Na hora de estudar para seu concurso, você, concurseiro, deve ter em mente que não deverá se limitar a apenas um método de estudos, mas sim combinar alguns para ter um estudo completo e se diferenciar dos outros candidatos. No caminho dos concursos, um dos métodos que os estudantes acabam deixando de lado e faz total diferença para sua aprovação é o estudo da lei seca.

A lei seca, como chamamos, é o estudo da letra da lei propriamente dita. Enquanto os manuais tratam de dissecá-la e explicá-la, é imprescindível ter o estudo dela separadamente, visto que muitas vezes seu texto é cobrado na literalidade e dessa forma, estudando os artigos em ordem você terá uma ideia melhor do conteúdo estudado.

Aqui estão algumas dicas para o estudo da lei:

  • A dica mais importante, com certeza, é manter a legislação atualizada! Sabe-se que o texto de lei tende a mudar rapidamente, de forma que a lei que você pode ter impresso de 6 meses atrás pode estar desatualizada. Isso é muito perigoso para as provas de concurso, pois o examinador tende a colocar questões, justamente, das novidades legislativas. Portanto, antes do concurseiro entender como estudar a lei seca, primeiramente precisa ter certeza de que está com o material correto para estudo! Todas alterações você pode encontrar no site do planalto.
  • Sempre que for estudar alguma matéria que possui legislação, durante o estudo pela doutrina ou por videoaulas grife os artigos na lei. É muito melhor se a lei estiver impressa, pois facilita o estudo visto que você pode sublinhar, riscar, fazer anotações.
  • Você pode utilizar um código de marcação: muitas pessoas utilizam várias cores de marcador de texto que simbolizam coisas diferentes, como usar uma cor específica para grifar prazos, alguma palavra-chave, ou alguma data.
  • Você também pode utilizar bolinhas adesivas para marcar a dificuldade na leitura de cada artigo, usando um código de cores. Dessa forma, na hora de revisar a matéria, você saberá quais artigos deve focar mais!
  • Uma tática também muito utilizada pelos concurseiros é, ao resolver questões de concurso, marcar do lado de cada artigo a incidência dele nas questões. De maneira complementar à dica anterior, isso facilita muito como estudar a lei seca e fará sua revisão ser muito mais prática!
  • Não entendeu o que o artigo significa? Recorra a códigos comentados ou à doutrina! Em seguida, escreva ao lado do artigo uma interpretação sua. A compreensão da legislação muitas vezes é difícil, portanto o concurseiro precisa criar suas próprias formas de como estudar a lei seca.

 

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.

Estude Grátis © 2017 - Desde 2011