Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento da NCE

Poucas organizações têm assumido um compromisso em fornecer formação contínua a seu quadro de pessoal, e tampouco os funcionários assumem voluntariamente a iniciativa de buscar oportunidades de treinamento. Cabe a cada gerente decidir quando surge essa necessidade de treinamento. Os sinais que apontam que um funcionário está necessitando de treinamento podem ocorrer na seguinte circunstância:

  • A.

    diminuição das responsabilidades do cargo no qual ele desempenha sua função;

  • B.

    diminuição do interesse do funcionário em aprimorar seus conhecimentos no cargo;

  • C.

    diminuição das violações nas normas de segurança ou nos acidentes de trabalho;

  • D.

    introdução de questionamentos não frequentes ligadas a atividades desempenhadas por ele;

  • E. introdução de novos equipamentos ou processos que possam afetar o seu cargo.
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Na construção de uma organização orientada para a competitividade por meio do conhecimento, a primeira etapa a ser cumprida é:

  • A.

    a facilitação da inovação por meio da contratação de diferentes perfis de empregados;

  • B.

    a criação e mobilização de equipes orientadas para a geração de novos insights para a organização;

  • C.

    treinamento e desenvolvimento do atual quadro, de maneira a criar competências para criar e utilizar o conhecimento;

  • D.

    o registro das melhores práticas existentes na organização para possibilitar posterior utilização por diversos setores;

  • E.

    a alavancagem das fontes de competência por meio de iniciativas que facilitem a circulação de informações.

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Uma das competências que o profissional de Recursos Humanos deve ter para o planejamento de programas de treinamento é a habilidade de disseminar valores, como o da cooperação.

A técnica de desenvolvimento organizacional, tipo desenvolvimento de equipes, tem as seguintes características:

  • A.

    reune grupos chamados T-Groups (grupos de treinamento) que são treinados para aumentar a capacidade quanto às suas habilidades de relacionamento interpessoal; seu nível de intervenção é intrapessoal;

  • B.

    envolve uma modificação comportamental na qual funcionários de vários níveis e áreas da organização se reúnem sob a coordenação de um líder e criticam-se mutuamente; implica no envolvimento com a filosofia, as políticas e a missão da organização;

  • C.

    visa ao autodiagnóstico das relações interpessoais e concentra-se nos estilos e conteúdos das comunicações; seu objetivo é identificar hábitos destrutivos de comunicação;

  • D.

    envolve uma retroinformação a respeito da mudança alcançada em um setor; parte do princípio de que o indivíduo que recebe maior quantidade de dados terá maior criatividade;

  • E.

    consiste em uma investigação sistemática e conjunta sobre certo problema gerencial; é aplicado de cima para baixo, começando na cúpula da organização.

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Na sociedade do conhecimento, o capital intelectual é o principal diferencial competitivo das organizações. O setor de Treinamento lida com pessoas, isto é, com aprendizagem no nível individual.

As quatro etapas de um processo de treinamento sistemático e contínuo, são:

  • A.

    definição da missão, escolha dos objetivos pelas equipes, reforço e alinhamento organizacional para melhoria;

  • B.

    criação de um sentimento de mudança, implementação da mudança, estabilização da mudança e avaliação da mudança;

  • C.

    levantamento das necessidades, elaboração do programa, implementação e avaliação;

  • D.

    análise organizacional, análise dos recursos humanos, análise dos cargos e análise do treinamento;

  • E.

    motivação do time de trabalho, retroação, aplicação da filosofia adotada e avaliação dos resultados.

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Além dos métodos de levantamento de necessidades, existem indicadores que apontam necessidades futuras (a priori) e passadas (a posteriori). Indicadores a priori são eventos que, se acontecerem, provocarão futuras necessidades de treinamento, facilmente previstas, como:

  • A. baixa produtividade;
  • B. comunicações deficientes;
  • C. baixa qualidade de produção;
  • D. redução do número de empregados;
  • E. grande volume de erros e de desperdício.
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educação profissional é a educação institucionalizada ou não, que visa ao preparo do homem para a vida profissional. Ela compreende três etapas interdependentes: formação, desenvolvimento e treinamento profissionais. É correto afirmar que:
  • . a formação profissional aperfeiçoa o homem para uma carreira dentro de uma profissão;
  • B. a formação profissional adapta o homem para um cargo ou função;
  • C. o treinamento aperfeiçoa o homem para uma carreira dentro de uma profissão;
  • D. o treinamento prepara o homem para uma profissão;
  • E. o desenvolvimento aperfeiçoa o homem para uma carreira dentro de uma profissão.
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