Questões da DRH / UFES

Encontre Questões da Banca DRH / UFES com o filtro abaixo,

Observe a figura a seguir.

Na linha 1, o texto é mostrado em duas linhas e na célula selecionada a linha única de texto está mostrada na parte superior da célula. Para se conseguir isto,

  • A. não é necessário fazer nada, pois é a configuração padrão.
  • B. é necessário entrar com quebra de linha após as palavras média e prova pressionando-se a tecla Enter
  • C. é necessário entrar com quebra de linha após as palavras média e prova, pressionando-se simultaneamente as teclas Enter e Ctrl
  • D. é necessário selecionar a opção Células do menu Formatar e na janela que surgir, selecionar a aba Alinhamento e então ativar a opção Quebrar Texto Automaticamente e selecionar a opção Superior para o Vertical.
  • E. é necessário clicar o botão direito do mouse sobre a célula. No menu que surgir, selecionar a opção Quebrar Texto Automaticamente. Repetir o processo para selecionar a opção Alinhar acima.
Sua resposta é:

Na parte inferior da janela do Excel, aparecem as abas que indicam as planilhas, como mostrado abaixo.

Analise as ações:

1) Clicar duas vezes na aba e então digitar o nome desejado.

2) Clicar duas vezes na aba e na janela que surgir, digitar o nome desejado.

3) Clicar com o botão direito a aba e selecionar a opção Renomear no menu quer surgir, e então digitar o nome desejado.

4) Clicar com o botão direito a aba e selecionar a opção Propriedades no menu que surgir. Na janela que surgir, digitar o nome desejado no campo Nome.

5) Selecionar a opção Renomear planilha... do menu Editar e então digitar o nome desejado.

Qual é a opção CORRETA?

  • A. Todas as ações levam à mudança de nome.
  • B. Apenas a ação 1 funciona.
  • C. Apenas as ações 1 e 3 funcionam.
  • D. Apenas as ações 1,3 e 5 funciona.
  • E. Nenhuma das ações funciona, pois os nomes são fixos.
Sua resposta é:

Em muitos textos, principalmente relativos à Matemática, é necessário o uso repetido de sobrescrito e subscrito. A configuração padrão do Word não tem esses ícones na barra de ferramentas como mostrado abaixo.

Como fazer com que, esses ícones apareçam, nesta posição, nessa barra de ferramentas?

  • A. Clicar duas vezes sobre a barra de ferramentas e na janela que surgir, ativar as opções relativas aos ícones Sobrescrito e Subscrito.
  • B. Selecionar a opção Barra de Ferramentas do menu Exibir e selecionar a barra Formatação. Na janela que surgir, ativar as opções relativas aos ícones Sobrescrito e Subscrito.
  • C. Clicar com o botão direito do mouse sobre a barra e selecionar o opção Personalizar. Na janela que surgir, ativar as opções relativas aos ícones Sobrescrito e Subscrito.
  • D. Clicar com o botão direito do mouse sobre a barra e selecionar a opção Personalizar. Na janela que surgir, clicar sobre Reorganizar comandos..., selecionar então a barra de ferramentas Formatação, adicionar os ícones e movê-los para a posição desejada.
  • E. Clicar com o botão direito do mouse sobre a barra e selecionar o opção Personalizar. Na janela que surgir, ativar as opções relativas aos ícones Sobrescrito e Subscrito. Depois clicar com o botão direito sobre os ícones e movê-los para a posição desejada.
Sua resposta é:

Deseja-se fazer uma planilha Excel que calcule a média parcial e a média final dos alunos de uma turma como mostrado abaixo. Deve ser observado que a ausência de uma nota equivale a uma nota zero.

Qual fórmula deve ser usada na célula selecionada?

  • A. =MÉDIA(B2:C2)
  • B. =SOMA(B2:C2)/CONTAR(B2:C2)
  • C. =MÉDIAA(B2:C2)
  • D. =SOMA(B2:C2)/CONTAR.NÚM(B2:C2)
  • E. =SOMA(B2:C2)/COLS(B2:C2)
Sua resposta é:

A Lei Federal no. 5.991 de 17 de dezembro de 1973, a qual dispõe sobre o Controle Sanitário do Comércio de Drogas, Medicamentos, Insumos Farmacêuticos e Correlatos, adota os seguintes conceitos:

  • A. Insumo Farmacêutico - droga ou matéria-prima aditiva ou complementar de qualquer natureza, destinada a emprego em medicamentos, quando for o caso, e seus recipientes
  • B. Correlato - a substância, produto, aparelho ou acessório não enquadrado nos conceitos anteriores, cujo uso ou aplicação esteja ligado à defesa e proteção da saúde individual ou coletiva, à higiene pessoal ou de ambientes, ou a fins diagnósticos e analíticos, os cosméticos e perfumes, e, ainda, os produtos dietéticos, óticos, de acústica médica, odontológicos e veterinários
  • C. Laboratório oficial - o laboratório do Ministério da Saúde ou congênere da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, com competência delegada através de convênio ou credenciamento, destinado à análise de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos
  • D. Farmácia - estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica
  • E. Todas as sentenças acima são verdadeiras.
Sua resposta é:

A Lei Federal no. 6.437, de 20 de agosto de 1977, descreve infrações à legislação sanitária federal, estabelecendo as sanções aplicáveis aos atos. Nesse contexto, é verdadeiro afirmar que, EXCETO:

  • A. As infrações sanitárias são classificadas como leves, aquelas em que o infrator seja beneficiado por circunstância atenuante, graves, aquelas em que for verificada uma circunstância agravante, ou gravíssimas, aquelas em que seja verificada a existência de duas ou mais circunstâncias agravantes.
  • B. Para a imposição da pena e a sua graduação, a autoridade sanitária levará em conta as circunstâncias atenuantes e agravantes, a gravidade do fato, tendo em vista as suas consequências para a saúde pública, bem como os antecedentes do infrator quanto às normas sanitárias.
  • C. A pena conferida às infrações sanitárias de instalar ou manter em funcionamento consultórios médicos, odontológicos e de pesquisas clínicas, clínicas de hemodiálise, bancos de sangue, de leite humano, de olhos, e estabelecimentos de atividades afins, institutos de esteticismo, ginástica, fisioterapia e de recuperação, balneários, estâncias hidrominerais, termais, climatéricas, de repouso, e congêneres, gabinetes ou serviços que utilizem aparelhos e equipamentos geradores de raios X, substâncias radioativas, ou radiações ionizantes e outras, estabelecimentos, laboratórios, oficinas e serviços de óticas, de aparelhos ou materiais óticos, de prótese dentária, de aparelhos ou materiais para uso odontológico, ou explorar atividades comerciais, industriais, ou filantrópicas, com a participação de agentes que exerçam profissões ou ocupações técnicas e auxiliares relacionadas com a saúde, sem licença do órgão sanitário competente ou contrariando o disposto nas demais normas legais regulamentares pertinentes, consiste em advertência, intervenção, interdição, cancelamento da licença e/ou multa.
  • D. São infrações sanitárias construir, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, laboratórios de produção de medicamentos, drogas, insumos, cosméticos, produtos de higiene, dietéticos, correlatos, ou quaisquer outros estabelecimentos que fabriquem alimentos, aditivos para alimentos, bebidas, embalagens, saneantes e demais produtos que interessem à saúde pública, sem registro, licença e autorizações do órgão sanitário competente ou contrariando as normas legais pertinentes, sendo a pena instruída por advertência, apreensão, inutilização, interdição, cancelamento do registro, e/ou multa.
  • E. A apreensão do produto ou substância consistirá na colheita de amostra representativa do estoque existente, a qual, dividida em três partes, será tornada inviolável, para que se assegurem as características de conservação e autenticidade, sendo uma delas entregue ao detentor ou responsável, a fim de servir como contraprova, e as duas outras imediatamente encaminhadas ao laboratório oficial, para realização das análises indispensáveis.
Sua resposta é:
Questões de Farmácia Geral
Ano: 2011 Banca: DRH / UFES Concurso: UFES/ES, Cargo: Farmacêutico

Analise as sentenças abaixo e aponte a alternativa CORRETA.

  • A. A absorção configura o parâmetro farmacocinético que descreve a taxa com que o fármaco deixa o sítio em que foi administrado e vence a circulação sanguínea, bem como considera a magnitude de ocorrência do referido fenômeno.
  • B. É acurado considerar a placenta como uma barreira farmacológica.
  • C. Medicamentos administrados por via endovenosa são absorvidos de modo mais rápido e eficiente quando comparado às demais vias de administração de medicamentos.
  • D. O volume de distribuição aparente de um fármaco é definido como o volume necessário para conter a quantidade da substância homogeneamente na concentração encontrada no sangue, no plasma ou no tecido adiposo.
  • E. Em regime terapêutico baseado na administração de doses intermitentes, a dose de manutenção equivale ao produto da taxa de administração do medicamento pelo intervalo entre as doses, sendo estes inversamente proporcionais ao tempo de meia-vida do mesmo.
Sua resposta é:
Questões de Farmácia Geral
Ano: 2011 Banca: DRH / UFES Concurso: UFES/ES, Cargo: Farmacêutico

Em relação às boas práticas de armazenamento de medicamentos e correlatos analise as afirmativas a seguir:

I - a sala destinada ao armazenamento de medicamentos deve apresentar condições ideais de temperatura, umidade e iluminação, a fim de evitar alterações na composição destes.

II - ao armazenar medicamentos deve-se zelar pela sua integridade, proporcionando sua perfeita identificação e visualização quanto ao nome do produto, lote e prazo de validade.

III - deve-se sempre dispensar primeiro o medicamento, solução parenteral de grande volume (SPGV) e correlatos que tiverem a menor validade.

IV - por prevenção e segurança, ao estocar SPGV deve-se evitar deixá-los muito afastados do solo e respeitar o limite máximo de empilhamento de caixas, independente do produto a ser estocado.

Assinale:

  • A. Se apenas I e III estão corretas
  • B. Se apenas II e IV estão corretas
  • C. Se apenas I, III e IV estão corretas
  • D. Se apenas II, III e IV estão corretas
  • E. Se todas estão corretas.
Sua resposta é:
Questões de Farmácia Geral
Ano: 2011 Banca: DRH / UFES Concurso: UFES/ES, Cargo: Farmacêutico

Analise criteriosamente as afirmativas abaixo e assinale aquela de conteúdo FALSO.

  • A. A Atenção Farmacêutica é uma das entradas do sistema de Farmacovigilância, ao identificar e avaliar problemas/riscos relacionados à segurança, à efetividade e aos desvios da qualidade de medicamentos, por meio do acompanhamento/seguimento farmacoterapêutico ou outros componentes da Atenção Farmacêutica. Isto inclui a documentação e a avaliação dos resultados, gerando notificações e novos dados para o Sistema, por meio de estudos complementares.
  • B. A Atenção farmacêutica é um modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica. Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e coresponsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades bio-psico-sociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde (Resolução RDC nº67, de 08 de outubro de 2007).
  • C. O manejo dos resíduos de serviços de saúde nas fases de acondicionamento, identificação, armazenamento temporário e destinação final, será tratado segundo a classificação dos resíduos. Observa-se, a exemplo, o grupo A1 congrega culturas e estoques de microrganismos resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os hemoderivados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética e o grupo A5, órgãos, tecidos, fluidos orgânicos, materiais perfurocortantes ou escarificantes e demais materiais resultantes da atenção à saúde de indivíduos ou animais, com suspeita ou certeza de contaminação com príons.
  • D. Assistência farmacêutica: conjunto de ações e serviços relacionado com o medicamento destinado a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos (Resolução RDC nº67, de 08 de outubro de 2007).
  • E. Pode-se considerar que as afirmativas A e D são verdadeiras, enquanto que as sentenças B e C são falsas.
Sua resposta é:
Questões de Farmácia Geral
Ano: 2011 Banca: DRH / UFES Concurso: UFES/ES, Cargo: Farmacêutico

A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva a deformidade e destruição das articulações em virtude de erosões ósseas e da cartilagem. Afeta mulheres duas a três vezes mais do que homens e sua prevalência aumenta com a idade. Em geral, a AR acomete grandes e pequenas articulações em associação com manifestações sistêmicas como: rigidez matinal, fadiga e perda de peso. Quando envolve outros órgãos, a morbidade e a gravidade da doença são maiores, podendo diminuir a expectativa de vida em cinco a dez anos. Com a progressão da doença, os pacientes com AR desenvolvem incapacidade para realização de suas atividades tanto de vida diária como profissional, com impacto econômico significativo para o paciente e para a sociedade. Em relação ao tratamento da AR, é CORRETO administrar:

  • A. adalimumabe, 150 mg por via subcutânea por semana
  • B. infliximabe, em infusão contínua por via intravenosa, 100 mg/kg a cada 8 semanas
  • C. etanercept, 25 mg por via subcutânea 2 vezes por semana
  • D. leflunomida, durante 6 meses, 200 mg/dia durante 3 dias, seguido de tratamento de manutenção com 10 mg/dia
  • E. todas as sentenças acima estão corretas.
Sua resposta é: