Curso de Doces para Festas

Introdução

Não importa qual tipo festa, a mesa de doces sempre faz sucesso! Os docinhos combinam com qualquer situação, desde aniversário de criança ao casamento mais chique. Durante todo o ano nos deparamos com os mais diversos tipos de comemorações, como festas de casamento, aniversários, bodas, batizados, debutantes, eventos empresariais e muitas outras tantas.

E se o assunto é festa, nada melhor do que falar dos tão apreciados docinhos.

Nos dias de hoje, as festas estão cada vez mais criativas, e encontramos doces tão incrementados que parecem míni obras de arte que surpreendem a todos.

Renda Extra

O mercado de doces finos, feitos com ingredientes selecionados e preparados com técnica e segurança, se encontra em franca expansão, uma vez que é grande a demanda por estes produtos para atender aos eventos festivos mais requintados.

Mas, para isso, o profissional precisa se qualificar e desenvolver habilidades, além de ter capricho, paciência e bom gosto para obter produtos capazes de despertar nas pessoas o desejo irresistível de degustá-los.

Antes de começar, a palavra-chave é planejar. Conheça o mercado de docinhos e explore possíveis compradores para seu produto. O próximo passo é definir quais doces irá colocar em seu cardápio. Um critério pode ser escolher os que tem mais facilidade para fazer.

Depois disso, é importante listar todos os gastos que envolvem o preparo dos docinhos: ingredientes, embalagens, etc. Nada pode ficar de fora para saber o quanto vai cobrar por seus doces, que deve ser o valor total do que investiu somado à percentagem de lucro.

Especialistas afirmam que o ideal é que o lucro nesse segmento seja, no mínimo, de 25%, podendo chegar à casa de 100% ou mais. Tudo depende dos ingredientes usados e de uma pesquisa de preços da concorrência. Uma dica é conversar com pessoas que já estão no ramo para aprimorar o seu empreendimento.

Compra de material

Com o cardápio de docinhos definido, a próxima etapa é ir às compras. Coloque no papel os ingredientes que vai precisar e, antes adquirir os produtos, faça uma pesquisa de preço em mercados, atacados e casas especializadas em artigos de festa.

Aproveite promoções, procure negociar descontos e prazos de pagamentos com seus fornecedores. Para uma produção inicial, você pode estabelecer um estoque mínimo de ingredientes não-perecíveis e depois efetuar as compras adicionais de itens de consumo rápido, como frutas. Dessa forma, você otimiza o seu capital e consegue produtos com mais qualidade.

Divulgação

A melhor propaganda é a boca a boca. O primeiro passo para formar a sua clientela é começar a oferecer seus quitutes para as pessoas mais próximas. Uma sugestão é dar os docinhos como presente para parentes e amigos ou até ofertá-los como brindes em alguns eventos como em uma comemoração na escola do seu filho ou em uma festa no trabalho.

Outra ação é negociar com restaurantes ou lojas de conhecidos para vender seus docinhos. Você pode começar com uma quantidade menor e ir aumentando conforme a demanda. O fundamental é sempre ter à mão um cartão com seus contatos, que também podem estar nas embalagens dos docinhos.

Explore ainda as ferramentas disponíveis na internet como as redes sociais, divulgando fotos e novidades.

4 dicas para conquistar sua clientela e ter sucesso!

Qualidade: a marca dos ingredientes utilizados deve ser confiável. Preze por manter a excelência do seu trabalho, seja no sabor ou na apresentação, mesmo com a ampliação do seu empreendimento.

Determinação: para o seu negócio dar certo, você deve ter foco e direcionar todos os esforços para essa atividade. Saiba lidar com as dificuldades iniciais, pois só assim se ganha maturidade para trabalhar em qualquer segmento.

Treinamento: nunca se acomode. Busque aprimoramento contínuo de todos os envolvidos no preparo dos doces. Procure cursos de confeitaria em sua cidade, além de usar outros recursos como a internet ou participar de feiras especializadas, sem perder de vista a concorrência, para acompanhar as tendências de mercado.

Saber encantar: de nada adianta um doce delicioso se ele não encher os olhos e vice versa. Por isso, invista em confeitos e embalagens, sem se esquecer de primar pelo sabor. E, o fundamental, alie a qualidade do seu trabalho a um atendimento diferenciado ao seu cliente.

Doces para Festas

BEIJINHO


Doce de coco e ovos com cobertura de glacê.

1 pacote de coco ralado
1/2 xícara de água quente
1 1/2 xícara de açúcar
2 gemas
1 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de leite

Hidrate o coco ralado com a água quente. Dissolva a farinha de trigo no leite. Leve todos os ingredientes ao fogo, numa panela, mexendo sempre, até que apareça o fundo. Depois de frio, enrole e passe em fondant.

BEIJO DE MULATA

Brigadeiro com recheio de mousse de chocolate.

Receita de brigadeiro

Recheio:
Ingredientes
1 tablete de chocolate meio amargo (200g)
1 lata de creme de leite gelado (sem soro)
3 claras
4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo: Derreta o chocolate em banho-maria, tire do fogo e junte com o creme de leite. Bata as claras em neve e acrescente o açúcar, continue batendo até que Esteja bem firme. Com uma espátula ou colher de pau, misture levemente todos os ingredientes. Despeje em um pirex ou taças individuais e leve à geladeira.

Bem Casado

Laka Brandão

Massa:
5 ovos
6 colheres de sopa bem cheias de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
6 colheres de sopa de farinha de trigo
Manteiga para untar

Recheio:
1 lata de leite condensado
2 gemas
1 colher de sopa de manteiga
¼ de xícara de chá de licor de cacau
3 colheres de sopa de suco de limão
Nozes moídas a gosto

Modo de preparar: Bata as gemas, junte o açúcar e bata até que fique bem claro. Peneire juntos a farinha de trigo e o fermento e misture delicadamente ao creme e juntando em seguida as claras batidas em neve. Coloque em assadeira untada e polvilhada. Leve ao forno médio (180º). ligue o forno na hora de colocar a massa. Assar por cerca de 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Corte com cortador próprio e recheie unindo dois a dois.

Recheio: Junte o leite condensado, as gemas e a manteiga. Misture bem e leve ao fogo baixo mexendo sempre, até obter consistência cremosa (mais ou menos 10 minutos). Retire do fogo e junte o licor de cacau o suco de limão e as nozes. Deixe esfriar e use. Depois de recheados, passe o açúcar fino e embrulhe. Faça uma linda embalagem. Este doce é tradicional em casamento. Deve ser colocado na mesa “grand-finalle”, muitas vezes são usados como lembrancinhas.

BOMBOCADO

Doce de ovos com queijo e coco.

16 colheres de açúcar
6 colheres de queijo ralado
Colheres de farinha de trigo
1 colher de manteiga
1 copo de leite
3 ovos

Misturar tudo (claras em neve). Forminhas untadas. Forno quente.

Bombom cremosinho:
Numa tigela média coloque o leite em pó, o açúcar, a groselha, o rum e misture bem, até formar uma massa homogênea. Modele bolinhas com as mãos e reserve. Leve o chocolate picado ao banho-maria e, com a chama bem baixa, misture com uma espátula até que cerca de 2/3 dele tenha derretido. Retire-o do banho-maria e continue mexendo, para que ele derreta completamente. Passe-o para um refratário limpo e bem seco e, com uma espátula, misture-o continuamente, para que o chocolate comece a perder temperatura (provando uma pequena porção no lábio inferior, você deve sentir que ele está “frio”). Banhe as bolinhas, coloque-as sobre uma superfície forrada com papel – alumínio deixe secar e acomode-os em forminhas ou caixas próprias para bombons.

BOMBOM DE CASTANHA

Doce de leite condensado e Castanha-do-pará coberto com chocolate ao leite.

1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
Canela em rama
Castanhas moídas

Dica: Coloque uma lata de leite condensado fechada em água e cozinhe por vinte e cinco minutos em panela de pressão. Espere esfriar, abra e sirva um delicioso doce de leite!

Modo de preparar: Coloque em fogo brando o leite condensado, a mesma medida de leite e a canela em rama. Mexa constantemente até ferver, deixe em fogo bem baixo, mexendo a cada certo tempo, até aparecer o fundo da panela. Deixe esfriar e cubra com chocolate ao leite derretido.

BOMBOM DE AMEIXA

Doce de leite condensado recheado com ameixa e coberto com chocolate ao leite.

1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
Canela em rama

Modo de preparar: Coloque em fogo brando o leite condensado, a mesma medida de leite e a canela em rama. Mexa constantemente até ferver. Deixe em fogo bem baixo, mexendo a cada certo tempo, até aparecer o fundo da panela. Deixe esfriar e enrole recheando com uma ameixa e cubra com chocolate ao leite derretido

BOMBOM DE MORANGO

Doce de leite condensado recheado com morango e coberto com chocolate ao leite.
Segue se a mesma receita acima substituindo a ameixa por morango

BOMBOM DE UVA

Doce de leite condensado recheado com uva e coberto com chocolate ao leite.
Segue se a mesma receita acima substituindo a ameixa por uvas

Bombons


Leve o chocolate ao banho-maria e, com a chama bem baixa, misture com uma espátula até que cerca de 2/3 dele tenha derretido. Retire-o do banho-maria e continue mexendo, até ficar bem lisinho.

Coloque-o num refratário limpo, seco e, com uma espátula, misture-o continuamente, para que ele comece a perder temperatura (provando uma pequena porção no lábio inferior, você deve sentir que ele está “frio”).

Preencha completamente os moldes de bombom com o chocolate e em seguida vire-os sobre um prato grande e fundo, para escorrer o excesso. Leve os moldes à geladeira por alguns minutos, para que essa primeira camada de chocolate seque.

Coloque em cada cavidade 1 colher (chá) de geléia e cubra com o restante do chocolate. Volte os moldes à geladeira por mais 15 minutos, ou até que eles fiquem “opacos”, indicando assim que os bombons já estão secos e prontos para serem desenformados.

O que eu preciso ter:

500g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto, picada.
1 xícara (chá) de geléia (morango, uvas, laranja, etc.).
moldes para bombons, de formatos variados.

DICA:Para um efeito mais caprichado, use moldes com formatos diferentes e varie os recheios: geleias de damasco, fondant de menta, passas ao rum são boas opções.

BRIGADEIRO

Leite condensado e chocolate.

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 colheres, das de sopa, rasas de manteiga ou margarina.
4 colheres, das de sopa, rasas de chocolate em pó.
Chocolate granulado

Modo de Preparo: Cozinhe o leite condensado dentro da própria lata, durante cerca de 2 horas. Abra-a depois, despeje o conteúdo numa panela, junte a manteiga ou margarina, o chocolate em pó e mexa. Leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando para não pegar. Quando começar a desprender-se do fundo da panela, tire do fogo, despeje num prato raso e deixe esfriar. Enrole como bolinha, passe-as no chocolate granulado e arrume em forminhas de papel.

Brigadeiro de copinho: chocolate meio amargo e coco

Ingredientes ⇒ chocolate

1 lata de leite condensado (Moça)
120g de chocolate 1/2 amargo em barra picado – usei cacau 55%
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
100g de creme de leite – usei fresco, mas pode ser de caixinha.

Leve à panela, em fogo médio o leite condensado com a manteiga e o chocolate, mexendo até o ficar com uma consistência cremosa, mas um pouco antes do ponto de enrolar. Abaixe o fogo e acrescente o creme de leite. Mexa só até incorporar. Aguarde esfriar um pouquinho e despeje nos copinhos próprios até a metade da capacidade deles.

Ingredientes ⇒ coco

1 lata de leite condensado (Moça)
50ml de leite de coco
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
80g de creme de leite – usei fresco, mas pode ser de caixinha

Coloque o leite condensado, a manteiga e o leite de coco em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo até a consistência ficar mais firme, porém antes do ponto de enrolar. Abaixe o fogo e acrescente o creme de leite, mexendo até ficar novamente cremoso. Despeje quando amornar sobre a porção do chocolate no copinho. Leve à geladeira até o momento de servir.

A decoração pode ser feita com chocolate em bolinhas, granulado ou biscoito triturado.

Brigadeiro de Caipirinha

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 a 2 colheres (sopa) de Cachaça – ou a gosto
3 colheres (sopa) de suco de limão
raspas da casca de um limão

Preparo: Leve ao fogo médio e em uma panela de fundo grosso todos os ingredientes acima, com exceção das raspas do limão. Mexa com uma colher de pau e até conseguir ver o fundo da panela ao raspar a colher. Acrescente as raspas de limão e mexa bem. Coloque em um prato untado com margarina e quando esfriar leve à geladeira por no mínimo 2 horas até ficar uma massa firme. Faça bolinhas usando uma colher de chá como medida para essas saírem do mesmo tamanho e passe-as no açúcar cristal. Coloque em forminhas próprias. Caso queira pode colocar a massa ainda quente em copinhos individuais. Nesse caso tire do fogo um pouquinho antes do ponto de enrolar para ficar mais maleável para comer de colher. Decore com raspinhas de limão

CAMAFEU DE CHOCOLATE

Massa de nozes coberta com chocolate ao leite.

1 lata de leite condensado
2 colheres de chocolate em pó
2 gemas
1 colher de manteiga
1 xícara de nozes trituradas

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre até soltar do fundo da panela. Deixar esfriar faça bolinhas e passe no chocolate ao leite derretido coloque uma noz com o chocolate ainda mole.

CARAMELADO DE CEREJA

Doce de leite condensado recheado com cereja caramelado.

1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite
Canela em rama

Dica: Coloque uma lata de leite condensado fechada em água e cozinhe por vinte e cinco minutos em panela de pressão. Espere esfriar, abra e sirva um delicioso doce de leite!

Modo de preparar: Coloque em fogo brando o leite condensado, a mesma medida de leite e a canela em rama. Mexa constantemente até ferver. Deixe em fogo bem baixo, mexendo a cada certo tempo, até aparecer o fundo da panela. Deixe esfriar e enrole recheando com uma cereja, depois caramelize como segue a receita abaixo

CARAMELADO DE NOZES

Doce de leite condensado com nozes caramelado.
Segue a receita atrás.

CARAMELADO NO PALITO


Fios de ovos caramelado.
Receita dos fios de ovos depois caramelize com a receita a seguir

Caramelizar

4 copos de açúcar comum
4 copos de açúcar doçúcar granulado
4 copos de água
9 colheres de sopa de vinagre branco
9 colheres de sopa de cachaça

Deixe derreter em ponto de fio, vá mergulhando os docinhos e ponha em uma assadeira untada. Depois de pronto, ponha em cima uma flor.

DELÍCIA DE NOZES

Nozes e doce de ovos – doce tradicional Português.

Ingredientes:
500 g. de açúcar
2 dl de água
3 gotas de essência de baunilha
250 g. de nozes
2 ovos inteiros
6 gemas de ovos
125 g. de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Açúcar em pó q.b.

Confecção: Leve ao lume num tacho, o açúcar com a água. Deixe ferver até obter ponto de pérola. Aromatize com a baunilha. Adicione a manteiga e deixe ferver a mistura durante 1 minuto, junte a amêndoa ralada. Depois de tudo muito bem ligado, retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Adicione as gemas, uma de cada vez, e os ovos igualmente um de cada bem, batendo bem com uma colher de pau entre cada adição. Por fim junte a farinha. Barre com margarina, pequenas forminhas compridas (têm, formato de barquinhos) e divida entre elas o preparado. Coloque as formas dentro de um tabuleiro e leve ao forno já aquecido. Depois dos bolinhos cozidos e dourados, desenforme-os. Sirva frios polvilhados com açúcar em pó.

PAPO DE ANJO

Bolinho de ovos embebido na calda de açúcar.

1 kg de açúcar cristal
1 l. de água
1 fava de baunilha
24 gemas
1 C. de fermento

Modo de preparar: Numa panela coloque o açúcar, a água e a baunilha. Leve ao fogo e mexa até dissolver. Deixe ferver por 20 minutos até formar uma calda rala. Reserve; Bata as gemas com o fermento durante 30 minutos até ficarem fofas e claras; Coloque em forminhas pequenas de empadas, untadas com manteiga. Encha até a borda; Asse em forno médio pré-aquecido, até dobrarem de volume e ficarem secos. Não deixe ficarem muito dourados; Desenforme e fure um a um com um palito e coloque na calda. Deixe esfriar; Coloque em compoteira e leve para gelar.

Rendimento: +/- 40 unidades

QUINDIM

Doce de ovos com coco.

Ingredientes:
1/2 kg de açúcar
15 gemas com as claras finas
1 colher, das de sopa, cheia de manteiga.
1 coco grande ralado e a água do mesmo

Modo de Preparo: Misture muito bem todos os ingredientes, distribui forminhas próprias untadas com manteiga e polvilhadas com açúcar refinado. Asse em banho Maria (forno regular). Desenforme mornos e depois de frios envolva em quadrados de celofane com as pontas voltadas para cima e presas de forma decorativa.

QUINDIM COM CHOCOLATE

Doce de ovos com coco coberto com chocolate ao leite.

27 gemas
700g de açúcar
300g de coco ralado
1/2 C de manteiga
100g de chocolate em pó amargo
Essência de baunilha

Modo de preparar: Passe as gemas pela peneira, junte com a manteiga e reserve; Em outro recipiente, misture o coco ralado, o açúcar, o chocolate em pó e duas gotas de essência de baunilha; Junte as misturas e deixe descansar por cinco minutos; Unte uma fôrma com manteiga e leve ao forno (200 a 3000). C em banho-maria por cerca de uma hora e meia; Deixe esfriar e sirva.

Bombom Requinte

Ingredientes:
frutas (morango, uvas, ameixas, damasco, abacaxi em pedaços).
massa (receita abaixo)
cobertura de caramelo (receita abaixo) ou 700 g de chocolate cobertura derretido em banho-maria

Modo de preparo: Envolva as frutas na massa e modele com as mãos. Depois banhe na cobertura de caramelo ou no chocolate cobertura derretida em banho-maria. Se usar o caramelo, mergulhe o bombom de uma vez na calda. Caso contrário formará bolhas.

Dica: Para a limpeza dos morangos, borrife álcool de cereais na fruta e depois limpe com um pano seco. (Pode ser utilizado álcool comum diluído com água na proporção de 1 de álcool para 2 de água.) Puxe o cabinho do morango, não corte. Para fazer o bombom de abacaxi, é necessário banhar uma forminha com chocolate e só depois colocar o abacaxi envolvido pela massa.

Ingredientes para a massa:
3 latas de leite condensado
100 g de creme de leite sem soro
3 gemas peneiradas

Modo de preparo da massa: Numa panela fora do fogo misture leite condensado, creme de leite sem soro e gemas peneiradas. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até soltar do fundo da panela (cerca de 20 minutos). Desligue o fogo e espere esfriar.

Ingredientes para a cobertura de caramelo:
1,400 g de açúcar cristal
400 ml de água
4 colheres (sopa) de vinagre branco

Modo de preparo da cobertura de caramelo: Numa panela fora do fogo misture açúcar cristal, água e vinagre branco. Leve a panela ao fogo até que atinja 145º C por cerca de 20 minutos. Não mexa. Se não tiver termômetro, deixe apurar até chegar à cor de guaraná. Desligue a panela (neste momento, se quiser, adicione corante vermelho) e com a cobertura ainda quente, banhe as frutas.

Rendimento 45 bombons grandes ou 100 bombons pequenos
Custo de cada bombom: pequeno – R$ 0, 40, grande – R$ 0,55.
Sugestão para venda: pequeno – R$ 1,20 cada um, grande – R$ 2 cada um.

 

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.

Estude Grátis © 2017 - Desde 2011