Curso de como cozinhar Bifes

Introdução

Bife é uma designação comumente utilizada para uma peça de carne frita ou grelhada, geralmente cortada como uma fatia. A sua espessura e comprimento podem variar consoante o tipo de carne e a receita que se utiliza para a confecção.

A preparação dos bifes pode ser feita com diferentes graus de cozedura, passando pelo mal passado e pelo bem passado, quer sejam fritos, grelhados ou preparados de outra forma.

O bife comum é grelhado em conjunto com óleo de soja (mais comum) ou azeite de oliva. Por ser uma carne, possui pomposas quantidades de proteínas; além de zinco, ferro e cobalanina. O bife, em muitos dos diversos pratos, é grelhado com rodelas de cebolas, que dão um quê a mais no prato.

Os melhores bifes são os de filé mignon, usualmente, porém, são utilizados para bifes o contrafilé, alcatra, ou mesmo coxão mole e o patinho. Desde que a carne seja macia, os bifes ficarão bons.

Maneira de fazer os bifes

A carne deve ser lavada antes de se cortarem os bifes. Corte a carne atravessando as fibras, e não acompanhando as fibras.

Bata os bifes no momento de levá-los à frigideira, deitando-lhes um pouco de sal. Refogue-os no óleo ou gordura bem quente e em fogo forte. Quando os bifes estiverem corados de um lado, vire-os de ambos os lados para corarem.

Maneira de servir os bifes

Além do molho que os cobre, os bifes geralmente são levados à mesa com algum acompanhamento ou seja: salada de alface, rodelas de batatas fritas, batatas cozidas e passadas na manteiga, petit-pois passados em manteiga, qualquer verdura cozida e depois passada em manteiga ou mesmo apenas com a guarnição de torradinhas ou pedacinhos de pão, fritos em manteiga.

A apresentação dos bifes depende, portanto, do bom gosto e principalmente dos elementos de que puder dispor a dona de casa.

Receitas com Bifes

BIFE ABAFADO

10 bifes de coxão mole
1 cebola grande
250 g de batata
200 g de cenoura
250 g de tomate
100 g de azeitona Temperos habituais

Modo de Fazer:
Esfregue um pouco de sal em cada bife e deixe-os num prato.. Corte a cebola grande, em rodelas finas, e descasque as batatas e cenouras. Numa panela com um pouco de gordura derretida, arrume, fora do fogo, os ingredientes, da seguinte maneira: uma camada de bifes, uma de rodelas de cebolas e tomates, uma de batatas cortadas em rodelas grossas e uma de cenouras e azeitonas. E assim sucessivamente. Leve ao fogo muito fraco, tampando bem a panela. É preciso de vez em quando, sacudir um pouco a panela para que os bifes não grudem no fundo.

BIFE À BAIANA

Ingredientes:
6 bifes
250 g de tomate
6 fatias de pão
1 colher (sopa) de farinha de trigo
queijo parmesão ralado
pimenta e temperos

Modo de Fazer:
Corte os bifes bem finos, salgue-os, passe-os na farinha de trigo e frite-os com bastante óleo bem quente. Coloque cada bife sobre uma fatia de pão. Faça um molho de tomate, bem temperado e apimentado. Com esse molho, regue os bifes, umedecendo bem as fatias de pão. Espalhe sobre eles um pouco de queijo parmesão ralado.

BIFE À CRIOULA

Ingredientes:
1/2 kg de bifes de alcatra
1 kg de batata
1 pimentão
2 tomates em rodelas
2 cabeças de alho
1 cebola picada
1/2 xícara (chá) de azeite
sal e pimenta

Modo de Fazer:
Coloque numa frigideira o azeite para esquentar. Retire do fogo e arrume uma fatia de bife, outra de batata, outra de tomate, outra de cebola e por último o pimentão. Espalhe por cima sal e pimenta. Repita as camadas até terminar os ingredientes. Leve ao fogo forte por 10 minutos e deixe cozinhar em fogo brando. Quando as batatas estiverem cozidas e o molho bem espesso, o prato está pronto. Sirva quente

BIFE EMPANADO

Ingredientes:
6 bifes grandes (alcatra, coxão mole ou patinho)
2 ovos batidos
1 copo de farinha de rosca

Modo de Fazer:
Tempere os bifes a gosto. Uma ou duas horas mais tarde, passe-os pela farinha de rosca, pelos ovos batidos e novamente pela farinha de rosca. Leve uma frigideira ao fogo com duas xícaras de óleo e quando estiver bem quente, ponha um bife de cada vez para fritar. Deixe-os dourar de ambos os lados e coloque-os sobre papel absorvente, e um prato, na boca de uma panela para que não esfriem. Terminada a fritura, arrume-os em um prato. Os bifes deverão ser acompanhados com um purê de batatas.

BIFE ENROLADO

Ingredientes:
10 bifes
100 g de carne picada
100 g de lingüiça
100 g de miolo de pão
3 ovos
1 cenoura média Temperos habituais

Modo de Fazer:
Corte os bifes bem finos, qualquer tipo de carne; bata-os e esfregue-os com os temperos habituais. Faça à parte, um picadinho com a carne picada, lingüiça, miolo de pão, ovos, cenoura e o caldo de um limão. Feito isto, estenda uma camada do picadinho sobre cada bife, enrole-os e amarre-os com um fio de linha grossa. Deite gordura numa panela, juntando-lhe os bifes para que fiquem corados. Acrescente, em seguida, algumas rodelas de cebola, tomates, um maço de cheiro verde e um pouco de caldo. Tampe a panela e deixe no fogo para cozinhar. Depois de prontos, coloque os bifes em um prato, retire as linhas. Coe o molho, engrosse-o com um pouco de farinha de trigo e com ele cubra os bifes, antes de servir.

BIFE ENSOPADO COM VAGEM

Ingredientes:
1 kg de patinho cortado em bifes
100 g de toucinho defumado
2 tomates sem pele e sem sementes
2 dentes de alho socados com sal
1 cebola ralada pimenta-do-reino
1 colher (sopa) de vinagre
1 pimentão ralado
1 folha de louro temperos verdes
1/2 kg de vagem em tirinhas
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Fazer:
Lave a carne inteira, corte-a em bifes, bata bem e tempere com sal, alho, vinagre e pimentas-do-reino. Leve uma panela ao fogo com óleo, a cebola, os tomates e o toucinho. Refogue por 10 minutos, acrescente a carne, o louro e o pimentão. Abafe e cozinhe em fogo brando. Se precisar de água, coloque aos poucos. Enquanto o bife estiver cozinhando, afervente as vagens em água e sal e uma pitada de bicarbonato, para que fiquem bem verdinhas. Escorra. Quando a carne estiver cozida, junte a manteiga e as vagens. Deixe no fogo por mais 5 minutos. Sirva com arroz feito da seguinte maneira: Lave bem duas xícaras (chá) de arroz e escorra. Ponha uma panela no fogo com duas colheres (sopa) de óleo e refogue o arroz. Junte um dente de alho esmagado, uma cebola batidinha e dois tomates sem pele e sementes. Refogue mais um pouco e adicione duas xícaras (chá) de caldo de carne magra e uma xícara (chá) de água fervente. Deixe ferver em fogo forte durante 5 minutos, baixe o fogo até secar toda a água.

BIFE DE FILÉ MIGNON

Ingredientes:
Filés em pedaços
sal
caldo de limão ou vinagre
alho
pimenta-do-reino
Salsa
gordura
cebola
tomates

Modo de Fazer:
Corte o filé em pedaços de 2 cm de espessura, tempere com limão ou vinagre, sal, alho, pimenta e salsa. No momento de servir frite os bifes em gordura bem quente, de um lado e de outro, bem ou mal passado, como for o gosto. Sirva-os bem quentes, cobertos com rodelas de cebola frita ou com molho feito com rodelas de cebola, alguns tomates picados e salsa picadinha, feito na mesma frigideira em que foram fritos, ou ainda, simplesmente cobertos com salsa picadinha.

BIFE NA GRELHA

Ingredientes:
Bifes
sal
vinagre
pimenta
gordura

Modo de Fazer:
Corte uns bifes de alcatra, tempere e, no momento de servir, passe um pouco de manteiga e leve a assar numa grelha, virando dos dois lados. Sirva-os bem quente.

BIFE GUISADO

Ingredientes:
Bifes
Cebola
tomate
temperos verdes
batata
cenoura
ovos
azeitona

Modo de Fazer:
Cortados e temperados, frite os bifes em gordura quente. Depois de fritos, junte-lhes cebola batidinha, tomates, temperos verdes, algumas batatas partidas ao meio, cenouras também partidas; refogue mais um pouco e junte um pouco de água (o bastante para cozinhar as batatas e cenouras). Deixe cozinhar em fogo mais ou menos brando. O molho deve ficar grosso. Sirva com pedaços de ovos cozidos e algumas azeitonas.

BIFE À IMPERIAL

Ingredientes:
Bifes
molho de tomate
massa de tomate
temperos verdes
cebola
queijo parmesão

Modo de Fazer:
Faça os bifes (como à milanesa), prepare à parte um bom molho de tomate, temperos verdes e cebola em rodelas; deixe esse molho cozinhar bem, a fim de que os tomates não fiquem com gosto de crus. Feito o molho, arrume os bifes num prato que possa ir ao forno, cubra com o molho, polvilhe com bastante queijo parmesão ralado e leve por alguns minutos ao forno bem quente. Sirva no mesmo prato e bem quentes.

BIFE “MIGNON”

Ingredientes:
6 bifes
6 fatias de pão
2 colheres (sopa) de manteiga
250 g de batata
100 g de ervilhas
temperos habituais

Modo de Fazer:
Corte os bifes em forma arredondada e frite-os na manteiga ou margarina. Torre as fatias de pão, passe-lhes manteiga e arrume-as num prato. Sobre elas coloque os bifes e, ao lado as batatas cozidas e as ervilhas passadas na manteiga.

BIFE À MILANESA

Ingredientes:
1/2 kg de bifes
3 ovos batidos
farinha de rosca
farinha de trigo
temperos habituais

Modo de Fazer:
Bata os bifes e tempere-os com um pouco de vinagre, sal, alho, cebola batidinha, salsa, cebolinha verde e pimenta-do-reino. Deixe-os nesses temperos para tomar gosto. Em seguida, passe-os em farinha de trigo, em ovos batidos e, por último, em farinha de rosca para que fiquem bem firmes. Frite-os em gordura quente, um de cada vez e, ao retirá-los da frigideira, coloque-os sobre papel absorvente para que não fiquem engordurados. Arrume-os com raminhos de salsa e rodelas de limão.

BIFE COM MOLHO DE CHAMPIGNON

Ingredientes:
1 kg de filé mignon
leite
sal
pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de creme de leite champignons

Modo de Fazer:
Corte os bifes e ponha-os de molho no leite com sal e a pimenta. Deixe repousar uns 20 minutos. Leve ao fogo numa frigideira umas das colheres de manteiga e frite os bifes com cuidado, para não queimar. Faça então um molho com farinha torrada na outra colher de manteiga e o molho que ficou na frigideira, o creme de leite e os champignons cortados ao meio. Se ficar duro, dilua com um pouco de água. Refogue com esse molho os bifes no momento de servir.

BIFE À PARMEGIANA

Ingredientes:
Bifes
gordura
molho de tomate
queijo parmesão

Modo de Fazer:
Corte e tempere os bifes como preferir. Depois de ficarem algum tempo nos temperos, frite-os em gordura e arrume-os numa forma. Tenha já preparado um bom molho de tomate, feito de preferência com os temperos e tomates passados por peneira ou no liqüidificador. Depois de fritos todos os bifes, cubra-os com o molho de tomate. Polvilhe tudo com bastante queijo parmesão ralado e leve ao forno. Quando derreter o queijo, estarão prontos. Sirva bem quentes.

BIFE À PIZZAIOLA

Ingredientes:
4 bifes
1/2 kg de tomate
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de orégano
azeite
sal pimenta

Modo de Fazer:
Mergulhe os tomates em água fervente, tire as peles, corte em pedaços, tire as sementes e ponha numa peneira para escorrer. Numa caçarola frite os dentes de alho já amassados, com duas colheres (sopa) de azeite, depois junte os tomates, salgue, ponha pimenta de acordo com o gosto e deixe cozinhar em fogo médio. Enquanto isso, pegue os bifes que deverão estar bem temperados e asse-os na grelha. Coloque-os num prato que vá à mesa, derrame por cima o molho e cubra com orégano.

BISTECA À CHATEAUBRIAND

Ingredientes:
4 bistecas de filé
manteiga
farinha de rosca
sal
3 colheres (sopa) de manteiga à “Colbert”

Modo de Fazer:
Bata ligeiramente as bistecas, empane, salgue, passe na manteiga derretida e frite-as sobre uma grelha por quinze minutos em fogo moderado, virando-as continuamente. Quando estiverem prontas, disponha-as sobre uma travessa comprida e bem quente. Rapidamente embeba uma por uma no molho “Colbert”.

Molho:
Junte 100 g de manteiga derretida com uma colher (sopa) de extrato de carne, o qual deverá ser dissolvido em dois dedos de água quente. Misture bem, condimente com um pouco de salsa picada, suco de limão, sal e pimenta. Contorne o prato com batatas cortadas e douradas na manteiga.

 

Deixe um comentário

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.

Estude Grátis © 2017 - Desde 2011