Questões de Administração do ano 2017

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O desenho da estrutura organizacional oferece informações úteis, como a especia lização do trabalho, a amplitude de controle, a cadeia de comando, os níveis de autoridade, a centralização versus a descentralização e a departamentalização. Um dos critérios de departamentalização é o funcional, que agrupa as atividades em

Existem diversas maneiras básicas pelas quais as organizações decidem sobre a configuração organizacional que será usada para agrupar as várias atividades. O processo organizacional que determina como as atividades devem ser agrupadas chama-se Departamentalização. A departamentalização por função propicia quais características na estrutura organizacional?

Dependendo do seu modelo de gestão, as organizações podem admitir diferentes níveis de participação e de autonomia nas decisões, caracterizando níveis de delegação e de centralização ou descentralização diferenciados. Os níveis de delegação de autoridade e de centralização ou descentralização da gestão estão associados ao quanto os colaboradores possuem de controle ou autonomia sobre si para tomarem decisões, definirem objetivos, metas e planos de ação para as tarefas atinentes ao seu cargo, mediante resultados e expectativas estratégicas da organização. Esses níveis indicam também o quanto as decisões organizacionais são definidas como top down (de cima para baixo) ou botton up (de baixo para cima). Nesse sentido, pode ser considerado exemplo de gestão altamente descentralizada

Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos em unidades organizacionais. Pode-se considerar que esses agrupamentos, representados pela departamentalização, podem apresentar, pelo menos, quatro contribuições para as empresas. De acordo com o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Estruturação do sistema de supervisão comum entre as funções e entre as unidades organizacionais da empresa.

( ) Desoneram as funções e as unidades organizacionais da necessidade de compartilharem recursos e conhecimentos comuns, gerando maior fluidez nos processos.

( ) Criam medidas de desempenho comuns, aprimorando a coordenação das funções.

( ) Facilitam a alocação de colaboradores por especialização acadêmica, atendendo às crescentes demandas por minimizar as tensões entre generalistas e especialistas, cuja interação em um mesmo departamento caminham, de acordo com vários estudos, para a redução da produtividade das unidades organizacionais.

A sequência está correta em

Uma organização na qual a autoridade decisória localiza-se próxima aos níveis gerenciais mais elevados e onde há um grande número de funcionários subordinados a um só supervisor caracteriza-se como uma organização

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