Questões sobre Projeto da ESAF

Assinale a opção incorreta. Como exemplos da infl uência do meio ambiente sobre o traçado das vias, tem-se que:

  • A.

    os traçados viários baseados no sistema ortogonal “tabuleiro de xadrez” adaptam-se melhor aos terrenos planos.

  • B.

    o sistema linear de circulação adapta-se às cidades implantadas ao longo de rios.

  • C.

    o sistema concêntrico ou rádioconcêntrico de vias adapta-se melhor às cidades implantadas sobre elevações do terreno.

  • D.

    as qualidades mecânicas do solo podem difi cultar o crescimento vertical das cidades.

  • E.

    os traçados viários baseados no sistema ortogonal de “grelha” adaptam-se melhor aos terrenos acidentados.

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A hierarquia do sistema viário, explicitada por meio de critérios diferenciados de projeto geométrico, tem como base as funções previstas, o volume de trânsito e a velocidade adequada para cada categoria. Analise as assertivas abaixo e assinale a opção incorreta.

  • A.

    As vias coletoras recebem e distribuem o tráfego proveniente das vias locais e alimentam as vias arteriais.

  • B.

    As vias expressas apresentam, em geral, grandes comprimentos, baixa fluidez de tráfego e alta acessibilidade.

  • C.

    As vias expressas promovem a ligação entre o sistema rodoviário interurbano e o sistema viário urbano.

  • D.

    As vias arteriais fazem as ligações intra-urbanas.

  • E.

    As vias locais, que permitem o acesso direto às diversas áreas funcionais da cidade, apresentam baixa fluidez e alta acessibilidade.

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Assinale a opção incorreta.

 Como exemplos da influência do meio ambiente sobre o traçado das vias, tem-se que:

  • A. os traçados viários baseados no sistema ortogonal "tabuleiro de xadrez" adaptam-se melhor aos terrenos planos.
  • B. o sistema linear de circulação adapta-se às cidades implantadas ao longo de rios.
  • C. o sistema concêntrico ou rádioconcêntrico de vias adapta-se melhor às cidades implantadas sobre elevações do terreno.
  • D. as qualidades mecânicas do solo podem dificultar o crescimento vertical das cidades.
  • E. os traçados viários baseados no sistema ortogonal de "grelha" adaptam-se melhor aos terrenos acidentados
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A malha viária urbana pressupõe um sistema de circulações diferenciadas de acordo com a função, o volume de trânsito e a localização. Pelo Código Brasileiro de Trânsito, as vias urbanas de circulação de veículos podem ser classificadas em quatro tipos. Analise as opções abaixo e julgue em qual delas a hierarquia entre as vias foi respeitada.
  • A. Vias arteriais, coletoras, expressas e locais.
  • B. Vias coletoras, expressas, arteriais e locais.
  • C. Vias arteriais, expressas, locais e coletoras.
  • D. Vias expressas, arteriais, coletoras e locais.
  • E. Vias expressas, coletoras, arteriais e locais.
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A hierarquia do sistema viário, explicitada por meio de critérios diferenciados de projeto geométrico, tem como base as funções previstas, o volume de trânsito e a velocidade adequada para cada categoria.

Analise as assertivas abaixo e assinale a opção incorreta.

  • A. As vias coletoras recebem e distribuem o tráfego proveniente das vias locais e alimentam as vias arteriais.
  • B. As vias expressas apresentam, em geral, grandes comprimentos, baixa fluidez de tráfego e alta acessibilidade.
  • C. As vias expressas promovem a ligação entre o sistema rodoviário interurbano e o sistema viário urbano.
  • D. As vias arteriais fazem as ligações intra-urbanas.
  • E. As vias locais, que permitem o acesso direto às diversas áreas funcionais da cidade, apresentam baixa fluidez e alta acessibilidade.
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