Questões da Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG)

Qual é o método de depreciação que resulta em despesa constante durante a vida útil do ativo, caso o seu valor residual não se altere?
  • A. Unidades produzidas.
  • B. Linear
  • C. Saldos decrescentes.
  • D. Produção esperada.
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A empresa “BC Industrial” funciona regularmente licenciada há dez anos e está com sua licença de operação vencida desde 31 de janeiro de 2017. Munido dos documentos técnicos legalmente exigidos, o empreendedor requereu, em 1º de outubro de 2016, a renovação da licença perante o órgão estadual de meio ambiente. Não houve, entretanto, resposta sobre esse pleito. Neste caso,
  • A. verifica-se a prática de infração administrativa ambiental, pois a licença de operação encontra-se vencida há mais de 120 (cento e vinte) dias.
  • B. o pleito de renovação deverá ser negado pelo órgão ambiental, pois deveria haver sido requerido com a antecedência mínima de 120 (cento e vinte) dias úteis do vencimento da licença.
  • C. a empresa estará em situação regular enquanto o órgão ambiental não se pronuncie sobre o pedido de renovação da licença de operação.
  • D. há direito líquido e certo do empreendedor à renovação da licença de operação, já que comprovou, perante o órgão ambiental, atender a todos os requisitos técnicos para o funcionamento da atividade.
  • E. deve-se protocolar novo requerimento perante o órgão ambiental, diante da prescrição intercorrente que se operou no processo, que está sem decisão há mais de 1 (um) ano.
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Segundo a tipologia da improbidade trazida pela Lei n. 8.429/1992, de Improbidade Administrativa, configura Ato de Improbidade Administrativa que causa prejuízo ao erário:
  • A. perceber vantagem econômica para intermediar a liberação ou aplicação de verba pública de qualquer natureza.
  • B. conceder, aplicar ou manter benefício financeiro ou tributário contrário à alíquota mínima do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza, que é de 2%.
  • C. conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.
  • D. descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas.
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Tendo em vista o princípio constitucional da duração razoável do processo, a legislação processual no Capítulo X trouxe hipóteses de julgamento antecipado, conforme o estado do processo. É uma das hipóteses de aplicação deste instituto:
  • A. desnecessidade de dilação probatória.
  • B. não apresentação de contestação pelo réu.
  • C. existência de vícios formais que ensejam resolução da demanda.
  • D. apresentação de contestação pelo réu, sem requerimento de produção probatória.
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O projeto ético-político do serviço social não pode ser pensado desvinculado de alguns pressupostos, dentre outros os quais destaca-se o seguinte
  • A. a conexão a um projeto societário que objetiva a transformação da ordem social, exigência essa que a própria dimensão política da intervenção profissional impõe.
  • B. a efetivação na realidade que ocorre por meio da intervenção profissional, com base nos seus fundamentos históricos e teórico-metodológico.
  • C. a vinculação a trabalhos voluntários críticos que representem a dimensão humanista da profissão em sua perspectiva política.
  • D. o reconhecimento de sua dimensão utópica, que se coloca como estímulo diante das dificuldades impostas pela conjuntura e pela própria formação profissional.
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Na reforma de uma casa, três janelas foram retiradas para receber pequenos reparos em sua estrutura e, ao final do procedimento, foram reempregadas no prédio de origem. Quanto à classificação de bens, tais janelas são:
  • A. bens móveis, visto que foram reempregadas no local de origem.
  • B. bens móveis enquanto estiverem separadas do prédio de origem.
  • C. bens imóveis, visto que foram separadas provisoriamente do prédio para nele se reempregar.
  • D. bens com natureza dúplice variável entre móveis e imóveis.
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Nos termos da Constituição Federal de 1988, a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
  • A. assegurar a prevalência dos direitos humanos.
  • B. construir uma sociedade livre, justa e solidária.
  • C. garantir a dignidade da pessoa humana.
  • D. promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
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De acordo com a lei de responsabilidade fiscal, para que serve o resultado primário?
  • A. Evidenciar o quanto precisou ser captado junto ao setor financeiro, ao setor privado e ao resto do mundo para pagar as despesas do governo.
  • B. Registrar o desempenho fiscal do governo no período, ou seja, permitir a verificação das reservas poupadas pelo governo para reduzir suas dívidas.
  • C. Acrescentar ao valor nominal os valores pagos e recebidos de juros junto ao sistema financeiro.
  • D. Verificar as necessidades de financiamento e pagamento de juros do setor público pelo conceito de caixa.
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A Lei n. 8.666, de 1993, regulamenta a Constituição Federal de 1988 e institui normas para licitações e contratos da Administração Pública. Segundo o que ela estabelece, subordinam-se a seu regime:
  • A. os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, excetuando-se a administração direta.
  • B. os fundos especiais, as organizações religiosas, as autarquias, as fundações, as associações, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e entidades apoiadas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, além dos órgãos da administração direta.
  • C. os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades apoiadas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, excetuando-se a administração direta.
  • D. os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, além dos órgãos da administração direta.
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O projeto ético-político do serviço social é fruto de lutas travadas no interior da profissão com vistas à afirmação da direção social assumida hegemonicamente. Compreendese que esse projeto é composto de elementos que se constituem em mediações privilegiadas, formulando, entre outros componentes,
  • A. um conjunto de ações que possibilitam afirmar o exercício profissional na perspectiva da garantia de direitos.
  • B. parâmetros de atuação profissional que se estabelecem no movimento que a profissão faz internamente.
  • C. um conjunto de referências técnicas, teóricas, éticas e políticas para o exercício profissional do assistente social.
  • D. condicionalidades que se constituem dialeticamente nas atribuições privativas e competências profissionais.
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