Curso de Salgadinhos festas

Algumas considerações acerca dos salgadinhos


Quanto de óleo?

O ideal é que o salgadinho fique em imersão na panela, para que frite de maneira uniforme. Quando é frito em pouco óleo, ele pode grudar na panela ou estourar. A temperatura do óleo não deve ser muito quente, pois o salgadinho pode ficar frito por fora e cru por dentro. Uma dica para deixá-lo ainda mais sequinho é substituir metade do óleo por gordura vegetal.

Na frigideira é melhor!

Não use panelas muito grandes, pois os salgadinhos devem ser fritos aos poucos. De preferência, use uma frigideira antiaderente, sem tampa, que seja mais alta para não respingar óleo e com a base mais grossa, que ajuda a manter o calor constante e uniforme.

Temperatura certa

Antes de colocar o salgadinho no óleo, o fogo deve ser alto. Quando o óleo ficar bem quente e você começar a fritar os salgadinhos, abaixe o fogo para médio. Dessa forma ele mantém uma temperatura constante durante a fritura e não queima o salgado. Importante: use a boca do fundo do fogão para não correr o risco de se queimar, pois pode espirrar óleo durante a fritura.

Fritando o salgadinho…

…não coloque muitos de uma vez na frigideira. Isso faz com que a temperatura do óleo abaixe e eles acabem estourando. Em uma frigideira pequena, frite no máximo quatro salgados por vez. Utilize uma escumadeira e vire o salgadinho apenas uma vez, se for necessário.

Pode congelar!

Os salgadinhos fritos devem ser preparados normalmente antes de congelar. Coloque-os em uma fôrma e leve ao congelador por 2 horas. Retire e coloque em sacos plásticos. Volte ao congelador por até 3 meses. Frite normalmente, sem descongelar. Os assados precisam ser pré-assados por 10 minutos antes do congelamento. Espere esfriar, coloque em sacos plásticos e leve ao congelador por até 3 meses. Descongele na geladeira.

Segurança na cozinha

Se você esquecer a panela da fritura no fogão aceso e o óleo pegar fogo, não entre em pânico! Para resolver o problema, nada de tentar mexer na panela ou jogar água, pois isso vai fazer o fogo aumentar e respingar por toda a cozinha. Desligue o fogo, umedeça um pano, coloque-o sobre a panela e espere até que esfrie. Atenção: o pano não pode estar pingando, deve estar apenas úmido para não espirrar!

Mais dicas!

Evite colocar muito recheio, pois o salgadinho fica difícil de fechar e pode estourar quando for frito ou assado;

Colocar o recheio já cozido na massa é muito mais prático. Na hora de assar ou fritar, é só deixar dourar e retirar;

Os salgadinhos assados são mais fáceis de preparar, mas precisam estar na fôrma com espaço entre eles, pois a maioria tem fermento e cresce durante o tempo em que está no forno.

Receitas de Salgadinhos para Festas

Massa básica para pastel

Ingredientes
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de cachaça
1 ovo
1/4 colher (chá) de sal
3 xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes (exceto a farinha de trigo) no liquidificador junto com 1/2 xícara (chá) de água morna. Acrescente aos poucos, 1 xícara (chá) de farinha e bata até obter uma mistura homogênea. Coloque o restante da farinha numa tigela e faça um buraco no meio.

Despeje a mistura líquida e vá misturando com as mãos e amassando até que a massa fique bem ligada. Comece a passar a massa pela máquina de fazer macarrão, regulada na abertura máxima.

Quando a massa começar a estalar, vá diminuindo a abertura até que ela fique bem fina. Estenda a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha. Espalhe porções do recheio escolhido sobre metade da massa e cubra com o restante, apertando bem as bordas.

Corte os pastéis com uma carretilha ou uma faca. Frite em óleo quente e escorra com uma escumadeira e uma travessa forrada com papel absorvente.

Dica
Para recheio, você poderá usar presunto, ou queijos picados, tomates cortados em rodelas, carne moída refogada com azeitonas, etc.

Evite usar filés de anchova, pois o contato com o ar que fica dentro do pastel, o peixe tende a ficar com gosto rançoso.
Rendimento: 10 porções

Massa para salgadinhos assados

Ingredientes
50 g de fermento biológico
2 colheres (sopa) de açúcar
150 ml de óleo
2 ovos
300 ml de água
1 colher (sobremesa) de sal
600 g de farinha de trigo

Esfihas

½ kg de carne moída
1 cebola picada
2 tomates picados
Sal e pimenta a gosto

Mini pizzas

300 g de mussarela ralada
Tomates fatiados temperados com sal e orégano

Cachorro quente

250 g de salsicha cortada em 3 partes

Rocambole de requeijão

300 g de requeijão cremoso
1 cebola ralada
Cheiro-verde a gosto
Sal

Pastelzinho assado

200 g de presunto cortado
200 g de mussarela
Sal, pimenta e orégano

Modo de preparo
Desmanche o fermento com açúcar. Junte o óleo, os ovos, a água e o sal. Misture bem e coloque a farinha aos poucos, amassando até obter uma massa macia e que não grude nas mãos. Deixe descansar por 30 minutos. Modele os salgadinhos, pincele com ovo batido e leve ao forno para assar.

Bolinha de queijo

Ingredientes
200 g de queijo de cabra
400 g de requeijão cremoso (Catupiry)
1 xícara de queijo parmesão ralado (105 g)
2 colheres (sopa) de cominho em grãos
2 colheres (sopa) de gergelim
2 colheres (sopa) de manjericão picado
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de curry (caril)

Modo de preparo
Numa tigela média, amasse bem com um garfo o queijo de cabra junto com o requeijão Acrescente o parmesão e misture bem. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por 15 minutos. Em três tigelas pequenas, coloque separadamente o cominho, o gergelim e o manjericão misturado com a salsinha. Com 1 colher (sopa), retire porções da mistura de queijo e faça quarenta bolinhas com as mãos úmidas.

Passe dez bolinhas, uma de cada vez, na mistura de manjericão com salsinha e reserve numa travessa. Passe outras dez no cominho e mais dez no gergelim. Polvilhe as bolinhas restantes com o curry. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora e sirva a seguir.
Rendimento: 40 porções

Nuggets caseiro

Ingredientes
1/2 kg de peito de frango
1 1/2 lata de creme de leite sem soro
1 pacote de creme de cebola
Farinha de rosca para empanar

Modo de preparo
Corte o peito de frango em pedaços regulares e reserve. Em um recipiente, misture o creme de leite e o creme de cebola até obter uma mistura homogênea. Junte o frango reservado e leve à geladeira por 30 minutos. Em seguida, passe os pedaços de frango pela farinha de rosca e frite-os em óleo quente até dourar dos dois lados. Escorra sobre papel toalha e sirva acompanhado da salada de sua preferência.
Rendimento: 12 porções

Bolinhas de batata recheadas

Ingredientes
1 xícara (chá) de leite
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de margarina
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
500g de batatas cozidas e espremidas

Recheio
200g de mussarela cortada em cubos
1 tomate picado
Sal e pimenta
Folhas de manjericão
2 ovos batidos
Farinha de rosca para empanar

Modo de preparo
Em uma panela misture o leite, o sal e a margarina. Leve ao fogo até o leite ferver. Retire do fogo e acrescente a batata e a farinha de uma só vez. Mexa rapidamente e firme para não empelotar. Volte ao fogo e cozinhe, mexendo sempre, até formar uma bola. Deixe esfriar, modele as bolinhas e recheie com a mistura de mussarela e tomate, temperada com o sal, a pimenta e as folhas de manjericão. Passe no ovo batido e na farinha de rosca. Frite no óleo quente até dourar.

Dica: sirva as bolinhas de uma maneira diferente: espete porções de bolinhas em palitos de churrasco e sirva com salada.
Rendimento: 36 porções

Mini Cachorro-quente

Ingredientes
15 salsichas
½ xícara de tomate
1 xícara de cebola picada
Pãezinhos de cachorro-quente (Podem ser encomendado em padarias)
Batata palha
Catchup
Mostarda

Modo de preparo
Encha uma panela com água e deixe as salsichas até incharem. Quando estiverem prontas, coloque em um prato e corte no meio. Elas também podem ser cortadas em rodelas. Retire a água e transfira a salsicha para outra panela, refogue um pouquinho de cebola, acrescente as salsichas e depois o molho. Espere ferver e o molho da salsicha está pronto. Abra os pãezinhos, coloque a salsicha e recheie com maionese, batata palha, mostarda e catchup.

Dica: Não é recomendado colocar vinagrete, por ser um aperitivo pequeno tem grandes chances de vazar e sujar o local. A recomendação para quem quiser fazer é deixar uma tigela feita separada e só servir quem pedir.

Samosa (pastel indiano)

Ingredientes – Massa
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha integral
1 pitada de sal
¾ de xícara (chá) de margarina light derretida

Recheio
1/2 colher (chá) de mostarda em grão
1 colher (sopa) de azeite
1 unidade pequena de gengibre ralado
1 colher (chá) de açafrão-da-terra (curcuma)
2 colheres (chá) de cominho moído
5 batatas cozidas, sem casca e cortadas em cubinhos
Coentro picado
Sal à gosto

Modo de preparo
Misture as farinhas, a margarina e o sal. Aos poucos adicione cerca de 1/2 xícara (chá) de água morna. Amasse até obter uma massa homogênea.

Recheio
Aqueça uma panela, adicione o azeite e coloque a mostarda. Quando começar a pipocar acrescente o gengibre. Frite rapidamente e adicione o açafrão, o coentro moído e o cominho. Junte a batata e misture. Tampe a panela e cozinhe, em fogo baixo, por 3 minutos. Tempere com sal e adicione o coentro fresco picado, deixe esfriar.

Sobre uma superfície lisa polvilhada com farinha de trigo, abra a massa em círculos de uns 12 cm de diâmetro. Corte cada rodela ao meio e com cada pedaço forme um cone. Coloque um pouco de recheio preparado e feche bem. Para fechar bem os pastéis, umedeça as bordas de massa com água fria. Deixe sobre um pano umedecido. Asse no forno, até dourar dos dois lados.

Coxinha de frango


Ingredientes – Massa
2 copos (americano) de caldo de galinha
1/2 copo (americano) de óleo
2 copos (americano)  de farinha de trigo
Sal a gosto

Recheio
1 peito de frango cozido e desfiado
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
2 tomates picados
Sal, salsinha e cebolinha a gosto

Cobertura
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
2 ovos batidos
Sal a gosto

Modo de preparo
Ponha em uma panela o caldo de galinha, o óleo, o sal e a farinha. Cozinhe em fogo baixo e mexa sem parar até soltar do fundo da panela e formar uma bola.

Faça o recheio
Refogue o frango com o restante dos ingredientes. Deixe esfriar a massa e, com as mãos, separe-a em porções pequenas. Abra cada porção na palma da mão, espalhe o recheio frio e modele as coxinhas. Passe as coxinhas no ovo batido com sal e em seguida na farinha de rosca. Frite as coxinhas em óleo quente.
Rendimento: 18 porções

Coxinha de mandioca

Ingredientes
500g de mandioca cozida e amassada
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
Sal, cominho e curry a gosto
1 clara
2 claras para empanar
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar

Recheio
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
1 tomate sem pele e sem sementes picado
1 peito de frango cozido e picado
4 colheres (sopa) de cheiro verde
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Em uma tigela, misture todos os ingredientes da massa e reserve. Para o recheio, em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola. Adicione o tomate, o frango, o cheiro verde, sal e pimenta. Retire do fogo e deixe esfriar. Pegue 1 colher de sopa da massa reservada, abra na palma da mão e coloque 1/2 colher (sopa) do recheio no centro, feche modelando as coxinhas. Passe nas claras, na farinha de rosca e frite em óleo quente. Escorra em papel toalha e sirva.
Rendimento: 20 porções

Wrap de frango

Ingredientes
3 filés de peito de frango em tiras
Sal e pimenta do reino a gosto
2 pães sírios grandes
4 colheres (sopa) de azeite
2 pimentões vermelhos em tiras finas
2 cenouras em tiras finas
12 vagens
1 dente de alho picado
12 folhas de alface crespa
1 xícara (chá) de queijo mussarela ralado
1 xícara (chá) de queijo cheddar picado

Modo de preparo
Tempere o frango com sal e pimenta e reserve. Abra o pão sírio ao meio com cuidado para não rasgar e reserve. Em uma frigideira, em fogo médio, aqueça metade do azeite e refogue o pimentão, a cenoura e a vagem por 5 minutos. Adicione o alho, refogue por mais 1 minuto. Retire do fogo e tempere com sal e pimenta. Limpe a frigideira e volte ao fogo.  Aqueça o azeite restante e frite o frango até dourar. Em cada pão, coloque 2 folhas de alface, uma porção de legumes, uma porção dos queijos misturados e uma porção de frango. Enrole e prenda com um palito de dente. Se desejar, sirva acompanhado de maionese de leite.
Rendimento: 4 porções

Mini hambúrguer

Ingredientes
3 colheres (sopa) de manteiga
800 g de fraldinha limpa
2 cebolas picadas
1 gema de ovo
1 xícara (chá) de cenoura ralada
10 fatias de queijo cheddar cortadas ao meio
1/2 xícara (chá) de maionese
6 tomates fatiados
3 xícaras (chá) de alface romana
20 mini brioches com gergelim
Palitinhos para espetar
Azeite extravirgem
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Pique a fraldinha bem fina com faca ou peça para moer duas vezes no açougue. Misture a gema de ovo, a cenoura ralada e a cebola temperada com sal e pimenta. Molde os hambúrgueres usando a boca de uma xícara de café. Deixe os hambúrgueres no freezer só até eles ficarem firmes, e não congelados. Grelhe-os superficialmente em chapa bem quente untada com azeite extra virgem.

Coloque os hambúrgueres grelhados em uma assadeira e sobre cada um deles 1 pedacinho de manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 175 ºC. Quando a manteiga estiver derretida, abra o forno e coloque sobre cada hambúrguer 2 pedaços de cheddar. Ao mesmo tempo, deixe os mini pães abertos e com uma camada de maionese em uma assadeira. Quando o queijo derreter, deixe os pães no forno por 2 minutos e monte os mini hambúrgueres, espetados com palitinhos para sustentar.
Rendimento: 20 porções

Espetinho de frango

Ingredientes
1 kg de peito de frango
3 ovos
1/2 kg de farinha de rosca
1 pacote de palitos para espeto
Sal e pimenta do reino a gosto
Óleo
Cebola

Modo de preparo
Desosse o frango e corte-o em cubinhos. Tempere-os à vontade. Espete-os no palito. Passe no ovo batido e frite-os. Sirva em seguida.
Rendimento: 10 porções

Esfiha

Ingredientes:
30 g de fermento biológico
240 ml de leite morno
3,5 g de açúcar
4 g de sal
600 g de farinha de trigo (aproximadamente)
120 ml de óleo
1 ovo
500 g de patinho moído
45 ml de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
Cheiro verde
3 tomates sem semente
Pimenta a gosto

Modo de preparo:
Frite no azeite a cebola e o alho até que dourem, coloque a carne e o sal, deixe refogar. Acrescente o tomate, cheiro verde e a pimenta, cozinhe por mais 5 minutos. Deixe esfriar para utilizar como o recheio. A carne moída pode ser substituída por frango desfiado e queijo cremoso. Coloque em uma tigela o fermento (dissolvido no leite morno), o sal, açúcar e 2 xícaras de farinha de trigo, misture e deixe dobrar de volume. Logo, acrescente o ovo, o óleo e o restante da farinha, até a massa se desprender da mão, deixando-a macia. Sove um pouco. Divida a massa em bolinhas do mesmo tamanho, abra uma a uma e recheie e modele, coloque as esfirras em uma assadeira, pincele com gema de ovo. Deixe crescer. Asse em forno médio.

Pastel de carne

Ingredientes
1 kg de farinha de trigo
150 g de manteiga
300 ml de água morna
4 dentes de alho
2 cebolas picadas
1 kg de carne moída
2 tomates picados
Cheiro-verde, sal e pimenta-do-reino a gosto
Óleo para fritar

Modo de preparo – massa
Em uma bacia, coloque a farinha, a manteiga e o sal. Dissolva até formar uma farofa. Por último, coloque a água morna e misture até obter uma massa consistente. Deixe descansar por cerca de 15 minutos.

Modo de preparo – recheio
Refogue primeiro o alho e a cebola. Quando eles estiverem dourados, junte a carne, o tomate e os temperos. Deixe secar no fogo e reserve. Abra a massa com um rolo numa superfície limpa e seca. Corte os pasteizinhos e recheie a gosto. Depois, frite em óleo bem quente. Tire do fogo, coloque no prato, por cima de uma folha de papel-toalha, e deixe escorrer.
Rendimento: 30 porções

Pizza de calabresa

Ingredientes – Massa
1kg de farinha de trigo
20g de sal
10g de açúcar
50ml de azeite
12g de fermento biológico
500ml de água morna

Recheio
50ml de molho de tomate
1 tomate fresco
100g de parmesão ralado
200g de lingüiça calabresa fatiada
100g de cebola frita
Orégano

Modo de preparo – Massa
Em um recipiente coloque os ingredientes secos. Dissolva o fermento em um pouco de água, utilize. Junte o azeite e o restante da água. Misture os ingredientes com as mãos, sove a massa por mais ou menos 20 minutos, até que esteja uniforme. Divida a massa em 7 partes, forme bolinhas e deixe descansar por 2 horas. Abra a massa com rolo, recheie e asse.

Modo de preparo – Recheio
Sobre o disco de pizza, coloque o molho, o tomate fresco,a linguiça, o orégano e o parmesão. Forneie. Enfeite com a cebola frita. Sirva em seguida.
Rendimento: 8 porções

Pizza quatro queijos

Ingredientes – Massa
1kg de farinha de trigo
20g de sal
10g de açúcar
50ml de azeite
12g de fermento biológico
500ml de água morna

Recheio
50ml de molho de tomate
100g de queijo margherita
150g de muçarela
1 tomate fresco fatiado
50g de queijo provolone ralado
100g de catupiry
50g de queijo gorgonzola esfarelado
20g de parmesão ralado
200g de cebola roxa fatiada

Modo de preparo – Massa
Em um recipiente coloque os ingredientes secos. Dissolva o fermento em um pouco de água, utilize. Junte o azeite e o restante da água. Misture os ingredientes com as mãos, sove a massa por mais ou menos 20 minutos, até que esteja uniforme. Divida a massa em 7 partes, forme bolinhas e deixar descansar por 2 horas. Abra a massa com rolo, recheie e asse.

Recheio
Sobre o disco de pizza coloque o molho, os queijos na ordem, a cebola e o parmesão. Asse no forno até a massa ficar macia e o recheio gratinar. Sirva em seguida.
Rendimento: 7 porções

Pizza toscana

Ingredientes
1/2 kg de farinha de trigo
1 copo americano de água morna
30g de fermento biológico fresco
1/2 xícara (chá) de óleo de soja
3 colheres (chá) de sal
1 colheres (café) de açúcar

Recheio
Molho de tomate
Muçarela fatiada
Calabresa moída
Manjericão
Orégano
Azeitonas pretas

Modo de preparo
Dissolva o fermento na água morna. 
Junte o óleo, o sal e o açúcar. Vá adicionando a farinha e trabalhando com as mãos até obter uma massa homogênea. Caso necessite de mais farinha, pode colocar. Trabalhe esta massa por uns 15 minutos ou até ficar lisa e soltando bolhas de ar. Deixe descansar por uns 40 minutos, coberta com um pano. Estique as pizzas, coloque em formas untadas, coloque os recheios, regue com azeite e asse em forno alto de 15 a 20 minutos cada uma.

Recheio
Coloque o molho de tomate sobre a massa de pizza. Adicione a muçarela e em seguida espalhe a linguiça moída, o manjericão, o orégano. Depois de assado, espalhe azeitonas pretas e sirva.
Rendimento: 8 porções

Pizza romana

Ingredientes
500g de farinha de trigo
30g de fermento fresco
125ml de água
1/2 colher (sopa) de sal
Farinha para abrir a massa

Recheio
Molho de tomate a gosto
150g de muçarela fatiada
16 filés de anchovas em conserva
Azeite para regar

Modo de preparo
Dissolva o fermento na água morna. 
Junte 3 colheres (sopa) de farinha de trigo e o sal e misture até obter uma massa homogênea. Cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos. Peneire a farinha restante sobre cada superfície lisa e coloque a massa no centro. Sove até obter uma mistura consistente e elástica. Divida-a em quatro porções, modelando cada uma delas como uma bola. Polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre as bolas de massa. Cubra-as com um pano e deixe descansar por 2 horas. Abra cada uma delas com um rolo até obter um disco fino.

Recheio
Nos discos, cubra -os com o molho de tomate, distribuindo a muçarela por cima. Adicione os filés de anchova e asse em forno preaquecido a 280C, por 15 minutos. Sirva em seguida.
Rendimento: 8 porções

Pizza de frigideira especial

Ingredientes – Massa
1 colher (café) de fermento em pó ROYAL
2 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
Molho
2 tomates
1 dente de alho
1/2 colher (sopa) de orégano
Salsinha a gosto
1/2 cebola pequena

Recheio
200g de queijo mozarela ralado

Modo de preparo Massa
Misture todos os ingredientes da massa até que se soltem das mãos. Deixe descansar por 30 minutos. Abra-a em discos do tamanho da frigideira.

Molho
Bata os ingredientes no liquidificador.

Montagem
Unte a frigideira com margarina, coloque nela a massa e deixe-a dourar. Vire a massa, acrescente sobre ela uma colher do molho e o recheio de sua preferência. Salpique um pouco de orégano, tampe a frigideira e aguarde o queijo derreter. Sirva logo em seguida.
Dica de recheios: mozarela, atum, calabresa, tomates secos com rúcula etc.

Calzone

Ingredientes
1 receita de massa para pizza
4 colheres (sopa) de banha ou azeite
1 xícara (chá) de queijo tipo muçarela cortada em cubinhos
1 xícara (chá) de presunto cozido picado
1 xícara (chá) de ricota amassada
Sal a gosto
1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino
Banha derretida ou azeite para pincelar
2 xícaras (chá) de molho de tomate
2 colheres (sopa) de queijo parmessão ralado

Modo de preparo
Preaqueça o forno em temperatura alta (200°C). Prepare a massa e divida em 4 partes. Faça 4 pizzas grandes bem finas. Cubra cada pizza com uma colher (sopa) de banha ou azeite, a muçarela, o presunto, a ricota, o sal e a pimenta. Dobre cada pizza ao meio e aperte bem as bordas para que o recheio não saia. Pincele cada pizza com um pouco de banha derretida ou azeite e leve ao forno quente por uns 20 minutos. Retire do forno. Regue com molho de tomate e polvilhe com queijo parmessão. Sirva em seguida.
Rendimento: 4 porções

Risole de presunto e queijo

Ingredientes
1 tablete de caldo de legumes
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de margarina
3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
150 g de queijo branco cortado em cubos
150 g de presunto picado
1 tomate sem pele e sem semente cortado em cubos.
Folhas de manjericão a gosto
1 colher de azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto
Ovo batido e farinha de rosca para empanar

Modo de preparo
Em uma panela dissolva o caldo de legumes com a água e leve ao fogo. Junte o leite e a margarina e deixe ferver. Retire do fogo, junte a farinha e sem parar de mexer volte a panela ao fogo. Cozinhe a massa até que se solte do fundo da panela. Transfira para uma superfície enfarinhada e amasse bem. Em um recipiente misture o queijo branco, o presunto, o tomate, as folhas de manjericão, o azeite, o sal e a pimenta.
Modele os rissoles e recheie. Feche apertando bem as bordas Empane os rissoles com o ovo e a farinha de rosca. Frite em óleo quente, até dourar.
Dica: Para moldar abra a massa e com um cortador, faça círculos pequenos.
Rendimento: 60 porções

Empadinha de palmito

Ingredientes – Recheio
5 colheres (sopa) de cebola picada
4 colheres (sopa) de manteiga
6 tomates maduros sem pele sem sementes e picados (passe as sementes pela peneira e reserve o caldo)
2 vidros grandes de palmito cortado em cubinhos
3 colheres (sopa) de cebolinha picada
4 colheres (sopa) de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino branca a gosto

Igredientes – Massa
3 xícaras de farinha de trigo
200 g de manteiga gelada cortada em pedacinhos
1 colher (chá) de fermento em pó
Sal a gosto
1/2 xícara de leite gelado
1 gema ligeiramente batida para pincelar

Modo de preparo – Recheio
Em uma panela frite a cebola na manteiga até murchar. Junte os tomates com o caldo reservado e refogue até começar a desmanchar. Acrescente o palmito com 1/2 xícara de água e deixe ferver por cerca de 15 minutos. Retire do fogo, adicione os ingredientes restantes e reserve.

Modo de preparo – Massa
Em uma superfície, misture a farinha, a manteiga, o fermento e o sal com a ponta dos dedos, formando uma farofa. Abra um buraco no meio e despeje o leite aos poucos, amassando até obter uma mistura lisa. Forre com ela o fundo e as laterais de 33 forminhas próprias para empada de 5 cm de diâmetro e distribua o recheio. Abra a massa restante com um rolo de macarrão e recorte a tampa das forminhas. Aperte bem com os dedos para não abrir durante o cozimento. Sele a borda com a ponta de um garfo. Pincele com a gema e leve ao forno moderado (180° C), pré-aquecido, por 20 minutos ou até dourar. Deixe amornar, desenforme e sirva.

Panqueca

Ingredientes
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 ovo
1 1/4 xícara (chá) de leite
Óleo para untar

Modo de preparo
Numa tigela, peneire a farinha misturada com o sal. Faça um buraco no meio da farinha e junte o ovo e 1/3 do leite. Misture, deixando cair aos poucos a farinha no centro do buraco. Depois, bata bem até obter uma massa uniforme. Aos poucos, junte o leite restante, batendo sempre, até obter uma massa líquida bem uniforme. Leve uma frigideira de 15cm de diâmetro reforçada ou, de preferência, antiaderente ao fogo médio para aquecer. Unte o interior com óleo, utilizando um pincel.

Espalhe um pouco da massa apenas até cobrir o fundo da frigideira. Frite em fogo brando. Não mexa a frigideira. Quando a parte de baixo da panqueca dourar, vire-a de baixo do outro lado com o auxílio de uma espátula e deixe por mais 15 segundos, até dourar. Deixe a panqueca escorregar para um prato e vá formando pilhas, intercalando cada panqueca com papel manteiga ou celofane. Para rechear use carne, frango ou camarão ou, se quiser serví-las como sobremesa, recheie com geléia e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Rendimento: 10 porções

Croquete de carne

Ingredientes
2 colheres (sopa) de óleo
1/3 de xícara (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de salsa picada
1/2 kg de sobras de carne assada
1/3 de xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 ovo ligeiramente batido
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Em uma panela aqueça o óleo e refogue a cebola e a salsa. Transfira para um processador e junte a carne. Adicione a água e triture. Transfira para uma panela e polvilhe com um pouco da farinha. Tempere com o sal e a pimenta e leve ao fogo, sem parar de mexer, até começar a se soltar do fundo da panela. 
Se necessário adicione mais farinha. Deixe esfriar. Com as mãos úmidas modele os croquetes e passe-os pelo ovo e pela farinha de rosca. Frite poucos croquetes de cada vez, no óleo quente, até ficarem dourados. Retire com uma escumadeira e escorra em papel-toalha. Sirva quente.
Rendimento: 10 porções

Pão de queijo na caneca

Ingredientes
3 ovos
12 colheres (sopa) de leite
6 colheres (sopa) de óleo
12 colheres (sopa) de polvilho azedo
3 colheres (chá) de fermento em pó
12 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
uma pitada de sal

Modo de preparo
Em uma tigela, coloque o ovo, o leite e o óleo e misture bem. Adicione o polvilho e o fermento e misture novamente. Por fim, acrescente o queijo ralado e o sal e mexa apenas o suficiente para incorporar o queijo. Divida a mistura em quatro canecas, enchendo apenas metade de cada uma para a massa não transbordar quando estiver assando. Leve uma caneca de cada vez ao micro-ondas por 1 minuto. Sirva em seguida e coma na hora!
Dica: você pode acrescentar cubinhos de peito de peru ou ervas picadas à massa para dar um toque especial.
Rendimento: 6 porções

Trouxinha de frango com catupiry

Ingredientes
1 copo de requeijão
4 gemas
1 colher (sopa) de manteiga
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar

Recheio
2 peitos de frango
3 xícaras (chá) de catupiry
1 gema para pincelar

Modo de preparo
Para a massa coloque em uma vasilha o requeijão, as gemas, a manteiga, o sal, o açúcar e misture, acrescente a farinha aos poucos e vá misturando até formar uma massa homogênea. 
Deixe descansar por 15 minutos e abra com um rolo sobre uma mesa enfarinhada. Corte quadrados e coloque um pouco do recheio em cada quadrado. Feche as quatro pontas unindo-as aperte. Pincele com as gemas e leve ao forno preaquecido a 180°c por aproximadamente 30 minutos ou até que este esteja bem dourado. Sirva em seguida.

Quibe frito

Ingredientes
3 xícaras (chá) de água
1 1/2 xícara (chá) de trigo para quibe
1/2 xícara (chá) de cebola bem picada
1 1/2 colheres (sopa) de hortelã picada
500 g de carne moída (patinho)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Óleo para fritar

Modo de preparo
Lave o trigo e deixe de molho na água por uma hora. Escorra e esprema o trigo em um pano. Misture com o restante dos ingredientes até conseguir uma mistura homogênea. Modele os quibes com uma colher (sopa) da mistura. Numa frigideira, aqueça o óleo e frite aos poucos até dourá-los. Escorra sobre papel toalha. Se desejar, sirva com gomos de limão.
Rendimento: 50 porções

Farofa básica de manteiga

Ingredientes
3 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola média picada
1 colher (chá) de sal
Farinha de mandioca pouco torrada (do tipo cru)

Modo de preparo
Derreta a manteiga. 
Acrescente a cebola picada e deixe fritar em fogo brando, até ficar dourada. Aos poucos, junte o sal e farinha de mandioca, mexendo bem. Acrescente mais farinha até obter uma mistura bem solta e seca.
Dica: Se quiser variar a farofa básica, prepare uma destas sugestões:
Acrescente 1/2 xícara (chá) de uvas passas sem sementes;
Junte ovos cozidos e picados ou ovos mexidos;
Acrescente ameixas pretas secas, picadas;
Acrescente 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas;
Junte miúdos de frango, ou de qualquer outra ave, cozidos, temperados e bem picados;
Adicione 1 lingüiça frita e picada;
Junte cenoura cozida, couve picadinha ou quiabos fritos.

Batata frita

Ingredientes
700g de batata
3 1/4 de xícara (chá) de óleo
Sal a gosto

Acessório
Panela com 24 cm de diâmetro

Modo de preparo
Lave, descasque e corte a batata em palitos. Ponha em uma tigela, cubra com água e deixe na geladeira por 15 minutos. Escorra e seque com um pano de prato limpo. Ponha o óleo na panela e o aqueça em fogo alto. Com cuidado, junte um punhado de batata. 
Frite, mexendo de vez em quando, por cinco minutos ou até dourar. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre o papel toalha. Repita a operação até terminarem as batatas. Adicione sal e sirva imediatamente.

Bolinho de bacalhau

Ingredientes
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média bem picada
4 batatas médias cozidas e espremidas
3 xícaras (chá) de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
2 colheres (sopa) de salsa picada
Pimenta a gosto
Sal (se for preciso)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Óleo para fritar

Modo de preparo
Aqueça o azeite e doure a cebola. Numa tigela, misture os ingredientes restantes e adicione a cebola refogada. Esquente uma quantidade de óleo suficiente para fritar os bolinhos (cerca de três xícaras de chá para uma frigideira funda), pegue colheradas da massa e deixe na panela até dourar bem. Retire com uma escumadeira e coloque sobre papel-toalha. Sirva com limão e molho de pimenta.
Rendimento: 25 porções

Bolinho de arroz

Ingredientes
4 xícaras (chá) bem cheias de arroz cozido
1 xícara (chá) de leite
2 ovos
Sal e cheiro-verde picado a gosto
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
Óleo de gergelim para fritar

Modo de preparo
Bata o arroz com o leite e o ovo, levemente, no liquidificador. Passe para uma tigela e misture os ingredientes restantes até obter uma massa homogênea. Frite aos poucos em óleo quente, em colheradas, até que dourem. Retire e escorra sobre papel-toalha. Sirva.
Dica: não use o óleo fervente porque o bolinho doura, mas fica cru por dentro.
Rendimento: 12 porções

Bolinho de arroz com calabresa

Ingredientes
1 ovo
1 xícar (chá) de leite, aproximadamente
1/2 cebola pequena picada
Sal à gosto
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
2 xícaras (chá) de sobras de arroz
1 xícara (chá) de linguiça calabresa triturada
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Modo de preparo
Bata no liquidificador o ovo, o leite, a cebola, o sal, o cheiro verde e 1 xícara (chá) de arroz. Retire, junte o restante do arroz, que ficou sem bater, o fermento e a calabresa, misturando bem. Frite as colheradas em óleo quente até dourar.

Cachorro-quente no palito

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de farinha de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de mostarda
½ xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de óleo
1 ovo batido
10 salsichas aferventadas

Deixe um comentário

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.

Estude Grátis © 2017 - Desde 2011