Questões da IFB - Instituto Federal Brasilia

Com relação a Algoritmos e Estrutura de Dados, segundo Farrer (1999), dadas as afirmações, abaixo:

I) Denomina-se expressão aritmética aquela cujos operadores são aritméticos e cujos operandos são constantes ou variáveis do tipo numérico.

II) Uma expressão relacional é uma comparação realizada entre dois valores, independentemente de seu tipo básico. Estes valores são representados na relação através de constantes, variáveis ou expressões aritméticas.

III) E, OU e NÃO são conectivos usados na formação de novas proposições nas expressões lógicas.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

  • A. Estão corretas apenas as afirmativas I e II
  • B. Estão corretas apenas as afirmativas II e III
  • C. Estão corretas apenas as afirmativas I e III
  • D. Estão corretas as afirmativas I, II e III
  • E. Estão incorretas as afirmativas I, II e III
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Sobre Eugênio Barba, seus procedimentos e pensamento, considere as afirmações a seguir.

I) É diretor do “Odin Teatret”, fundador da ISTA (International School of Theatre Anthropology), autor de “A Arte Secreta do Ator” e “Canoa de Papel” e criador da Antropologia Teatral.

II) Acredita que a partiturização e as sequências fixas de movimento são um caminho para novas descobertas.

III) Acredita que o ator não deve dedicar-se à técnica, pois esta acaba com a espontaneidade.

IV) Postula que o ator precisa dilatar o seu corpo para estar em cena.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II
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Com relação a Algoritmos e Estrutura de Dados, segundo Farrer (1999), assinale a alternativa INCORRETA:
  • A. Uma constante é um determinado valor fixo que não se modifica ao longo do tempo, durante a execução de um programa.
  • B. Uma variável corresponde a uma posição de memória, cujo conteúdo pode variar ao longo do tempo durante a execução de um programa.
  • C. Uma variável corresponde a uma posição de memória, cujo conteúdo pode variar ao longo do tempo durante a execução de um programa.
  • D. Um valor do tipo literal pode assumir sequência de caracteres, como letras e números, exceto símbolos especiais.
  • E. Toda variável é identificada por um nome ou identificador, o qual deve ser formado por um ou mais caracteres, sendo que o primeiro deve, obrigatoriamente, ser uma letra, e os caracteres seguintes, letras ou dígitos, não sendo permitido o uso de símbolos especiais.
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Sobre o Teatro no Período Renascentista considere as seguintes afirmações.

I) No contexto de consolidação das nações e luta pela sua autonomia em relação à igreja, a dramaturgia volta-se para as conquistas estatais.

II) A ideia de hibris (excesso) e catarse (purificação através do sofrimento) de Aristóteles são utilizadas para justificar a presença do horror na encenação de fatos históricos.

III) Os atores passam a ter que se adaptar às regras da perspectiva e harmonia.

IV) Perde-se o interesse pelo elemento visual da cena.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II
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Sobre a consolidação do Teatro enquanto uma poética autônoma em relação à literatura dramática e as diversas contribuições, pode-se dizer que:

I) Coupeau, Jouvet, Pitöeff, Dullin, Baty e Vilar foram designados de “zeladores do texto”, pois o tinham como lugar de uma verdade a ser revelada, que encenação não poderia ofuscar. Ainda assim, atuaram na direção da renovação da arte da representação, quando propuseram o “palco nu” para o texto “respirar”;

II) Tadeusz Kantor retoma o conceito de Supermarionete de Gordon Craig, desenvolvendo-o em favor de suas ideias sobre o que chamou “Teatro da Morte”;

III) Barthes nos anos 60 defende que o texto é polissêmico (permite múltiplas interpretações e não a representação de uma verdade), fornecendo apoio teórico para a experimentação da multiplicidade de formas cênicas e para o procedimento que se nomeou “desconstrução” do texto dramático;

IV) No percurso de consolidação da poética teatral durante o Século XX, prevaleceu a ideia de que o texto dramático precisa ser compreendido para ser encenado.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II
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Sobre a consolidação do teatro como poética autônoma em relação à literatura dramática durante o Século XX, considere as assertivas abaixo.

I) Bob Wilson com “Quartett” e “Hamlet”, Vitez com com “Andrômaca” e “Electra”; Peter Stein com “Agamemnon”; Frank Castorf com “Medeia”; Romeu Castellucci com “Oréstia” e “Julio César”: são exemplos de encenadores que desconstroem o texto dramático em função da autonomia da cena teatral.

II) Um dos importantes atores dos espetáculos de Peter Brook é Yoshi Oida, autor dos livros “O Ator Invisível” e “O Ator Errante”.

III) Em cenas de “A Tempestade” (Brook, 1990) podemos ver Yoshi Oida acentuando o desenho do movimento a título de conduzir o foco do espectador.

IV) Com um grupo híbrido de atores, diferentes formações e nacionalidades, Pina Bausch dirige montagens que marcaram a História do Teatro, como Mahabharata.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II
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O século XX assistiu à consolidação da cena teatral como uma poética autônoma em relação à literatura dramática. Houve nomes importantes, cada qual com o seu projeto estético e contribuição. Neste percurso, pode-se dizer que:

I) Meyerhold estudou modalidades diferentes de treinamento e partiturização atorais, formalizando “princípios que retornam” e organizando-os no que chamou “Antropologia Teatral”.

II) Eugênio Barba conta com um procedimento de treinamento atoral chamado Biomecânica. Uma marcante montagem, onde a estética deste procedimento aparece, é “O Inspetor Geral”.

III) Fundado por Judith Malina e Julian Beck nos EUA, nos anos 60 o “Living Theatre” tornouse um dos grupos mais importantes do mundo, com peças que circularam em mais de 40 países.

IV) No espetáculo “Paradise Now”, do “Living Theatre”, a repetição dos movimentos do coro em disposição circular evoca a visualidade de um ritual, reforçada pela repetição dos sons e gestos. Frases como to be free reforçam a ideia de libertação que o espetáculo veiculava.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II
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Sobre o “Teatro do Absurdo” pode-se afirmar que:

I) O termo surgiu com Martin Esslin, crítico inglês que assim designou obras de Ionesco, Beckett e Adamov, articulando-as com a literatura de Albert Camus, cujo “absurdo” era um mote recorrente.

II) Destacam-se, enquanto influências para o Teatro do Absurdo: os mimodramas que atravessam a Idade Média com os saltimbancos e bobos, a Comédia dell’Arte, o Music Hall, o Vaudeville e as chamadas comédias nonsense, além de James Joyce, Franz Kafka, Chaplin, Buser Keaton, Alfred Jarry.

III) São obras de Samuel Beckett: A Cantora Careca, As Cadeiras, O rinoceronte, A Lição.

IV) São obras de Eugene Ionesco: Esperando Godot, Fim de Jogo, Última Gravação de Krapp, Dias Felizes, Não Eu.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II
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Sobre o Teatro Antigo Greco-romano pode-se afirmar que:

I) Na tragédia Édipo Rei, de Sófocles, Édipo assassina o pai e se casa com a própria mãe, realizando a maldição que recaíra sobre ele.

II) Em Antígona, de Sófocles, ao lutar pelas honras fúnebres do irmão Polinices, Antígona desafia o rei Creontes e é emparedada viva.

III) Os Persas, de Ésquilo, retrata o desespero de Atossa, mãe de Xerxes, rei derrotado da Pérsia. Em suas oferendas e com a ajuda de um coro de anciãos, ela roga aos deuses, invocando o falecido marido Dario.

IV) Em Medeia de Ésquilo, Medeia mata os filhos para vingar-se de Jasão, que a abandonou.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II
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Alguns conceitos básicos de classes e objetos apresentados em Barnes e Kölling (2009) são descritos no texto a seguir:

Os objetos são criados a partir de ____________ . A classe descreve o tipo do ____________ ; os objetos representam instanciações individuais da ____________ . Podemos nos comunicar com objetos invocando seus métodos. O cabeçalho de um método é chamado ____________ e fornece informações necessárias para invocar o método. O ____________ de um objeto é representado pelos valores armazenados em seus ____________ . Os ____________ permitem que cada objeto seja configurado adequadamente quando ele é criado. Os ____________ implementam o comportamento dos objetos.

As palavras que completam CORRETAMENTE, na ordem apresentada, as lacunas do texto acima são:

  • A. valores; programa; variável; assinatura; comportamento; campos; construtores; métodos
  • B. classes; objeto; classe; assinatura; estado; campos; construtores; métodos
  • C. classes; programa; classe; invocação; conceito; campos; retornos; métodos
  • D. programas; objeto; classe; retorno; estado; retornos; construtores; classificadores
  • E. valores; objeto; variável; assinatura; comportamento; campos; construtores; classificadores
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