Questões sobre Gestão de Equipes

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Listagem de Questões sobre Gestão de Equipes

Na formação da equipe para desenvolvimento de um projeto inovador, optou-se pela estrutura de time autônomo. Assinale a opção que apresenta características desse tipo de estrutura organizacional.

Uma pesquisa de qualidade no atendimento em um órgão da administração pública demonstrou discrepância entre as avaliações, quando foram comparados os atendimentos prestados por servidores mais experientes e por servidores mais novos. A análise dos motivos mostrou que os mais novos se consideravam autossuficientes e ignoravam o conhecimento dos mais experientes. Por outro lado, os mais experientes consideravam que os mais novos eram arrogantes e omitiam informações importantes sobre o atendimento.

Nessa situação hipotética,

percebe-se que a comunicabilidade no órgão em questão ocorre de maneira fluida, em decorrência de os integrantes de um mesmo grupo pactuarem a adoção de comportamentos similares.

Atento às tendências no campo da gestão de pessoas, um órgão público decidiu reconfigurar seus subsistemas de administração de recursos humanos, especialmente os de seleção e concurso público, de capacitação e desenvolvimento e de avaliação de desempenho, a partir das premissas e preceitos do modelo da gestão de pessoas por competências.

Nessa situação hipotética,

os treinamentos no órgão deverão ser entregues para equipes de trabalho, e não para indivíduos ou grupos de trabalho, na medida em que diagnósticos de necessidades de desenvolvimento de competências assumem como referencial de desempenho os objetivos e as metas vinculados aos processos de trabalho da organização.

Julgue os itens seguintes, no que tange a conceitos, métodos e técnicas de planejamento estratégico, modelos de gestão, estruturas organizacionais e avaliação de desempenho. Organizações com profissionais bem qualificados possuem maior facilidade de promover a autogestão das equipes de trabalho e o consequente enxugamento da estrutura hierárquica.

Uma instituição de ensino identificou alta evasão escolar, queda de rendimento em exames regionais e nacionais e baixo grau de motivação de seus colaboradores, em total dissonância com as metas estabelecidas em seu planejamento anual. Em decorrência disso, constituiu uma equipe formada por colaboradores de determinada unidade e de unidades com atribuições a ela relacionadas e interdependentes da sua sede com a missão de avaliar as causas e implementar integralmente as medidas corretivas necessárias desde o planejamento, passando pela definição de recursos, delegação de tarefas, negociação com fornecedores internos e externos. A equipe ficou responsável pelos resultados alcançados em decorrência das medidas adotadas.

Nessa situação hipotética, a equipe é do tipo

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