Questões sobre Conceitos Fundamentais

Referindo-se à análise de Terry Cook sobre uma abordagem pós-moderna para a Arquivologia, FONSECA (2005) aponta a desigualdade na distribuição geopolítica dos recursos informacionais disponíveis no planeta, o que implicaria em “limitações consideráveis de acesso à informação”, representadas principalmente pela ausência, nos países em desenvolvimento, de:
  • A. experiência digital.
  • B. sistematização de ações.
  • C. organizações associativas fortes.
  • D. políticas públicas de arquivos.
  • E. verbas otimizadas.
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Ao valor que um documento possui em razão de seu conteúdo, das circunstâncias de sua produção, de suas assinaturas ou selos denomina-se valor:
  • A. legal.
  • B. intrínseco.
  • C. permanente.
  • D. primário.
  • E. probatório.
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Segundo PAES (2005), é uma “comissão idônea” que deve determinar o descarte, ao analisar nos documentos sua:
  • A. intenção.
  • B. caducidade.
  • C. extensão.
  • D. essência.
  • E. informação.
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Um dos princípios básicos norteadores do trabalho de análise de documentos é a importância do documento em relação aos seus valores:
  • A. corrente, histórico e perene.
  • B. vital, corrente e significativo.
  • C. informacional, histórico e temporário.
  • D. probatório, administrativo e informacional.
  • E. administrativo, probatório e histórico.
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Em relação aos arquivos pessoais, CAMARGO (2009) critica a “presença forte e equivocada da biblioteconomia na formulação de normas de descrição de arquivos”, revelada pelo foco na:
  • A. integração.
  • B. descrição.
  • C. informação.
  • D. catalogação.
  • E. extensão.
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A relação orgânica de um sistema eletrônico de documentos se manifesta tanto no seu arranjo físico, quanto no protocolo e também no código de classificação, o qual torna explícita a relação entre o documento e a:
  • A. gestão do conhecimento.
  • B. abordagem praticada.
  • C. ação que o gera.
  • D. hierarquia planejada.
  • E. circunstância de uso.
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Assinale a opção que indica o setor responsável pelo recebimento, registro, autuação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos, com vistas ao favorecimento de informações aos usuários internos e externos do órgão.
  • A. Arquivo.
  • B. Portaria.
  • C. Protocolo.
  • D. Biblioteca.
  • E. Almoxarifado.
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Além dos papéis de necessidade para o exercício do poder, o de prova e o de fonte para investigação, de acordo com SANTOS (2007), atualmente o conceito de arquivo aparece vinculado à noção de:
  • A. cidadania.
  • B. epistemologia.
  • C. contemporaneidade.
  • D. cartesianismo.
  • E. antropologia.
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O princípio que precisa ser definido como parte integrante dos sistemas eletrônicos de documentos é o da:
  • A. divisão temporária.
  • B. ação preventiva.
  • C. conservação digital.
  • D. relação orgânica.
  • E. temporalidade.
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