Questões sobre Gestão da informação e do conhecimento da FCC

Atenção: Os instrumentos de pesquisa, nos arquivos permanentes, variam conforme a unidade que se toma como referência no processo descritivo. Com base nessa afirmação, responda às questões de números 62 a 64. O instrumento de pesquisa que toma por unidade de referência o item documental é o
  • A. inventário.
  • B. guia.
  • C. catálogo.
  • D. catálogo seletivo.
  • E. índice.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Em uma instituição arquivística, compete ao serviço de referência
  • A. introduzir o público escolar, sobretudo das séries iniciais, na utilização dos documentos do acervo.
  • B. promover a divulgação do órgão junto à comunidade, por meio de publicações, exposições, cursos e outras atividades.
  • C. orientar o usuário em relação aos documentos de seu interesse, informando-o sobre os instrumentos de pesquisa disponíveis.
  • D. conceber, elaborar e publicar instrumentos de pesquisa que favoreçam o acesso a seu acervo.
  • E. editar boletins informativos que divulguem seu programa de atividades, dando notícia também dos eventos promovidos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Não é fácil exprimir ou transmitir de maneira formal os insumos que, decorrentes da experiência de determinados funcionários no seu dia a dia de trabalho, contribuem para que instituições públicas ou privadas cumpram adequadamente sua missão. Tais insumos formam o que se convencionou chamar de
  • A. capital social.
  • B. colégio invisível.
  • C. inteligência tática.
  • D. conhecimento tácito.
  • E. nivelamento conceitual.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Em suas reflexões sobre o método em ciência da informação, Luis Fernando Sayão aborda os modelos semânticos de dados como forte tendência na área. As abstrações mais comumente usadas em tais modelos são:

  • A.

    catalogação, síntese, resenha e abstract.

  • B.

    mecanização, automação, informatização e digitalização.

  • C.

    generalização, agregação, classificação e associação.

  • D.

    identificação, descrição, formatação e sistematização.

  • E.

    metáfora, alegoria, sinédoque e metonímia.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: