Curso de Tratamentos de Beleza Caseiros

O conceito é humano, mas suas expressões são próprias da natureza, pois em parte está assentado sobre diretrizes biológicas que são ativas em inúmeras espécies superiores de seres vivos, como por exemplo, as aves e os mamíferos. Através deste aspecto, a beleza pode ser compreendida como elemento importante no processo evolutivo das espécies em questão

Até então, a beleza pode ser mensurável, já que está subordinada a padrões específicos. Mas no universo humano, ela não se resume a isso.

Tratamentos Caseiros

Fazer tratamentos de beleza caseiros é divertido e até melhora a aparência.

Toda mulher adora um tratamento de beleza e muitos tratamentos podem ser feitos em nossa própria casa sem ter que gastar muito dinheiro em clínicas de estética.

Por que gastar dinheiro em produtos e tratamentos artificiais dispendiosos, quando pode fazer os seus próprios produtos de qualidade e tratamentos naturais no conforto da sua casa?

Mel, frutas, um pouco de óleo essencial, estes são alguns dos ingredientes que tem na sua cozinha e que pode usar para fazer receitas de beleza verdadeiramente “milagrosas” para a sua pele e corpo.

Precauções

Use sempre ingredientes frescos, limpos e na quantidade indicada pela receita a quantia preparada deve ser suficiente para uma aplicação permaneça com a mistura pelo tempo indicado.

As sobras não podem ser reaproveitadas, as receitas estragam facilmente e podem ser contaminadas não substitua os ingredientes por conta própria prepare as receitas em utensílios de louça ou vidro.

Para o rosto

Peelling Caseiro

Para quem não sabe, o peeling é uma técnica que tem como objetivo o clareamento da pele, geralmente é usado para disfarçar aquelas manchas tão indesejadas causadas pelo acne ou pela exposição ao sol.

O peeling consiste basicamente em uma espécie de esfoliação que tem como objetivo a renovação da pele, retirando a camada ‘morta’ e dando lugar a uma pele renovada e novinha em folha.

Infelizmente esse tipo de procedimento ainda é um pouco caro nas clínicas de estética espalhadas pelo Brasil, mas a boa notícia é que sempre há as receitas caseiras que com os ingredientes certos prometem um resultado tão satisfatório quanto o obtido nas clínicas de estética.

Ingredientes:
– 1 pincel macio;
– Pano limpo, gaze ou algodão;
– Germe de trigo ou flocos de aveia;
– Mel;
– Água;

Passo-a-passo peeling caseiro:
1- Para o peeling, misture 1 colher de sopa de mel ao germe de trigo ou aos flocos de aveia, o suficiente para formar uma pasta consistente;
2- Para a máscara revitalizante, misture 2 colheres de sopa de flocos de aveia e 1 colher de sopa de água até formar uma pasta homogênea;
3- Com a ajuda do pincel e a pele limpa, aplique a máscara do peeling sobre o rosto e deixe até secar;
4- Com os dedos secos, retire toda a máscara fazendo movimentos circulares, removendo toda a pele morta, após enxague com água fria;
5- Com o pano limpo, a gaze ou o algodão, aplique a máscara revitalizante sobre o rosto e deixe agir por cerca de 15 minutos;
6- Retire toda a máscara com água morna e em seguida aplique um hidratante próprio para seu tipo de pele;

Dicas e informações:

A máscara revitalizante nunca deve deixar de ser aplicada após a realização do peeling, pois ela serve para fechar os poros e ‘selar’ a pele;

A esfoliação da pele feita com cerais é melhor por ser mais delicada do que o açúcar, evitando possíveis irritações na pele, além disso os cereais são grande fonte de vitaminas;

O mel é grande fonte de proteínas e minerais que irão ajudar na hidratação da sua pele.

Limpeza de pele

1 pacote de gaze quadrada
2 colheres (sopa) de flocos de aveia
mel puro

Sobreponha três gazes e coloque a aveia no cento. Junte as pontas da gaze, formando uma trouxinha bem firme. Em seguida, molhe a trouxinha em água morna e passe-a suavemente no rosto, pescoço e colo durante 5 minutos. Isso remove as impurezas.

Depois, lave a pele com água e espalhe um pouco de mel, deixando agir por 15 minutos. O mel é um poderoso hidratante. Por último, lave a pele com água.

Máscara Revitalizante

2 colheres (sopa) de flocos de aveia
1 colher (sopa) de água
pano ou gaze

Misture em um pilão a aveia e a água. Em seguida, espalhe a pasta obtida sobre um pano ou uma gaze e cubra o rosto com o tecido, deixando agir por 15 minutos.

Máscara para Pele Oleosa

1 copo de iogurte desnatado, sem sabor
1 clara de ovo batida em ponto de neve
1 colher de sopa de sementes de erva-doce
folhas frescas de hortelã

Misturar levemente as claras ao iogurte e acrescentar as sementes de erva-doce.

Aplicar no rosto limpo uma camada espessa e homogênea. Cobrir com as folhas de hortelã. Repousar por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retirar a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando sobre todo o rosto e pescoço uma boa quantidade de hidratante, específico para seu tipo de pele.

Máscara para Pele Seca

1 copo de iogurte integral, sem sabor
1 colher de sopa de óleo de amêndoas
1 colher de sopa de mel
folhas frescas de sálvia

Misturar levemente o óleo de amêndoas e o mel ao iogurte. Aplicar no rosto limpo, numa camada espessa e homogênea. Cobrir com as folhas de sálvia. Repousar por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retirar a máscara com água fria, enxaguando bem.

Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando sobre todo o rosto e pescoço uma boa quantidade de hidratante, específico para seu tipo de pele.

Máscara para Pele Normal

1 copo iogurte integral, sem sabor
1/4 xícara de chá de camomila concentrado (2 saquinhos/1 xícara de água fervente)
1 colher de café de óleo de canolafolhas frescas de manjericão

Misturar levemente o óleo de canola e o chá de camomila concentrado ao iogurte.

Aplicar no rosto limpo, numa camada espessa e homogênea. Cobrir com as folhas de sálvia. Repousar por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retirar a máscara com água fria, enxaguando bem.

Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando sobre todo o rosto e pescoço uma boa quantidade de hidratante, específico para seu tipo de pele.

Pele Manchada

1 copo de iogurte desnatado, sem sabor
1 colher de sopa de aveia em pó
1 colher de sopa de polpa de mamão papaia passada na peneira
folhas frescas de alecrim

Misturar levemente a aveia em pó e a polpa de mamão papaia ao iogurte.

Aplicar no rosto limpo, numa camada espessa e homogênea. Cobrir com as folhas de alecrim. Repousar por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retirar a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando sobre todo o rosto e pescoço uma boa quantidade de hidratante, específico para seu tipo de pele.

Máscara facial de abacaxi

Descasque o abacaxi e corte a polpa da fruta em pedaços. Acrescente duas colheres de sopa da fruta e de farinha de trigo e quatro colheres de sopa de farinha de arroz. Mexa os ingredientes até obter uma massa consistente. Passe a máscara no rosto e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, enxágüe o rosto com água morna. A máscara de abacaxi é indicada para peles oleosas e normais.

Máscara facial de abacate

Remova a casca e corte o abacate em pedaços. Em seguida amasse bem e misture com soro fisiológico até formar um creme homogêneo. Aplique no rosto limpo e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, enxágüe com água morna. A máscara de abacate é indicada somente para pele seca.

Máscara de maçã

Rale em um ralador ou na centrifuga meia maçã vermelha gelada e misture com uma colher de farinha de trigo e duas colheres de sopa de leite. Misture bem, aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, enxágüe com água mineral. A máscara de maçã é indicada para peles secas e oleosas.

Remédios caseiros para as rugas

Bananas:
A banana é uma alternativa natural contra as rugas. Pegue um pedaço de banana e esmague-o até virar um creme (pode usar o liquidificador). Aplique no seu rosto e deixe atuar durante 15 a 20 minutos. Após esse tempo, lave com água morna e depois com água fria.

Massagem facial:
A massagem aumenta o fluido de sangue e diminui a tensão dos músculos e dos tecidos, dando-lhe uma expressão mais jovial. Uma dica é usar azeite de coco nas zonas com rugas e massageá-las bem. Com isso você eliminará bastantes rugas.

Para o Corpo

Para esfoliar e hidratar as pernas

Máscara de sal marinho. 
Ingredientes:
1 xícara de creme hidratante corporal,
2 colheres de sal marinho (vendido em supermercados na sessão de produtos naturais)
1 colher de mel.

Misture os ingredientes, até formar uma pasta homogênea, e esfregue nas pernas com uma bucha vegetal. Lave com água morna e use sabonete neutro. “A receita é suficiente para as duas pernas. Em regiões mais ressecadas, como joelhos, calcanhares e cotovelos, use um creme mais espesso”.

Para clarear as axilas e a virilha

Máscara de mamão.
Ingredientes:
1 banana madura,
1 colher (sopa) de iogurte natural,
2 colheres (sopa) de mel.

Corte a banana em rodelas e amasse com um garfo. Acrescente o mel, o iogurte e mexa bem. Se ficar muito líquida, coloque mais uma banana. Aplique nas axilas e na virilha por 30 minutos. Lave em seguida. “O ideal é fazer uma vez por semana. No final de duas semanas, o resultado já pode ser conferido”.

Tratamentos Caseiros contra Estrias

Existem alguns tratamentos caseiros que podem reduzir de uma vez por todas as estrias do seu corpo:

Misturar óleo de amêndoas e óleo de babosa para massagear o corpo .

Uma coisa que nunca falta em nossas casas: cenoura! Aplique-a externamente, também como máscara de beleza; isto fará com que sua pele fique mais tersa.

Esfolie a região afeta pelas estrias, duas vezes por semana, com cremes à  base de vitamina A, óleo de amêndoas e extrato de uva.

Aposte nos hidratantes que contenham substâncias ativas, com a propriedade de reorganizar o colágeno e a elastina comprometida.

Dentre os princípios ativos hidratantes, estão os redensificadores térmicos, fornecedores de elasticidade e proteínas.

Durante o banho, você deve fazer uma leve e muito suave esfoliação com açúcar. Leve para o banho o equivalente a uma colher de sobremesa de açúcar normal e massageie com muita suavidade sobre as regiões afetadas pelas estrias.

Faça a aplicação de óleo extravirgem de oliva puro durante o banho na área afetada pelas estrias.

Receita caseira:
1 creme nívea (da lata azul),
1 tubo de hipoglós,
1 ampola de aerovit (vitamina A),
1 vidro de óleo de amêndoas (100 ml).
Faça a mistura  de todos os ingredientes e coloque num frasco limpo,  fechado e mantenha na geladeira.

Este creme deve ser utilizado diariamente em todas as áreas afetas pelas estrias.

No caso das  estrias brancas são de tratamento mais difícil e o tratamento caseiro poderá apenas amenizar.

Receita de Esfoliante para Mãos – protege contra manchas

Receita de Esfoliante para Mãos – com aveia e mel
Ingredientes:
1 col. (sopa) de aveia
3 cols. (sopa) mel
2 cols. (sopa) de iogurte natural
1 bucha vegetal

Modo de Preparo:
Primeiro misture a aveia, ½ col. (sopa) de mel e o iogurte em um recepiente plástico, em seguida aplique nas mãos a mistura e com a bucha vegetal faça  movimentos circulares .

Depois enxágue e passe o restante do mel nas mãos. Envolva-as em papel-filme por cinco minutos.Novamente enxágue e aplique um hidratante. Esse tratamento deve ser feita três vezes por semana.

Remédios caseiros para lábios secos

Aqui estão algumas soluções caseiras para nutrir e curar seus lábios, evitando que você os machuque:
Umedeça os lábios com azeite de oliva regularmente, isso vai mantê-los hidratados e protegidos. Você pode fazer isso toda noite antes de se deitar.

Você pode fazer o seu próprio creme caseiro, para que você derreter a cera de abelha e quando se tornar um líquido, você deve misturá-la com óleo de amêndoa. Quando esta mistura esfriar você pode aplicá-lo duas vezes por dia para ajudá-lo a curar os lábios da melhor forma.

Antes de sair de casa procure aplicar manteiga de cacau ou creme para os lábios, isso é importante, para que seus lábios não sejam expostos novas ameaças, terminem de curar tranquilamente.

Compre banha e aplique um pouco em seus lábios feridos três vezes ao dia, até que eles sejam curados.

TRATAMENTO CASEIRO PARA CELULITE

A celulite é um problema que aparece na maioria das mulheres de todas as idades e raças, elas sofrem devido ao uso de roupas coladas pois são uma espécie de buraquinhos que ficam aparentes, ela aparece em diversas áreas do corpo devido ao acúmulo de gordura localizada e a má circulação do sangue.

A celulite não tem cura, apenas sua saliência é amenizada tornando um aspecto mais invisível, muitas pessoas comparam a pele e a celulite com as cascas da laranja, muitas mulheres não economizam na hora de trata – las, usam métodos caríssimos parta se livrarem dessas imperfeições.

Mas para quem não possui verbas para se livrar  delas, pesquise receitas que possam ajudar na manutenção do retardamento das celulites, possuem um custo acessível e ao alcance de todas as mulheres, claro que os resultados serão mais vagarosos mas manterá a prevenção só surgimento de novos buraquinhos, use todos os dias para uma eficácia maior.

Receitas caseiras para tratar a celulite:
1.
Flocos de aveia, ajudam a exfoliar a pele, e a circulação do sangue.
2.Creme produzidos com fubá, esfoliam e tratam as células da pele.
3.Cremes à base de argila, dão firmeza à pele.
4.Usar compressas frias, refrescam os locais.
5.Óleo extraído do coco, hidratam a pele.
6.Borra de café para a aplicação direta na pele,
7.Consumir bastante suco, mantém a hidratação natural da pele.

BANHO PARA TIRAR CHEIRO DOS PÉS

Material:
2 colheres (sopa) de folha de hortelã
2 colheres (chá) de pedra hume (pó)
1 litro de água filtrada
1 copo de vinagre

Modo de Fazer:
Ferver a hortelã em água filtrada. Retirar do fogo e adicionar o vinagre e a pedra hume. Mexa bem. Acondicionar em uma bacia. Colocar os pés de molho e deixar agir por 15 minutos.

Enxaguar bem os pés e secar com uma toalha. Aplicar o talco para os pés.

TALCO PARA OS PÉS:
1 colher (sopa) de farinha de aveia
1 colher (chá) de cânfora em pó
1 colher (chá) de pedra hume em pó

Modo de Fazer:
Misturar todos os ingredientes.

Para o cabelo

CREMES CASEIROS

MODO DE USAR OS CREMES:
Antes de mais nada lave os cabelos com o shampoo  ideal para seu tipo de cabelo. Passe seu creme caseiro e deixe na touca de alumínio por 20 a 30 minutos e enxágüe com água fria até retirar todos os resíduos.  Caso ficar com um “cheirinho” e não gostar, é só lavá-los novamente, mas com pouco shampoo. E pronto, seque a seu modo, de preferência ao vento mesmo.

O PREPARO:
Para todos os cremes, faça uma pasta homogênea, seja batida no liquidificador ou à mão, e está pronto para passar no cabelo. No caso do creme ter gema de ovo, tente não incluir a película da gema.

CABELOS SECOS E QUEBRADIÇOS

Meio abacate maduro
Uma gema de ovo
2 colheres de mel de abelha

DAR BRILHO AOS CABELOS

Creme 1:
Um copo de iogurte natural de qualquer marca
Uma gema de ovo

Creme 2:
1/2 colher (chá)de óleo de abacate (encontrado em lojas de produtos naturais)
1/2 abacate
2 colheres (sopa) de iogurte natural

HIDRATAR CABELOS NORMAIS

1 mamão papaia
1 copo d’água

HIDRATAR CABELOS OLEOSOS

2 claras de ovo

Bata as claras em neve, aplique no cabelo úmido, deixe agir por 20 a 30  minutos e depois enxague bem.(ESTA É SEM TOUCA).

TRATAMENTOS ESPECIAIS

Anti-séptica, cicatrizante e protetora:
Passe  folhas de babosa cozidas no couro cabeludo e deixe por  15 minutos. Ou se preferir, corte as folhas pela base para obter o sumo e espalhe-o sobre os fios. Na geladeira o sumo dura 2 dias.

Brilho:
Faça uma  mistura com100ml de  óleo de coco e uma colher de chá de mel. Passe no cabelo e deixe por  cerca de 10minutos. Faça a  a aplicação de 2 em 2 semanas.

Anti-Volume:
Coloque o  germe de trigo (o suficiente para todo cabelo) em água quente por 5 minutos escorra o excesso de água e  passe o no cabelo, e deixe por 10 minutos, retire todos os resíduos lavando com água morna.  Repita de 2 em 2 semanas.

Hidratação para cabelos:
Passe azeite morno no cabelo (4 dedos da raiz), depois embrulhe o cabelo numa toalha aquecida no micro-ondas (cuidado para não se queimar) e deixe por 15minutos. Depois lave a cabeça normalmente. Faça uma vez por mês.

Clarear:
Para realçar a cor clara das madeixas e do cabelo basta diluir um pouco de vinagre ou sumo de limão em chá de camomila ( nunca aplique puro) deixe por 10 minutos e enxágüe com água fria.

Cabelos Oleosos Ou Com Caspa:
Esta funciona muito bem para os cabelos masculinos.
1 xícara ( café ) de arroz integral moído
folhas de confrei
Faça um chá de folhas de confrei em quantidade suficiente para umedecer o arroz.
Não precisa muito, faça uma pasta quase seca.
Com o cabelo ainda úmido passe-a no couro cabeludo, friccionando um pouco com somente as pontas dos dedos. Deixe por 5 minutos e lave novamente com shampoo neutro ~Enxague com água fria. Faça 1 vez por semana.

Queda de cabelo:
Faça um chá com 2 colheres de folhas de amoreira picadas(podem ser encontradas em casas de produtos naturais), aplique no couro cabeludo com algodão. Massageie delicadamente. Deixe agir por 30 minutos e lave normalmente. Faça pelo menos 3 vezes por semana, se a queda for intensa.Evite tomar sol no mesmo  dia que fizer a aplicação.

Poção para vitaminar seu shampoo:
– babosa (miolo da folha de babosa)
– Arovit ( compra-se em farmácia, tem que ser em gotas )
– confrei (encontra-se em casas de produtos naturais)
– água mineral ou filtrada

Um vidro de shampoo de 500 ml, separe em 3 vidros diferentes.
Para cada parte de shampoo bata no liquidificador :
4 folhas grandes de confrei
4 colheres ( sopa ) do miolo da folha de babosa
água mineral ou filtrada, a medida que falta para completar seu pote de shampoo.

Coe tudo e junte a parte de shampoo reservada. Pingue de 10 a 18 gotas de Arovit por último. Misture bem e deixe agir de um dia para o outro. Use como shampoo normal, agitando antes de usar. Quando a primeira parte acabar, faça mais uma poção. Não faça as 3 partes ao mesmo tempo, para não envelhecer os nutrientes.

Conclusão

Ingredientes naturais e frescos vêm sendo utilizados abundantemente por mulheres de todo o mundo há muito tempo. É sabido que nossa pele, o maior orgão do nosso corpo, que tem muitas funções importantíssimas como proteção, sustentação, impermeabilização e comunicação é também um grande orgão de assimilação.

A pele absorve tudo que passamos nela com incrível rapidez. Isso quer dizer que, em pouco tempo, o que passarmos sobre ela, estará circulando em nossa corrente sanguínea. Os cosméticos industriais são recheados de produtos químicos sintéticos e derivados de petróleo que são maléficos às nossas células em vários sentidos.

É difícil nos livrar completamente dos cosméticos industrializados, mas podemos usá-los de forma consciente. As receitas parecem um tanto estranhas, mas quem as usa garante que funcionam. Os tratamentos estéticos que sua avó preparava em casa há muitos anos seguem valendo para as mulheres modernas.

Além de ser uma forma mais ecológica de cuidar da beleza, normalmente, se gasta bem menos dinheiro usufruindo de itens que você traz da feira ou do supermercado. Açúcar, maionese, farinha de milho, abacate e outras frutas e plantas servem de ingredientes.

Vídeos com receitas e muitas dicas

Clique aquiProdutos de Beleza caseiros

Clique aqui Máscara Caseira para Remover Cravos

Clique aqui Limpeza de Pele Caseira – Argiloterapia – Argila Verde

Deixe um comentário

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.

Estude Grátis © 2017 - Desde 2011