Questões da COTEC - Comissão Técnica Concursos - UNIMONTES

Encontre Questões da Banca COTEC - UNIMONTES com o filtro abaixo,

Questões de Educação Física Geral
Ano: 2015 Banca: COTEC - UNIMONTES Concurso: Prefeitura de Patis - MG, Cargo: Professor de Educação Física

A demonstração e a instrução verbal são amplamente usadas para comunicar ao praticante como desempenhar uma habilidade motora. Nesse contexto, o uso de pistas verbais tem relevante destaque. Sobre as pistas verbais, é INCORRETO afirmar:

  • A. Chamam a atenção da pessoa para a informação reguladora importante no desempenho da habilidade.
  • B. Têm como característica o uso de poucas palavras.
  • C. Normalmente, usam frases maiores, destacando os pontos mais importantes da habilidade.
  • D. Devem ser cuidadosamente cronometradas para preparar o desempenho, sem interferir nele.
Sua resposta é:

Considerando-se o imposto de competência do Município incidente sobre serviços de qualquer natureza, não compreendidos no âmbito da incidência do imposto estadual – ICMS –, é CORRETO afirmar que a fixação de suas alíquotas máximas e mínimas é matéria que a Constituição Federal atribui

  • A. à resolução do Senado Federal.
  • B. à lei complementar.
  • C. à lei ordinária.
  • D. ao decreto legislativo do Congresso Nacional.
Sua resposta é:
Questões de Medicina Geral
Ano: 2015 Banca: COTEC - UNIMONTES Concurso: Prefeitura de Patis - MG, Cargo: Médico ESF

Já são muitas as evidências científicas acumuladas sobre os efeitos benéficos do aleitamento materno, tanto para a criança quanto para a mãe, a família e a sociedade em geral. Em relação aos argumentos em favor do aleitamento materno, é INCORRETA a afirmativa:

  • A. Já está bem estabelecida a associação entre aleitamento materno e redução na prevalência do câncer de mama, do câncer de ovário e do diabetes tipo 2 nas mulheres que amamentam.
  • B. O efeito protetor do leite materno contra diarreia não diminui quando qualquer líquido ou sólido, incluindo água e chás, é adicionado à alimentação da criança.
  • C. Os benefícios conferidos pelo leite materno são mais evidentes na população de menor nível socioeconômico.
  • D. Amamentar exclusivamente nos primeiros seis meses de vida pode evitar ou diminuir a chance, a longo termo, de asma e atopia.
Sua resposta é:
Questões de Educação Física Geral
Ano: 2015 Banca: COTEC - UNIMONTES Concurso: Prefeitura de Patis - MG, Cargo: Professor de Educação Física

As proposições I, II e III trazem informações gerais a respeito do feedback. Analise-as.

I - Fornece informação a respeito das características do movimento, que conduzem ao resultado do movimento ou ao desempenho da habilidade.

II - Fornecido enquanto a pessoa está executando um movimento ou desempenhando uma habilidade.

III - Fornece informação sobre o resultado de um movimento ou desempenho de uma habilidade.

Acerca das proposições apresentadas, é CORRETO afirmar:

  • A. I refere-se ao conhecimento de resultados; II refere-se ao feedback aumentado terminal; e III refere-se ao conhecimento de desempenho.
  • B. I caracteriza o feedback aumentado resumido; II refere-se conhecimento de resultados; e III caracteriza o conhecimento de desempenho.
  • C. I refere-se ao conhecimento do desempenho; II refere-se ao feedback aumentado concomitante; e III refere-se ao conhecimento de resultados.
  • D. I caracteriza o feedback intrínseco à tarefa, II refere-se ao feedback aumentado terminal e III refere-se ao feedback aumentado concomitante.
Sua resposta é:
Questões de Medicina Geral
Ano: 2015 Banca: COTEC - UNIMONTES Concurso: Prefeitura de Patis - MG, Cargo: Médico ESF

O monitoramento do crescimento da criança faz parte do elenco de ações básicas na atenção integral a esse grupo populacional, consistindo o estado nutricional um excelente indicador da saúde global da criança. Em relação aos índices utilizados para o monitoramento do crescimento da criança, é INCORRETA a afirmativa:

  • A. O baixo peso ao nascer e o ganho ponderal insuficiente no período neonatal têm sido associados à ocorrência de doenças crônicas em adultos.
  • B. Um déficit no índice comprimento ou altura/idade indica um processo de longa duração, podendo representar um problema que se instalou no passado e que pode ainda estar presente.
  • C. O índice peso/idade é de grande utilidade na identificação de um processo de desvio de crescimento e da fase em que esse processo ocorreu.
  • D. O ministério da Saúde preconiza a realização da antropometria em todas as consultas de rotina das crianças: primeira semana de vida, 1º, 2º, 4º, 6º, 9º, 12º, 18º e 24º meses e anualmente, após os dois anos.
Sua resposta é:
Questões de Educação Física Geral
Ano: 2015 Banca: COTEC - UNIMONTES Concurso: Prefeitura de Patis - MG, Cargo: Professor de Educação Física

Na tentativa de entender toda a complexidade do comportamento motor, diferentes abordagens foram surgindo e compondo o que conjuntamente denomina-se de Teoria da Ação. A esse respeito, leia o fragmento de texto abaixo.

“À medida que se varia o ângulo da articulação, varia a tensão, tanto no agonista como no antagonista. Contudo, em determinado ângulo, essa tensão é semelhante”.

Sobre o fragmento de texto apresentado, é CORRETO afirmar:

  • A. Caracteriza a abordagem do ponto de equilíbrio.
  • B. Remete-nos claramente à abordagem dos sistemas dinâmicos.
  • C. Traz a ideia central da abordagem de Bernstein.
  • D. Resumidamente, exemplifica a ideia norteadora da abordagem percepção-ação.
Sua resposta é:
Questões de Pedagogia Geral
Ano: 2015 Banca: COTEC - UNIMONTES Concurso: Prefeitura de Patis - MG, Cargo: Analista Educacional

Analisando resultados das avaliações sistêmicas da Educação Básica no Brasil, determinada autora elabora a seguinte pergunta: “Se os diferentes estudos realizados há pouco mais de vinte anos de avaliação sistêmica da Educação Básica apontam, entre outros fatores, “boas práticas pedagógicas”, “professores comprometidos e qualificados” e “gestão democrática” como componentes fundamentais para reverter a trajetória de fracasso de nossas escolas, como tornar isso realidade pela política pública?

I - Através da manutenção e reforçamento do trabalho educacional como simples fator de produção e reprodução de conteúdos.

II - Pela retomada da construção da identidade dos profissionais da educação, como cidadãos e como educadores.

III - Pela revalorização da tradição de ensino de conteúdos curriculares básicos imprescindíveis para formação de identidades individuais e sociais seguras.

IV - Faz-se necessário que os profissionais de escolas e de Secretarias de Educação compreendam os dados e informações produzidos pelas avaliações, saibam o que significam e implementem ações para otimizar sua utilização em favor da melhoria da educação.

Para a pergunta acima citada, estão CORRETAS as afirmativas dos incisos

  • A. II e III, apenas.
  • B. I, II, III e IV
  • C. I, II, e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
Sua resposta é:
Questões de Educação Física Geral
Ano: 2015 Banca: COTEC - UNIMONTES Concurso: Prefeitura de Patis - MG, Cargo: Professor de Educação Física

O desenvolvimento das capacidades coordenativas é o foco do processo de ensino-aprendizagemtreinamento na fase universal do sistema de formação esportiva. A respeito do assunto levantado, analise as proposições I e II.

I - A capacidade de determinar o espaço disponível e nele atuar, utilizando todas as suas possibilidades.

II - Implica em saber se relacionar adequadamente com os companheiros, adversários e com o objeto central do jogo.

Sobre o exposto nas proposições I e II, é CORRETO afirmar:

  • A. I caracteriza a capacidade de mudança, e II caracteriza a capacidade de diferenciação.
  • B. I e II caracterizam a capacidade de orientação.
  • C. I e II fazem referência à capacidade de diferenciação.
  • D. I faz referência à capacidade de orientação, e II traz a essência da capacidade de equilíbrio.
Sua resposta é:
Questões de Pedagogia Geral
Ano: 2015 Banca: COTEC - UNIMONTES Concurso: Prefeitura de Patis - MG, Cargo: Analista Educacional

No documento do MEC, Saberes e Práticas de Inclusão, os autores afirmam que “Não se pode negar os condicionantes orgânicos, socioculturais e psíquicos que estão associados a vários tipos de deficiências ou a influência que esses fatores podem exercer no sucesso ou insucesso escolar do educando, mas não se pode advogar sua hegemonia como determinantes na causalidade do fracasso escolar, ou como modo de justificar uma ação escolar pouco eficaz.” (Secretaria da Educação Especial – Ministério da Educação) Nessa perspectiva, o documento acima citado apresenta algumas adequações curriculares, entre elas:

I - Priorização de áreas ou unidades de conteúdos que garantam funcionalidade e que sejam essenciais e instrumentais para as aprendizagens posteriores. Ex: habilidades de leitura e escrita, cálculos etc.

II - Priorização de objetivos que enfatizam capacidades e habilidades básicas de atenção, participação e adaptabilidade do aluno. Ex: desenvolvimento de habilidades sociais, de trabalho em equipe, de persistência na tarefa etc.

III - Sequenciação pormenorizada de conteúdos que requeiram processos gradativos de menor à maior complexidade das tarefas, atendendo à sequência de passos, à ordenação da aprendizagem etc.

IV - Eliminação de conteúdos menos relevantes, secundários, para dar enfoque mais intensivo e prolongado a conteúdos considerados básicos e essenciais no currículo.

As adequações acima elencadas são relativas

  • A. a procedimentos didáticos e atividades.
  • B. a processos avaliativos.
  • C. à temporalidade.
  • D. a objetivos e conteúdos.
Sua resposta é:
Questões de Educação Física Geral
Ano: 2015 Banca: COTEC - UNIMONTES Concurso: Prefeitura de Patis - MG, Cargo: Professor de Educação Física

A partir da junção dos elementos das capacidades motoras e coordenativas, temos as chamadas capacidades mistas. Em I e II são apresentadas informações acerca de uma capacidade mista. Analise-as.

I - Seu treinamento pode ser usado como forma de prevenção de lesões.

II - O não treinamento desta capacidade motora limita a velocidade máxima de movimento e a aprendizagem de novas técnicas.

Em relação ao exposto em I e II, é CORRETO afirmar:

  • A. I e II referem-se à velocidade frequencial.
  • B. I refere-se à resistência de velocidade máxima, e II, à capacidade de reação.
  • C. I e II fazem respectivamente referência às capacidades de diferenciação e de mudança.
  • D. I e II fazem referência à flexibilidade.
Sua resposta é: