Questões da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE)

“Deve-se considerar que mesmo que a escola proponha instituir o Conselho Escolar em moldes democráticos, usando de sua autonomia relativa e tendo em vista a participação de todos os usuários nas discussões e deliberações, como coletivo, ainda assim são necessárias precauções.” Nesse sentido, todas as alternativas estão corretas, exceto a: Fonte Cadernos Pedagógicos de Formação dos professores de ensino médio, etapa I – caderno V – organização e gestão democrática da escola.
  • A. É a composição em si que define o caráter democrático das deliberações e o processo por meio do qual as decisões são tomadas.
  • B. A definição de regras claras e democráticas de condução dos debates, de formulação e votação de sugestões e, finalmente, de tomada de decisões se configura como possível antídoto às manipulações.
  • C. Na medida em que a instalação do Conselho da escola cabe a ela, escola, é legítimo que os professores, alunos, pais, direção e corpo técnico tenham a prerrogativa de elaborar as regras para seu funcionamento e para o acompanhamento e cumprimento das decisões.
  • D. Tornar mais transparente para todos os participantes, em particular os pais dos alunos, as possibilidades e limites da escola para assumir decisões coletivas referentes à vida institucional, tendo em vista que pertence a uma rede cujas normas não são decididas por ela, mas sim pelo Estado, bem como as possibilidades de, democraticamente, quebrar tais limites.
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“É claro que todo processo que necessita da participação coletiva leva a uma carga de trabalho a mais, pois é necessário prever o tempo para a preparação das atividades.” Identifique as atividades nas quais o administrador escolar deve estar envolvido e assinale a alternativa correta. Fonte Cadernos Pedagógicos de Formação dos professores de ensino médio, etapa I – caderno V – organização e gestão democrática da escola.

I Levantamento de dados ou preparo de relatórios.

II Diagnósticos para a utilização na atividade coletiva.

III Leitura de textos diversos.

IV Planejamento da atividade (participativa) e a sua realização, bem como os encaminhamentos dali extraídos.

  • A. Apenas a atividade e III é incorreta.
  • B. Todas as atividades são corretas.
  • C. Apenas as atividades II e IV são corretas.
  • D. Apenas a atividade I é incorreta.
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Ao lado da tarefa de promover o acesso dos alunos aos conhecimentos organizados nas disciplinas escolares, outros conhecimentos são também trabalhados na escola. Dentre estes se destacam os conhecimentos relativos à cidadania, ao trabalho e à cultura, que só podem ser bem adquiridos se forem trabalhados a partir do exercício do pensamento crítico e dos princípios da ética. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

I Programas de ensino muito rígidos e pouco atualizados são inadequados para esta finalidade.

II Produzir um clima escolar protetivo onde estudantes, funcionários e professores se sintam respeitados produz uma ética que ensina a todos.

III Assegurar que todos os pontos de vista sejam acolhidos e que no debate os argumentos em prol do coletivo sejam evidenciados induz ao pensamento crítico.

IV Acolher a diversidade, respeitar e valorizar a cultura local são princípios para promover a ampliação do conhecimento.

  • A. Todas as afirmações são corretas.
  • B. Somente a afirmação IV está incorreta.
  • C. Somente a afirmação I está incorreta.
  • D. As afirmações II e IV são incorretas.
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Espera-se que o administrador escolar seja capaz de organizar dados que permitam de forma coletiva melhorar a gestão escolar. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

II Reunir os professores, analisar os resultados dos alunos e, à luz da análise, tomar algumas medidas coletivas de redirecionamento do processo ensino aprendizagem.

II Afixar no pátio da escola as notas dos estudantes com baixo rendimento e organizar atividades de ensino que recuperem suas notas baixas.

III Fazer gráficos do rendimento dos alunos e expor na sala dos professores, nomeando os profissio nais que ensinam mal.

IV Incentivar os esforços dos professores, chamando os pais para dividir as preocupações e orientar a melhor forma para eles acompanharem as tarefas de casa de seus filhos.

  • A. Todas as afirmações são corretas.
  • B.  Somente as afirmações II e III são incorretas.
  • C.  Somente a afirmação IV está incorreta.
  • D.  Todas as afirmações são incorretas.
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“Estudiosos da era da informação, como Manuel Castells, têm observado que a globalização marginaliza povos e países que têm sido excluídos das redes de informação”. Na perspectiva de uma escola democratizadora novas ações são exigidas. Dentre elas cita-se, exceto: Fonte: Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?
  • A. Repensar profundamente a respeito de sua organização, sua gestão, sua maneira de definir os tempos, os espaços, os meios e as formas de ensinar.
  • B. Relativizar a importância da escola e sua função social nesse momento, pois ela não é mais a porta de entrada do conhecimento para a população.
  • C. Jogar fora as roupas velhas e tornar a vestir a escola a partir da essência – sua função social – que permanece: ensinar bem e preparar os indivíduos para exercer a cidadania e o trabalho no contexto de uma sociedade complexa.
  • D. Reconhecer que as mudanças necessárias no sistema educacional são urgentes e demandam esforço coletivo de todos que fazem educação (profissionais, governos e sindicatos), assim como de toda a sociedade.
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No documento - Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? - há uma preocupação com a participação e qualificação desse processo. São pontos de tensão que o administrador escolar deve ter presente, exceto:
  • A. promover atividades culturais, abrindo a escola para a comunidade, parceiros e voluntários;
  • B. a necessidade de explicitar os objetivos da escola frente ao processo ensino e aprendizagem para as famílias;
  • C. manter fluxos de comunicação frequentes com a comunidade escolar implica, também, em escutar e acolher suas demandas;
  • D. os horários das reuniões devem atender preferencialmente a participação da gestão.
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Nos Cadernos Pedagógicos de Formação dos professores de ensino médio, organização e gestão democrática da escola do Ministério da Educação, sobre o Projeto Político Pedagógico está explícito que, exceto:
  • A. é Projeto porque indica uma direção.
  • B. é Político porque resulta das relações de força existentes na escola, mas não toma partido sobre o que fazer e não fazer.
  • C. é Pedagógico porque pressupõe uma definição do tipo de ser humano que se quer formar.
  • D. deve ser entendido como uma tomada de posição e um consenso possível da comunidade da escola sobre o que se deve fazer para se formar os indivíduos que esta comunidade crê que devam ser formados na escola.
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“Autonomia não se concede, se conquista!” Nesse sentido é correto afirmar, exceto: Fonte: Cadernos Pedagógicos de Formação dos professores de ensino médio, organização e gestão democrática da escola do Ministério da Educação.
  • A. A autonomia permite decidir se a escola quer seguir as legislações e orientações emanadas da mantenedora, neste caso a Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina.
  • B. A autonomia verdadeira não é a concedida por alguém ou por uma instituição.
  • C. Institui-se no jogo de embates pelo poder e é, por essa razão, produto de uma construção histórica.
  • D. A autonomia requer a vontade política de lutar por ela. Implica, portanto, disposição para tal, muito trabalho e, provavelmente, muitos conflitos.
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O Conselho Escolar somente exercerá seu papel de instância máxima de deliberação democrática se a comunidade escolar tiver claro que, exceto:
  • A. a escola é espaço de disputa de poder, onde podem estar em jogo visões diferentes e até conflitantes do que é educar, do que é qualidade de ensino;
  • B. no Conselho Escolar todos esqueçam suas divergências;
  • C. é necessário compreender que quaisquer mecanismos utilizados serão inúteis se não conduzirem a decisões e deliberações coletivas que visem a tal hegemonia, sejam elas mais pontuais e periféricas ou de amplo escopo e mais centrais;
  • D. o processo de disputa aberto e transparente é democrático e, mais que isso, educativo.
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O posicionamento da escola diante das relações étnico-raciais, de gênero, ambiental e sexual estabelecidas no seu interior compreende a construção identitária positiva em relação ao seu pertencimento étnico-racial, dentre outros. Considerando o exposto, são ações possíveis, exceto:
  • A. Valorizar a pluralidade estética, respeito às diversas culturas, à corporeidade, às formas de ver, sentir e estar no mundo, questionando as escolhas pautadas em padrões e/ou marcos civilizatórios dominantes.
  • B. Promover o respeito e o reconhecimento das diferenças sexuais e identidades de gênero, entendendo os Direitos Humanos em toda a sua diversidade.
  • C. Exercitar a diversidade como princípio informativo e conceber as datas comemorativas como um fato social de valorização da cultura hegemônica a ser reproduzido na escola.
  • D. Garantir a reafirmação das diferenças individuais e coletivas a partir do senso de pertencimento identitário e no combate ao racismo, machismo, homofobia, xenofobia e a todas as formas de discriminação, violências e intolerâncias.
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