem.

  • D.

    Comportamento do Consumidor.

  • E.

    Grupos Focais.

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Há um método de pesquisa mais adequado para avaliar: conceitos e atributos de novos produtos; gerar hipóteses sobre opiniões, costumes, crenças, valores, experiências, atitudes e estilos de vida; gerar ideias criativas para o desenvolvimento de campanhas de propaganda; gerar informação útil para estruturar um questionário de pesquisa; e ajudar a interpretar informações oriundas de uma pesquisa quantitativa. Trata-se do Método de

  • A.

    Pesquisa em Profundidade.

  • B.

    Focus Grupo.

  • C.

    Pesquisa de Audiência.

  • D.

    Pesquisa Ad Hoc.

  • E.

    Painéis de Consumidor.

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As pesquisas quantitativas são usadas para verificar opiniões e atitudes por meio de questionários estruturados. A Pesquisa de
  • A. Satisfação de Cliente avalia a satisfação dos empregados em pertencer ao quadro funcional da empresa. Tem a finalidade de evitar problemas relacionados à organização.
  • B. Mercado avalia a imagem da empresa em relação aos diversos públicos, como clientes, fornecedores, mídia e outros.
  • C. Imagem tem como base dados coletados por métodos específicos com o objetivo de oferecer aos gestores informações para o planejamento estratégico e de marketing.
  • D. Clima Organizacional é usada para avaliar a satisfação da clientela sobre atendimentos, produtos e serviços oferecidos pela empresa ou entidade.
  • E. Cliente Oculto analisa o comportamento dos empregados de uma empresa perante os clientes para ajudar os administradores a descobrirem as necessidades de treinamento e melhoria de atendimento.
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Em Comunicação é correto afirmar que
  • A. a hipótese do gatekeeping sustenta que as pessoas repercutem em suas conversas os assuntos veiculados pela mídia.
  • B. a hipótese principal sobre recepção das informações é que, ao mudar de opinião, os leitores buscam aproximação das opiniões que julgam predominantes.
  • C. a teoria da dissonância cognitiva entende que o receptor sentirá desconforto psicológico diante de duas referências psicomotoras.
  • D. estudos sobre a espiral do silêncio concluem que as pessoas temem ficar isoladas se expressarem plublicamente opiniões diferentes das do grupo dominante.
  • E. a hipótese do agenda setting considera que as notícias são filtradas por um responsável de acordo com critérios de noticiabilidade.
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Um instituto de pesquisa apresentou os resultados de uma pesquisa feita sob encomenda, ou seja, a partir das necessidades específicas de um cliente. Nesse caso, o contratante participa ativamente na estrutura do trabalho, definindo prioridades ou enfoques em conjunto com a coordenação de análise do instituto (www.ibope.com.br − adaptado).

Esse tipo de pesquisa é chamado de pesquisa

  • A.

    comportamental.

  • B.

    mercadológica.

  • C.

    Ad Hoc.

  • D.

    de análises e índices.

  • E.

    pro bono.

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Numa pesquisa quantitativa utilizam-se apenas perguntas fechadas, nas quais as alternativas de resposta estão prédeterminadas no questionário. Em uma pesquisa eleitoral sobre intenção de voto, as alternativas de resposta devem ser apresentadas ao entrevistado, sem induzi-lo, em

  • A.

    entrevista participante, na qual o entrevistador aleatoriamente nomeia os candidatos.

  • B.

    questionário, aparecendo os nomes dos candidatos em ordem alfabética.

  • C.

    questionário, contendo os nomes dos candidatos em uma ordem determinada por sorteio.

  • D.

    disco de pesquisa colocado nas mãos do entrevistado.

  • E.

    material que contenha apenas as fotos dos candidatos.

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Considere:

I. São utilizados em testes de conceito e como préfase de estudos quantitativos maiores.

II. Os promotores estão interessados nas expressões faciais, linguagem corporal e opiniões pessoais dos participantes sobre determinados temas ou produtos.

III. Por vezes são criadas transcrições da gravação, dos pontos mais importantes debatidos pelo grupo.

IV. Os resultados da pesquisa são representativos, pois possibilitam a generalização para a população investigada.

Em relação a técnica de discussão de grupo denominada focal groups, está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II e IV.

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