Questões sobre Gestão do Conhecimento da FGV

Após a entrada de novo contingente na ALE-RO, servidores mais antigos dão dicas para os novos em relação à execução mais adequada das tarefas de cada cargo, contribuindo para que os novos desenvolvam suas rotinas e práticas.

Conforme o modelo de espiral do conhecimento, a situação descrita acima, onde existe a conversão de um conhecimento tácito para outro conhecimento tácito, é chamada de

  • A. externalização.
  • B. combinação.
  • C. socialização.
  • D. internalização.
  • E. acomodação.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
De acordo com a Teoria da Espiral do Conhecimento, proposta por Nonaka e Takeuchi, a criação de conhecimento na organização decorre
  • A. de transformação adequada dos grupos de informação em dados.
  • B. da conversão do conhecimento tácito em explícito.
  • C. do diálogo do conhecimento organizacional com a atitude proativa.
  • D. da aprendizagem informal por meio da padronização estruturada.
  • E. da modelagem do conhecimento intangível com ações de recuperação.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A prefeitura do Município de Ferreira Bezerra pretende transferir a atribuição de fiscalizar as condições de ensino-aprendizagem de escolas municipais da Secretaria de Educação para o topo da própria Prefeitura, ou seja, irá centralizar tais serviços.

Um dos pontos fortes da centralização é:

  • A. foco maior nas condições locais;
  • B. disponibilidade maior de tempo dos gestores de topo para outras funções;
  • C. decisão mais distanciada dos fatos locais e das circunstâncias;
  • D. processo decisório mais consistente com os objetivos globais da organização;
  • E. participação maior dos empregados operacionais nas decisões.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Uma empresa, para avaliar seus colaboradores, aplica uma prova escrita com questões objetivas. No entanto, após verificar os resultados insatisfatórios, ela decide oferecer gratuitamente cursos on-line para todos os colaboradores. Com base nas competências pessoais, é correto afirmar que o problema dos colaboradores da empresa na situação descrita tem relação com
  • A. a atitude.
  • B. a autoridade.
  • C. o conhecimento.
  • D. a habilidade.
  • E. o interesse.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Uma empresa do setor de seguros iniciou seus esforços de gestão do conhecimento. Uma das primeiras iniciativas foi atualizar e unificar os manuais relativos aos procedimentos de atendimento aos clientes no call center, com base na legislação atual. Essa iniciativa representou um processo de conversão do conhecimento, no que se refere à dimensão tácito-explícito, conhecido como:
  • A. externalização;
  • B. socialização;
  • C. internalização;
  • D. tangibilização;
  • E. combinação.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Muitos gestores e colaboradores de organizações de vários tipos e tamanhos consideram a avaliação de desempenho praticada por suas organizações como uma ação contaminada por fatores subjetivos e por vieses que distorcem seu propósito.

Modelos tradicionais vêm sendo substituídos por modalidades que estimulam a busca de informações atualizadas sobre as competências dos colaboradores, conceituadas como um conjunto de:

  • A. responsabilidades; atribuições; autoridade;
  • B. técnicas; vocações; crenças;
  • C. conhecimentos; habilidades; atitudes;
  • D. motivações; características de personalidade; aspirações;
  • E. metas; objetivos; resultados.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Pessoas e organizações desenvolvem-se em um processo mútuo de aprendizagem. O desenvolvimento organizacional pressupõe mudanças planejadas, visando à maior eficácia organizacional e à valorização dos colaboradores.

Tal processo geraria uma cultura de mudança que teria entre seus valores embasadores:

  • A. a equalização do poder, o apoio e o controle hierárquico;
  • B. a sensibilidade, o feedback e a mudança do foco do negócio;
  • C. o respeito pelas pessoas, a participação e a confiança;
  • D. a confrontação, a manutenção do status quo e o desenvolvimento de grupos;
  • E. o conflito de papéis, o diagnóstico constante e a inovação.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Cada vez mais as empresas trabalham com dados, informações e conhecimentos. Uma organização cria e utiliza conhecimento transformando-o de tácito em explícito e vice-versa.

Um dos 4 modos de conversão do conhecimento é:

  • A. socialização: de explícito para tácito, procura compartilhar e criar conhecimento através de experiência direta;
  • B. externalização: de tácito para explícito, procura articular conhecimento explícito através do diálogo e da reflexão;
  • C. combinação: de explícito para explícito, procura sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação;
  • D. internalização: de implícito para tácito, procura aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática;
  • E. transferência: de explícito para tácito, procura sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Em empresas situadas em economias de industrialização tardia, o desenvolvimento da capacidade inovadora de uma organização depende, entre outros esforços, da absorção e internalização de recursos alavancados externamente, em um movimento conhecido como catching-up. Nesse caso, o desenvolvimento da capacidade inovadora da organização depende dos mecanismos de aprendizagem interna.

Um dos mecanismos básicos para aprendizagem intraorganizacional refere-se à codificação de conhecimentos, que ocorre quando a organização, entre outras iniciativas:

  • A. promove a socialização de novos funcionários;
  • B. elabora manuais de procedimentos de produção;
  • C. promove treinamento no cargo;
  • D. convida especialistas estrangeiros para ministrar palestras;
  • E. recorre à assistência técnica de consultores.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Com relação aos postulados aceitos pela gestão do conhecimento, que contribuem para a geração e a caracterização de “organizações do conhecimento”, analise as afirmativas a seguir.

I. O desenvolvimento de competências informacionais é prérequisito indispensável para as organizações do conhecimento.

II. Criar e compartilhar conhecimento pressupõe que a espiral do conhecimento foi completada.

III. As organizações do conhecimento conseguem tomar decisões mesmo a partir de informações fragmentadas.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: