Questões sobre Urbanístico da VUNESP

Um parcelamento do solo para fins urbanos, situado em município do Estado de São Paulo, implicará a abertura de via pública e subdivisão do terreno em dois lotes privados com área média de 1 500 m2. Esse empreendimento deve ser caracterizado como
  • A. loteamento, obrigando-se à doação de 35% de áreas públicas, conforme determinado na legislação federal.
  • B. loteamento, obrigando-se à doação de áreas públicas nos termos da legislação municipal.
  • C. desmembramento, obrigando-se à doação de áreas públicas nos termos da legislação municipal.
  • D. desmembramento, obrigando-se à doação de 35% de áreas públicas, conforme determinado na legislação federal.
  • E. desdobro de lotes, obrigando-se à doação de 35% de áreas públicas, conforme determinado na legislação federal.
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Um loteamento popular, com área de cerca de 60 ha, foi implantado recentemente, de forma irregular e sem obras de infraestrutura – como rede de drenagem e pavimentação do sistema viário –, em terreno cujo substrato rochoso corresponde a granitos, característicos de determinadas áreas do Escudo Cristalino no Estado de São Paulo. O local apresentava originalmente camada de solo superficial argiloso, com espessuras médias da ordem de 1 m, que foi removida na obra de terraplenagem, misturando-se ao restante do solo nos aterros executados. O solo de alteração de rocha da camada imediatamente abaixo dessa camada superficial apresenta espessura maior, da ordem de uma dezena de metros. Esse solo é extremamente suscetível a processos erosivos quando exposto a intempéries. As declividades das encostas situam-se em torno dos 25%. As vias foram implantadas em malha ortogonal, com trechos de maior extensão, da ordem de 300 m, em direção aproximadamente perpendicular à orientação predominante das curvas de nível, com declividades dos greides de projeto entre 12 e 15%. Em face das altas declividades do terreno, essa solução, combinada com a necessidade de se evitarem grandes desníveis entre lotes e vias, induz a terraplenagem corretiva em grandes extensões do terreno, com escavação em profundidades médias acima de 3 m e aterros de até 12 m de altura. Com relação à adequação físico-ambiental da implantação, pode-se afirmar que
  • A. o partido de implantação do projeto é um indutor de processos erosivos.
  • B. a cia de erosão, relativamente ao que ocorreria com o solo superficial.
  • C. a orientação do sistema viário reduzirá os danos decorrentes da não implantação imediata da infraestrutura.
  • D. a remoção da camada de solo superficial contribuiu para a estabilidade geral do terreno, já que são alcançadas camadas com maior capacidade de suporte.
  • E. a malha ortogonal adotada é a que permite o melhor posicionamento do sistema viário em relação às curvas de nível, nesse caso.
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Considerando o processo de estruturação do espaço urbano que ocorre nas cidades brasileiras contemporâneas, pode-se afirmar que
  • A. os interesses públicos locais definem o modelo de desenvolvimento econômico, sendo o desenvolvimento social uma resultante do processo, portanto a segregação socioespacial é resultante do conflito entre as diferentes instâncias federativas.
  • B. os interesses contraditórios, dos diferentes grupos sociais, costumam intervir no processo de estruturação espacial, com o mesmo poder político e econômico, garantindo assim a cidade para todos.
  • C. os interesses contraditórios, dos diferentes grupos sociais, costumam intervir no processo de estruturação espacial com poder político desigual, resultando em cidades com altos índices de desigualdade e segregação.
  • D. os interesses dos proprietários do solo urbano e industriais são indutores do processo de desenvolvimento urbano, cabendo a eles estabelecer as condições para a estruturação espacial e garantindo assim o direito à cidade para todos.
  • E. apesar dos interesses contraditórios, do setor público e privado, o processo de estruturação espacial resulta em uma cidade para todos quando existe um desenvolvimento econômico, independente de seu modelo.
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A respeito do conceito de localização do espaço intraurbano, é correto afirmar que
  • A. a localização na cidade é estabelecida por critérios de marketing urbano, independente de outros fatores.
  • B. a localização no espaço intraurbano é apresentada como valor de uso produzido, entretanto isto só ocorre em cidades com mais de 500 mil habitantes.
  • C. a localização é apresentada como o grande valor de uso produzido pelas aglomerações urbanas, embora não específico delas.
  • D. o valor de uso da localização se caracteriza pelas possibilidades das diferentes rendas gerarem a mais valia do solo urbano garantindo, assim, o direito à cidade.
  • E. a lógica da localização no espaço intraurbano é estruturada pelo controle do tempo de deslocamento das mercadorias.
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Assinale a alternativa correta referente a conceitos e métodos contemporâneos de drenagem urbana.
  • A. Drenagem urbana é um assunto que deve ser tratado exclusivamente no âmbito técnico da engenharia. As soluções que incorporam a dinâmica social já evidenciaram o aumento da problemática ambiental.
  • B. Drenagem urbana é o termo utilizado para mecanismos de escoamento da água pluvial. Os mecanismos de infiltração no solo não são considerados como solução técnica.
  • C. A solução para as enchentes nas cidades brasileiras consiste na remoção da população das áreas de várzeas.
  • D. O aumento de vazão causado pela urbanização tem como única solução sua transferência para jusante.
  • E. Deve-se priorizar a recuperação da infiltração natural da bacia, visando à redução dos impactos ambientais.
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O sistema de transporte urbano considera a malha viária urbana para a sua estruturação. A respeito desse tema, é correto afirmar que
  • A. o sistema de transporte público independe de outros fatores como, por exemplo, o tipo de uso do solo e densidades.
  • B. o sistema de transporte público, para se estruturar, necessita considerar diferentes fatores como, por exemplo, centralidades e distribuição da oferta de empregos.
  • C. caso a malha viária urbana esteja bem estruturada, consequentemente será bem estruturado o sistema de transporte público.
  • D. caso o sistema de transporte público esteja bem estruturado, consequentemente será bem estruturada a malha viária urbana.
  • E. o investimento público, na estruturação da malha viária, diminui a necessidade de investimento no sistema de transporte público.
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Com relação à circulação e ao tráfego urbano, é correto afirmar que os congestionamentos observados hoje nas grandes cidades se agravam por conta
  • A. do aumento da quantidade de ônibus circulando em vias segregadas.
  • B. da falta de normas para a circulação de caminhões.
  • C. da falta de investimento no transporte público e coletivo.
  • D. do crescimento descontrolado das indústrias.
  • E. da dispersão da oferta de emprego sobre o território urbano.
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É obrigatória a previsão de áreas para habitação de interesse social, por meio da demarcação de zonas especiais de interesse social e de outros instrumentos de política urbana, quando o uso habitacional for permitido por ocasião
  • A. do aumento do perímetro urbano.
  • B. do recebimento de qualquer recurso destinado à habitação de outra instância federativa.
  • C. da implantação de empreendimentos no Programa Minha Casa Minha Vida.
  • D. da existência de déficit habitacional acima de 25%.
  • E. da desafetação de glebas públicas dentro de operações urbanas.
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Sobre um lote urbano incidem os seguintes índices urbanísticos: a taxa de ocupação é de 50%, e o coeficiente de aproveitamento é igual a 4 (quatro). Considerando que a projeção de um edifício é de 250 m2 e o terreno mede 1 000 m2, é correto afirmar que
  • A. a edificação pode chegar a 13 pavimentos.
  • B. para o aproveitamento total dos dois índices urbanísticos, a projeção ideal seria de 500 m2.
  • C. o imóvel está irregular, pois a taxa de ocupação é inferior à estabelecida pela norma.
  • D. o imóvel está irregular, pois não é possível atingir o máximo coeficiente de aproveitamento.
  • E. a taxa de ocupação é inferior à estabelecida pela norma, portanto é possível a construção de anexos mesmo que se tenha atingido o máximo potencial construtivo no edifício principal.
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O sistema de áreas verdes de todas as cidades brasileiras tem como função
  • A. atingir o índice recomendado pela ONU de 12 m2 por habitante.
  • B. qualificar os aspectos funcionais, ambientais e estéticos da paisagem urbana brasileira.
  • C. qualificar as cidades para estarem aptas a receber financiamento do BID – Banco Internacional de Desenvolvimento.
  • D. qualificar os aspectos ambientais de forma a receber o selo de certificação municipal do IBAMA.
  • E. qualificar as atividades de lazer e recreação de forma a atender os requisitos mínimos para a implantação do SUS – Sistema Único de Saúde – no município.
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