Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Acerca de suporte dos documentos e de sua respectiva preservação e conservação, julgue os itens subsequentes.

I O termo suporte é utilizado em arquivologia para denominar qualquer material que contenha informações registradas. Alguns exemplos, além do mais comum hoje, que é o papel, são: papiro; pergaminho; e disco magnético. A classificação por assunto, por exemplo, é utilizada com o objetivo de agrupar os documentos, em um mesmo tipo de suporte, a fim de facilitar sua localização.

II Documentos históricos ou documentos com grande prazo de guarda devem ser armazenados em locais com pouca incidência de luz artificial, privilegiando a luz natural (solar), o que gera maior durabilidade.

III Alguns fatores apressam o processo natural de deterioração dos documentos, como os índices extremos ou as flutuações de temperatura e umidade relativa do ar, o contato com poluentes atmosféricos e a exposição a radiações luminosas, como os raios ultravioleta. O ar seco e a alta umidade, por exemplo, são fatores de enfraquecimento do papel.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Apenas o item I está certo.
  • B. Apenas o item III está certo.
  • C. Apenas os itens I e II estão certos.
  • D. Apenas os itens I e III estão certos.
  • E. Apenas os itens II e III estão certos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Ao conjunto de processos de reprodução que recorrem às técnicas de fotocópia, eletrocópia, termocópia, microfilmagem, heliografia, xerografia e similares dá-se o nome de
  • A. reprografia.
  • B. geração.
  • C. clonagem.
  • D. replicação.
  • E. revelação.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A reprodução de um documento com o mesmo aspecto e o mesmo tamanho do original é conhecida por
  • A. transcrição.
  • B. cópia por contato.
  • C. traslado.
  • D. cópia de distribuição.
  • E. fac-símile.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A conservação de documentos antigos e raros em suporte convencional depende da adoção de uma série de procedimentos preventivos, dentre os quais o de
  • A. plastificar as folhas avulsas, de modo a impedir seu manuseio direto e facilitar a obtenção de cópias reprográficas.
  • B. utilizar luz natural e lâmpadas fluorescentes na iluminação das salas de depósito, tirando partido dos raios ultravioletas.
  • C. evitar o uso de mesas de higienização, onde se concentram xilófagos e outros microrganismos nefastos.
  • D. controlar, por meio de instrumentos, a temperatura, o grau de umidade e os poluentes no depósito em que estão armazenados.
  • E. manter o pH do papel (do documento ou do material que serve para acondicioná-lo) abaixo do nível 6.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A recuperação de informações através de arquivos é fundamental para uma boa administração, independen- temente do tipo de organização a que esse arquivo pertença. Assim, é imprescindível contar com um arquivo organizado de acordo com as regras de arquivística. Isto posto, assinale abaixo a alternativa correta:

  • A.

    em caso de sobrenomes iguais, é indiferente a seqüência dessas pastas no arquivo. Ex.: Roberto Silva, Renata Silva

  • B.

    partículas estrangeiras, mesmo escritas com inicial minúscula, são consideradas como parte integrante do nome. E.: de Oliveira, Carlos Santos.

  • C.

    títulos honoríficos são considerados na alfabetação. Ex.: Comendador Araújo, Paulo

  • D.

    quando uma empresa ou instituição for mais conhe- cida pela sua sigla do que pelo seu extenso, deve-se optar pela entrada que melhor atenda a necessidade dos seus consulentes, fazendo sempre uma remis- siva para a forma não adotada. Ex.: ADVB.... ou Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasi

  • E.

    as correspondências recebidas de seção, divisão ou departamento não devem ser arquivadas pelo nome da empresa, mas sim pelo setor que a encaminhou. Ex.: UFRGS – Depto de Pessoal

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: