Questões da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)

Em relação à inclusão de imagens utilizando CSS, assinale a alternativa CORRETA.
  • A.

    É possível transformar a imagem com efeitos de escala, rotação, translação e distorção angular (skew). O código abaixo exemplifica isto: img {

    -webkit-transform: scale(1.5) skew(30deg); /*webkit*/

    -moz-transform: scale(1.5) skew(30deg); /*gecko*/

    -o-transform: scale(1.5) skew(30deg); /*opera*/ transform: scale(1.5) skew(30deg); /*browsers sem prefixo*/

    }

  • B.

    Existe a possibilidade de inclusão de imagens, mas sem alterações que deformem a imagem. O exemplo abaixo demonstra somente as operações possíveis: img {

    -webkit-transform: scale(1.5) translate(1.5) /*webkit*/

    -moz-transform: scale(1.5) translate (1.5) /*gecko*/

    -o-transform: scale(1.5) translate (1.5) /*opera*/ transform: scale(1.5) translate (1.5) /*browsers sem prefixo*/

    }

  • C.

    As alterações na imagem dependem sempre da definição de uma origem, não há como ativar estas operações sem antes definir o ponto de referência, que é feito da seguinte forma: img {

    transform-origin: X10px Y10px; }

    Repare que não há necessidade de indicar qual o motor de layout.

  • D.

    As alterações na imagem são em relação a uma origem ou referência. Como padrão sempre ocorrem tendo como âncora o centro da imagem. O código abaixo exemplifica a definição da âncora: img {

    -webkit-transform-origin: X10px Y10px Z10px; /* para webkit */

    -moz-transform-origin: X10px Y10px Z10px; /* para webkit */

    -o-transform-origin: X10px Y10px Z10px; /* para webkit */ transform-origin: X10px Y10px Z10px; /* para webkit */

    }

  • E.

    As alterações na imagem são em relação a uma origem, ou referência. Como padrão sempre ocorrem tendo como âncora o centro da imagem. O código abaixo exemplifica a definição da âncora: img {

    transform-origin: X10px Y10px Z10px;

    }

    Repare que não há necessidade de indicar qual o motor de layout.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Avalie as assertivas referentes ao regime jurídico dos bens no Código Civil Brasileiro e, depois, assinale a alternativa CORRETA.

I. As edificações que forem separadas do solo para remoção a outro local, mas conservem a sua unidade, não perdem o caráter de imóveis.

II. O direito à sucessão aberta é considerado bem móvel para efeitos legais.

III. Apesar de ainda não separados do bem principal, os frutos e produtos podem ser objeto de negócio jurídico.

IV. O complexo de relações jurídicas, de uma pessoa, dotadas de valor econômico, constitui universalidade de fato.

V. Não se consideram benfeitorias os melhoramentos ou acréscimos sobrevindos ao bem sem a intervenção do proprietário, possuidor ou detentor.

  • A. Apenas as assertivas I, II, III estão corretas.
  • B. Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
  • C. Apenas as assertivas I, III e V estão corretas.
  • D. Apenas as assertivas II, IV e V estão corretas.
  • E. Apenas as assertivas III, IV e V estão corretas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A Síntese da Informação é normalmente descrita na literatura científica da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, composta por algumas etapas para a concretização do tratamento da informação. Sob esse contexto, leia:

I. Uma vez identificadas as partes mais significativas tematicamente, aplica-se ao documento um conjunto de categorias conceituais, visando à construção de enunciados do assunto.

II. Leitura técnica do documento, em que o bibliotecário adentra na estrutura do documento, valendo-se de um conjunto de estratégias metacognitivas.

III. Ocorre a redução do documento original a um microdocumento como, por exemplo, o resumo.

IV. Os enunciados do assunto são categorizados em principais, secundários e periféricos, e ordenados logicamente, tendo como parâmetros a estrutura, a função e os usos.

V. Ocorre a tradução do conteúdo temático do documento em linguagem de indexação.

A ordem das etapas da Análise da Informação está CORRETA apenas em

  • A. IV, III, V.
  • B. I, III, V.
  • C. II, V.
  • D. IV, V.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando as informações feitas no trecho de reportagem que segue, responda ao que se pede com a alternativa que esteja conceitualmente CORRETA e melhor associada ao que se apresenta no texto.

Adequação de legislação para formalizar práticas empresariais faz parte do processo gerencial porque

  • A. numa perspectiva sistêmica, as organizações podem interferir em seu ambiente, embora ele não exerça muita influência em suas decisões internas.
  • B. numa perspectiva sistêmica, os agentes reguladores definem as regras de atuação das organizações em determinado ambiente sem possibilidade de terem suas decisões afetadas pelas ações delas.
  • C. numa perspectiva sistêmica, o ambiente das organizações pode tanto impor condutas empresariais como sofrer mudanças em função do papel das organizações.
  • D. numa perspectiva sistêmica, apenas as grandes organizações podem impactar o ambiente em que atuam, modificando normas e atuações.
  • E. numa perspectiva sistêmica, esse tipo de coisa pode acontecer, mas apenas se houver algum tipo de interesse político envolvido.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sobre atos administrativos, examine as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

I. O vício de forma consiste na omissão ou na observância incompleta ou irregular de formalidades indispensáveis à existência ou seriedade do ato.

II. O atributo da executoriedade, ou também chamado de autoexecutoriedade, permite à Administração Pública executar materialmente os seus próprios atos em situações legalmente previstas ou quando se tratar de medida urgente.

III. Constatada a realização de um ato administrativo com fim diverso daquele preceituado pela lei, o ato administrativo deverá ser invalidado com base na teoria dos motivos determinantes.

IV. Para a regularidade de um ato revocatório, é indispensável que o ato revogado seja válido e perfeito.

  • A. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • B. Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
  • C. Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
  • D. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
  • E. Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Uma das contribuições de Edward Deming para as competências da Gestão da Qualidade é a relação dos 14 princípios propostos norteadores da qualidade, por exemplo: “Não dependa da inspeção para atingir a qualidade. Incorpore qualidade desde o começo”. Com base nos 14 princípios de Deming, avalie as questões a seguir e assinale a alternativa que contempla apenas princípios propostos por Deming.
  • A. Aperfeiçoar constante e continuamente todo o processo de planejamento, produção e serviço, com o objetivo manter a produtividade e possibilitar o aumento do preço.
  • B. Adotar e estabelecer liderança para implementar monitoramento e controle do trabalho das pessoas, visando a aumentar a produtividade e reduzir custos.
  • C. Remover barreiras que privam as pessoas de orgulho no trabalho.
  • D. Promover a especialização das atividades das pessoas para que possam ser progressivamente mais produtivas, agrupando-as em departamentos especializados e autônomos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Assim como Juran e Feigenbaum, W. Edwards Deming tornou-se um dos mais reconhecidos e influentes pioneiros da qualidade, especialmente no Japão e, mais tarde, nos EUA. Sobre os princípios de Qualidade que foram propostos por Deming, assim como o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), avalie as afirmações a seguir.

I. Um dos quatorze princípios propostos por Deming apresenta o direcionamento para que não se dependa do processo de verificação e validação para o atingimento da qualidade.

II. Um dos quatorze princípios propostos por Deming apresenta o direcionamento para que se institua treinamento no próprio local de trabalho.

III. No ciclo PDCA, a fase Plan pode incluir a identificação do problema, a investigação de causas raízes e a proposição e planejamento de soluções.

IV. No ciclo PDCA, a fase Do é responsável pela atuação sobre os desvios observados para corrigi-los. Se necessário, faz o replanejamento das ações de melhoria.

É CORRETO apenas o que se afirma em

  • A. II e III.
  • B. I e III.
  • C. IV.
  • D. III e IV.
  • E. I e II.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Em organização industrial o estudo da inovação e seu impacto na economia e nas empresas tem sido cada vez mais importante para a compreender a dinâmica empresarial e setorial. Considerada como um dos principais fatores de competitividade empresarial, a inovação se faz presente nas empresas em variadas formas. Sobre os quatro tipos de inovação que as empresas podem adotar, analise as afirmações a seguir.

I. Inovação de Processo: quando uma empresa implementa um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado, como a introdução de novos equipamentos de automação na linha de produção.

II. Inovação Organizacional: caracteriza-se pela implementação de um novo método de organização empresarial, como as situações de fusões e aquisições.

III. Inovação de Produto: quando uma empresa introduz um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado, como melhorias significativas na forma de oferecer um serviço.

IV. Inovação de Marketing: caracteriza-se pela implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção de um produto, embalagem, posicionamento ou promoção.

É CORRETO apenas o que se afirma em

  • A. I, III e IV.
  • B. I e III.
  • C. II, III e IV.
  • D. II e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Em qual dos trechos a seguir, retirados do texto, há uma INADEQUAÇÃO de regência verbal, tomadas as normas da gramática tradicional como padrão de correção?
  • A. [...] Édipo acabou tornando-se rei de Tebas [...].
  • B. [...] que se inicia na infância e termina na decadência da velhice [...].
  • C. [...] por serem incapazes de responder a uma pergunta tão elementar.
  • D. Talvez eles não lembrassem mais da infância [...].
  • E. [...] cujas águas seriam capazes de rejuvenescer aqueles que as bebessem.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma de análise e programação de sistemas presente em diversas linguagens de programação. Considerando os conceitos de POO aplicado em JAVA, analise as assertivas a seguir.

I. O construtor de uma classe é um método executado automaticamente quando um objeto dessa classe é instanciado.

II. O Java permite a herança múltipla de classes, em que uma subclasse realiza a herança de duas ou mais superclasses.

III. O Java permite a implementação de múltiplas interfaces, em que uma classe implementa duas ou mais interfaces.

IV. O Java permite que as classes abstratas possuam métodos concretos.

V. Todas as classes em Java derivam da classe Object.

Estão CORRETAS apenas as assertivas:

  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, II e V.
  • D. II e III.
  • E. I, II, III e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: