Curso de MySQL básico

História do MySQL – 1

O MySQL surgiu a partir da necessidade da equipe que criou o SGBD, de utilizar algum mecanismo que permitisse a conexão de tabelas criadas na linguagem SQL para um determinado fim. A princípio, o grupo iria utilizar o mSQL, mas logo perceberam que esta ferramenta não era rápida o suficiente para atender às necessidades do projeto. O jeito foi criar uma solução própria. Nascia o MySQL.

O MySQL foi criado por Michael Widenius na companhia suíça TcX. Por volta de 1979 Michael desenvolveu um banco de dados chamado UNIREG, sendo rescritos em várias linguagens desde então” [YAR 99]. Em 1994, a empresa TcX começou o desenvolvimento de aplicações baseadas na Web, tendo como base o banco UNIREG, porém esse banco possuía muito “overhead” para obter sucesso em uma aplicação para geração de páginas dinâmicas na

Então a empresa TcX começou a procurar por outro banco o mSQL, uma ferramenta baseada em SQL mas com características pobres não possuindo por exemplo suporte a índices, e com desempenho inferior ao UNIREG.

História do MySQL – 2

Foi então que o desenvolvedor do banco UNIREG contatou o David Hughes criador do mSQL, para saber do interesse dele em unir os dois bancos. Sendo positivo o interesse de David , a empresa TcX resolveu desenvolver um novo banco, mas mantendo ao máximo a compatibilidade com mSQL.

TcX foi esperta o suficiente para não reinventar o que já estava bem feito, ela construiu seu servidor baseado na estrutura que já estava montada do UNIREG e utilizou grande número de utilitários escritas para mSQL e fez API’s para o novo servidor praticamente iguais ao mSQL. Como resultado usuários do mSQL que decidissem mudar para o novo servidor da TcX, teriam apenas que fazer pequenas e simples mudanças nos códigos existentes.

Então foi me maio de 1995 que, definitivamente, a primeira versão do MySQL foi lançada. Um dos parceiros da TcX sugeriu a distribuição do servidor na Internet, o objetivo disso era a utilização de um modelo pioneiro desenvolvido por Aladdin Peter Deutsch.

O resultado foi um maior flexibilidade em sem “copyright”, que fez do MySQL mais difundido gratuitamente do que mSQL.

O Banco de Dados MySQL

O MySQL foi desenvolvido pela TCX em 1996. Atualmente a MySQL AB desenvolve o programa. MySQL AB é a companhia dos fundadores e principais desenvolvedores do MySQL. Eles criaram-no porque precisavam de um banco de dados relacional que pudesse tratar grandes quantidades de dados em máquinas de custo relativamente barato

O MYSQL é um dos bancos de dados relacionais mais rápidos do mercado, apresenta quase todas as funcionalidades dos grandes bancos de dados . MySQL é uma linguagem simples, em que você facilmente pode gravar, alterar e recuperar informações num web site com segurança e rapidez O MYSQL é executado, principalmente, em sistemas que participam da filosofia UNIX, embora outros sistemas S.O também fornecem suporte, como Windows, por exemplo.

O MYSQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional multiencadeado, de código fonte aberto e nível corporativo. O MySQL não é apenas um banco de dados, mas sim um gerenciador de banco de dados. Com este SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), também pode ser utilizado para aplicações corporativas, o qual, necessitam de varias conexões simultâneas, que possibilita 101 conexões simultâneas. Uma conexão é o tempo que leva para o usuário receber o dado solicitado.

MySQL é a solução robusta para quase todo tipo de aplicação, combine a estabilidade do MySQL com seu baixo custo de propriedade e rapidamente você irá considerá-lo indispensável. O MySQL oferece o melhor cenário de todos SGBD, executa em muitas plataformas, oferece um baixo TCO (custo total de propriedade) e é muito estável .

O Banco de Dados MySQL

O MySQL é um sistema de gerenciamento de bancos de dados relacional.

Um banco de dados relacional armazena dados em tabelas separadas em vez de colocar todos os dados um só local. Isso proporciona velocidade e flexibilidade.

O Servidor MySQL foi desenvolvido originalmente para lidar com bancos de dados muito grandes de maneira muito mais rápida que as soluções existentes e tem sido usado em ambientes de produção de alta demanda por diversos anos de maneira bem sucedida. Apesar de estar em constante desenvolvimento, o Servidor MySQL oferece hoje um rico e proveitoso conjunto de funções.

A conectividade, velocidade, e segurança fazem com que o MySQL seja altamente adaptável para acessar bancos de dados na Internet.

O Programa de Banco de Dados MySQL é um sistema cliente/servidor que consiste de um servidor SQL multitarefa que suporta acessos diferentes, diversos programas clientes e bibliotecas, ferramentas administrativas e diversas interfaces de programação (API’s).

Também concedemos o Servidor MySQL como uma biblioteca multitarefa que você pode ligar à sua aplicação para chegar a um produto mais rápido, menor e mais facilmente gerenciável.

Características do MySQL

Multi-plataforma, portanto suporta diferentes plataformas: Win32, Linux, FreeBSD, Unix, etc…

Suporte a múltiplos processadores

Um sofisticado sistema de senhas criptografadas flexível e Seguro.

Suporta até 16 índices por tabela

Código fonte escrito em C e C++ e testado com uma variedade de diferentes compiladores

As tabelas criadas podem ter tamanho de até 4GB

Banco de dados de código aberto e gratuito

Suporte às API´s das Seguintes linguagens: PHP, Perl, C,C++,Java, Pynthon, etc…

Suporte à ODBC, você pode facilmente conectar o Access a um banco de dados do MySQL

O Cliente conecta no MySQL através de conexões TCP/IP.

Nenhum problema com o Y2K, visto que o MySQL usa o relógio do Unix que não apresentará problemas até 2069

Capacidade para manipular bancos com até 50 milhões de registros

Reduz a administração, engenharia e a sustentação custa por até 50%

O que o MySQL faz de melhor

Aplicações Web
Aplicações de nível corporativo
Suporte a código fonte aberto
Requisitos de sistema baixo
Tabelas com tamanho grande
Estabilidade

Segurança no MySQL

O MySQL possuí componentes de segurança contra ameaças externas como crackers e outros, e também proteger os dados dos próprios usuários. O mysql apresenta vários níveis de segurança em relação ao acesso. Todas as informações de segurança estão armazenadas no banco mysql,

A filosofia de segurança em banco de dados refere-se a fornecer ao usuário apenas o que é essencial para o seu trabalho.

O MySQL é gratuito ?

As pessoas confundem “free” com “grátis” o que é comum aqui no Brasil. Mas em se tratando de software este “free” é de open source e não gratuito.

Para poder utilizar o MySQL sob a licença GPL e não precisar pagar, o produto desenvolvido precisa ser GPL também, senão, orientamos a compra da licença comercial, com baixo custo, sendo comercializada por servidor, sem limites de usuários e processadores e ainda com garantia perpétua de atualização de versão para o resto da vida.

O MySQL é um banco de dados departamental ?

O MySQL é regido pela licença GPL, portanto é open source. Muitas e analisarmos o investimento necessário para aquisição do mesmo, podemos dizer que cabe como uma solução departamental. Entretanto o que muitos assustam é que empresas como Nasa, Cisco, Telefônica da Suécia, Yahoo Finance, Nokia e outras mais tem utilizado o MySQL em aplicações de missão crítica.

COMANDOS e OPERADORES

Comandos: 

*Note que todo comando SQL termina com um ‘ ;

CREATE DATABASE

Cria um banco de dados. Este comando cria uma área lógica, diretório, onde estarão armazenadas todas as tabelas do banco de dados.
Ex: mysql>CREATE DATABASE funcionários;

DROP DATABASE

Apaga um banco de dados. Ex: mysql>DROP DATABASE funcionários;

CREATE TABLE

Comando utilizado para criar tabelas. Ex: mysql>CREATE TABLE alunos (matricula UNSIGNED INT(10) NOT NULL, nome CHAR(40) NOT NULL,turma CHAR(20) NOT NULL, PRIMARY KEY (matricula));

ALTER TABLE

Altera Tabela. Ex: mysql>ALTER TABLE alunos ADD COLUMN turno char(10) NOT NULL

DROP TABLE

Apaga uma tabela. Ex: mysql>DROP TABLE alunos;

INSERT

Comando utilizado para inserir valores numa tabela.
Ex:mysql>INSERT INTO alunos(matricula,nome,turma,turno)values(127423,’Fred Cox Junior’,’Eng. Eletrônica’,’Manhã’);

SELECT

Comando usado para recuperar valores de uma tabela. Este poderoso comando, em conjunto com funções, possibilita a recuperação de qualquer valor de uma tabela.
Ex: mysql>SELECT * FROM alunos where nome=’Fred Cox Junior’; mysql>SELECT matricula,turno FROM alunos ORDER BY matricula asc;

DELETE

Apaga registros em uma tabela. Se não for especificada a condição where, todos os dados serão apagados. Ex: Mysql>DELETE FROM alunos WHERE turno=’Manhã’;

UPDATE

Altera dados numa tabela. Ex: mysql>DROP TABLE alunos;

Operadores:

Aritméticos:

`+’=Adição Ex: mysql> select 3+5;
`-‘=Subtração Ex: mysql> select 3-5;
`*’=Multiplicação Ex:mysql> select 3*5;
`/’=Divisão Ex: mysql> select 3/5;

Lógicos:

`NOT’=`!‘
Operador lógico de negação NOT. Retorna `1′ se o argumento é falso, caso verdadeiro retorna `0′.

`OR’=`||‘
Operador lógico de escolha OR. `AND’=`&&’

Operador lógico AND.

COMPARAÇÃO:

`=’=Igualdade
`<>’ou`!’=Diferença
`<=’=Menor ou igual
`<‘=Menor que
`>=’=Maior ou igual
`>’=Maior que

Algumas considerações sobre o MySQL


Empresas Que o Utilizam:
Alcatel
AOL
A Imprensa Associada
Lagarta
Comunicações De Cox
DaimlerChrysler
Dow Jones
EarthLink
Enercon
Ericsson
Google
Hoover Em linha
Hewlett-packard
Lucent
Lufthansa
NASA
Nortel
NYSE
Steaks De Omaha
Terras arrendadas De Sabre
Siemens
Suzuki
Instrumentos De Texas
Tempo Inc.
Ups
Departamento De Census dos E. U.

Porque a NASA Utiliza o MySQL

Custo: Porque o custo total de MySQL é limitado ao custo da sustentação técnica, dado que MySQL está disponível para o download e o uso livres em a maioria de casos.

Sustentação: devido à comunidade grande do colaborador que pode ser encontrada no Internet. Embora a NASA usasse a sustentação direta dos colaboradores de MySQL infrequëntemente, indicou que “eram muito úteis e responsivos quando needed”.

Além disso, colaborador John Sudderth de NAIS indicado em um artigo que discute o interruptor que o custo para a sustentação oficial era aproximadamente 1 por cento da despesa técnica da sustentação para o oracle .

Compatibilidade: MySQL pode facilmente conectar com a maioria de aplicações SQL-sQL-compliant com ODBC. Talvez uma quarta vantagem a fazer o interruptor a MySQL podia ser atribuída ao desempenho. “nós observamos um aumento [ velocidade de ] no desempenho desde que a mudança e não experimentamos nenhuns problemas com o produto”, não dizemos os sistemas computadorizados analista de NAIS e o líder de projeto Dwight Clark indicado em um artigo para a semana federal do computador

Vídeos Recomendados

Clique AQUI – Aula 01 – Introdução
Clique AQUI – Aula 02 – Instalando o MySQL
Clique AQUI – Aula 03 – Conceitos
Clique AQUI – Aula 04 – Tipos Numéricos
Clique AQUI – Aula 05 – Tipos Data & Hora
Clique AQUI – Aula 06 – Tipos String
Clique AQUI – Aula 07 – Modelagem ER
Clique AQUI – Aula 08 – Modelagem ER – Exemplo

Assista aos restantes vídeos clicando AQUI.

 

 

 

Deixe um comentário

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.

Estude Grátis © 2017 - Desde 2011