Questões sobre Conceitos Fundamentais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Conceitos Fundamentais

Especialistas definem relatório como sendo uma exposição verbal ou escrita, circunstanciada relativa a um assunto ou fato. A estrutura de um relatório deve conter:


I. preâmbulo, identificação do requerente.

II. título, autor e destinatário.

III. introdução, desenvolvimento e conclusão.

IV. narrativas detalhadas de fatos.


Estão CORRETAS apenas:

#Questão 965513 - Arquivologia, Conceitos Fundamentais, INSTITUTO AOCP, 2022, PC-GO, Papiloscopista Policial da 3ª Classe

Qual corrente arquivística propõe a transformação da Arquivologia em uma disciplina científica que se preocupa com o tratamento global das informações, desde a criação até o destino final dos documentos?

Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do tipo de comunicação interna e externa escrita que as autoridades estabelecem entre si, com instituições públicas e privadas, e com particulares, em caráter oficial. 

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação aos arquivos, seus tipos e classificações.


( ) De acordo com as entidades mantenedoras, os arquivos podem ser classificados em: públicos, privados, comerciais e especiais.

( ) Arquivo de segunda idade é formado por documentos que perderam todo o valor de natureza administrativa, mas que são conservados pelo seu valor histórico e/ou documental.

( ) Segundo a extensão de atuação, os arquivos podem ser classificados em setoriais e gerais ou centrais.

( ) Arquivo especial tem sob sua guarda documentos de formas físicas diversas que precisam de tratamento especial tanto no seu armazenamento quanto no registro, acondicionamento, controle e conservação.

( ) O arquivo permanente é formado por documentos em curso ou consultados com frequência.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 

Bellotto (2002), em seu livro Arquivística: objeto, princípios e rumos, apresenta os princípios arquivísticos que estão na base da teoria arquivística e constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. O princípio segundo o qual “os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos” é o da 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis