Questões sobre Engenharia de Software da UFABC

Pode-se afirmar que:

  • A.

    A manutenção corretiva é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas capacidades, modificações em funções existentes.

  • B.

    A manutenção perfectiva é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas capacidades, modificações em funções existentes.

  • C.

    A manutenção adaptativa é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas capacidades, modificações em funções existentes.

  • D.

    A manutenção preventiva é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas capacidades, modificações em funções existentes.

  • E.

    A manutenção investigativa é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas funcionalidades, modificações em funções existentes.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Considere as afirmações:

I- O gerenciamento de configuração de software é um conjunto de atividades de controle e rastreamento que começa quando um projeto de desenvolvimento de software se inicia e termina quando o software é tirado de operação.

II- A manutenção é um conjunto de atividades de engenharia de software que acontece depois que o software é entregue ao cliente e posto em operação.

III- Uma das principais propostas de engenharia de software é melhorar a facilidade com que as mudanças podem ser acomodadas e reduzir a quantidade de esforço gasto quando mudanças são feitas.

 IV- Uma linha básica (baseline) é um conceito de gerenciamento de configuração de software que nos ajuda a controlar as mudanças, sem impedir seriamente as mudanças justificáveis. Então:

  • A.

    apenas I é correta.

  • B.

    somente II e IV são corretas.

  • C.

    somente III e IV são corretas.

  • D.

    somente I e III são corretas.

  • E.

    I, II, III e IV estão corretas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Analise as afirmações abaixo:

I- Independentemente do modelo de processo (ciclo de vida), todo desenvolvimento de software possui três fases genéricas: definição, desenvolvimento e manutenção.

II- Editor de texto é exemplo de um software típico de aplicação de modelos de processo evolucionários.

III- A técnica de entrevista pode ser utilizada somente quando há grande número de pessoas que conhecem o domínio do sistema a ser desenvolvido e as regras de negócio que esse sistema envolve.

IV- O processo de engenharia reversa deve ser capaz de derivar representações de projeto e informações sobre a estrutura de dados para possibilitar a reformulação completa desse sistema em uma outra linguagem de implementação diferente daquela em que está implementado.

Levando-se em conta as quatro afirmações acima, identifique a única alternativa válida:

  • A.

    todas as afirmações estão corretas.

  • B.

    apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.

  • C.

    apenas as afirmações I, II e III estão corretas.

  • D.

    apenas as afirmações I e II estão corretas.

  • E.

    apenas as afirmações III e IV estão corretas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A construção de sistemas é difícil devido à sua complexidade. Um fator crucial para gerenciar essa complexidade é o processo adotado para o desenvolvimento. O conjunto básico de atividades e a ordem em que são realizadas nesse processo definem o que é também denominado de ciclo de vida do software. Analise as seguintes informações sobre processos de software:

I- Um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo; Exemplos de modelos de processo genéricos são o modelo cascata (seqüencial linear, wartefall); espiral e processo unificado (PU ou UP – Unified Process).

 II- O modelo de processo cascata ainda hoje é um dos mais difundidos e tem por característica principal a codificação de uma versão executável do sistema, desde as fases iniciais do desenvolvimento, de modo que o sistema final é incrementalmente construído; daí a alusão à idéia de "cascata".

III- Em um processo de software incremental, o desenvolvimento do sistema é iterativo e partes de sua funcionalidade (denominadas "incrementos") são entregues à medida em que são desenvolvidas; assim, essas entregas parciais tentam priorizar as necessidades mais urgentes do usuário e podem auxiliar a revisão e a melhor definição das partes ainda não entregues.

IV- XP – eXtreme Programming- possibilitou a revolução na forma de desenvolver sistemas em que somente a programação é considerada por pares de desenvolvedores, não sendo necessária documentação e planejamento do software.

Levando-se em conta as quatro afirmações acima, identifique a única alternativa válida:

  • A.

    apenas I, II e III estão corretas.

  • B.

    apenas II, III e IV estão corretas.

  • C.

    apenas I e IV estão corretas.

  • D.

    todas as afirmações estão corretas.

  • E.

    apenas III está correta.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: