Questões sobre Arquiteturas da ESAF

A arquitetura e-PING – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – defi ne um conjunto mínimo de premissas, políticas e especifi cações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na interoperabilidade de serviços de Governo Eletrônico, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral. As áreas cobertas pela e-PING estão segmentadas em:

  • A.

    Redes WAN e LAN, Tecnologia da Informação, Controle de Acesso, Intercâmbio de Informações, Áreas de Governo Eletrônico.

  • B.

    Conexão Banda Larga, Segurança física, Mecanismos de Acesso à informação, Armazenamento de Informações, Áreas de Integração para Governo Eletrônico.

  • C.

    Telecomunicações, Padronização, Mecanismos de Acesso ao e-Gov, Proteção à informação, Áreas de Integração para Governo Eletrônico.

  • D.

    Interconexão, Segurança, Meios de Acesso, Organização e Intercâmbio de Informações, Áreas de Integração para Governo Eletrônico.

  • E.

    Redes sem-fi o, Padronização, Meios de Acesso Web, Organização de Informações em Bancos de Dados, Coordenação para Governo Eletrônico.

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A análise dos padrões candidatos a integrar a arquitetura e-PING abrange a seleção, a homologação e a classifi cação das especificações selecionadas em cinco níveis de situações que caracterizam o grau de aderência às políticas técnicas gerais e específicas de cada segmento. Os cinco níveis são:

  • A.

    adotado, recomendado, em transição, em estudo, estudo futuro.

  • B.

    homologado, sugerido, em testes, em avaliação, avaliação futura.

  • C.

    aprovado, analisado, em análise, em estudos preliminares, no aguardo.

  • D.

    aceito, validado, em validação, aceito para validação, para futuro.

  • E.

    acatado, estudado, em estudos, aceito para avaliação, avaliação de entrada.

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acatado, estudado, em estudos, aceito para avaliação, avaliação de entrada.

  • A.

    Enlace de Dados, Rede, Física.

  • B.

    Enlace de Dados, Rede, Transporte.

  • C.

    Transporte, Sessão, Física.

  • D.

    Sessão, Transporte, Rede.

  • E.

    Sessão, Rede, Física.

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Os serviços de controle de diálogo, gerenciamento de token e sincronização pertencem à camada de

  • A.

    Rede.

  • B.

    Enlace de Dados.

  • C.

    Sessão.

  • D.

    Apresentação.

  • E.

    Transporte.

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O protocolo sem conexão e não-confi ável, destinado a aplicações que não querem controle de fluxo nem manutenção da sequência das mensagens enviadas é o

  • A.

    SMTP.

  • B.

    OSPF.

  • C.

    FTP.

  • D.

    TCP.

  • E.

    UDP.

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O protocolo de roteamento que funciona transformando o conjunto de redes, roteadores e linhas reais em um grafo orientado, no qual se atribui um custo (distância, retardo etc.) a cada arco, para, em seguida, calcular o caminho mais curto com base nos pesos dos arcos é o

  • A.

    IP.

  • B.

    OSPF.

  • C.

    AODV.

  • D.

    IPX.

  • E.

    RIP.

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Os 3 componentes chave de uma rede gerenciada SNMP são:

  • A.

    O equipamento gerenciador, Agente comutador, Software de gerenciamento de Rede.

  • B.

    O equipamento gerenciado, Agente, Software de gerenciamento de Rede.

  • C.

    O equipamento gerenciador, Agente concentrador, Software de roteamento de Rede.

  • D.

    O equipamento concentrador, Agente, Software de roteamento de Rede.

  • E.

    O equipamento de comutação, Agente roteador, Software de bloqueio de Rede.

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O protocolo SNMP opera na seguinte camada do modelo OSI:

  • A.

    Aplicação.

  • B.

    Enlace de Dados.

  • C.

    Sessão.

  • D.

    Transporte.

  • E.

    Apresentação.

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Fazem parte da pilha de protocolos H.323:

  • A.

    TCP, G723, RTP, H.229.

  • B.

    Protocolo de enlace, IP, RTP, H.248.

  • C.

    TCP, Protocolo de Aplicação, RPP, H.245.

  • D.

    UDP, IP, G724, H.328.

  • E.

    UDP, IP, RTCP, H.225.

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Em videoconferência, no modelo centralizado, quando existem três ou mais pontos para se conectarem entre si, a comunicação é possível utilizando-se uma Unidade de Controle Multiponto (MCU - Multipoint Control Unit), que mescla os vários fluxos de áudio, seleciona o fluxo de vídeo correspondente e retransmite o resultado para todos os outros participantes. Um MCU é a combinação de

  • A.

    um Controlador Multiponto e de dois Processadores Multiponto.

  • B.

    dois Controladores Multiponto e de um Processador Multiponto.

  • C.

    dois Controladores Multiponto e de dois ou mais Processadores Multiponto.

  • D.

    um Controlador Multiponto e de zero ou mais Processadores Multiponto.

  • E.

    três Controladores Multiponto e de vários Processadores Multiponto.

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