Questões sobre Código de Ética do Assistente Social da ATAME Grupo

A ética profissional é uma dimensão específica do Serviço Social, suas determinações são mediadas pelo conjunto de necessidade e possibilidades, de demandas e respostas que legitima a profissão na divisão social e técnica do trabalho na sociedade capitalista, marcando a sua origem e a sua trajetória histórica. Assim:
  • A. A moral profissional diz respeito à relação entre a ação profissional do indivíduo singular e dos sujeitos nela envolvidos, mas não com o produto concreto da intervenção profissional.
  • B. A ética profissional se objetiva como ação moral, através da prática profissional, como normatização de deveres e valores, através do Código de Ética Profissional, como teorização ética, através das filosofias e teorias que fundamentam sua intervenção e reflexão e como ação ético-política.
  • C. A adesão a um determinado projeto profissional (e as sua dimensões éticas e políticas) não supõe necessariamente decisões de valor inscritas na totalidade dos papeis e atividades que legitimam a relação entre o individuo e a sociedade.
  • D. A moralidade é parte de uma educação anterior à formação profissional, que inclusive a influencia, pois pertence ao processo de socialização secundária, onde tende a reproduzir tendências morais dominantes que se repõem cotidianamente através das relações sociais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: