Curso de Bolos no Potinho

Introdução

O bolo é a mais tradicional receita que fazemos para servir de sobremesa quando recebemos uma visita em casa. Ele também é muito usado para darmos à alguém que adora as nossas receitas ou que está fazendo aniversário.

Com tanta tradição, os bolos foram mudando de formato e, atualmente, os Bolos Naked (sem cobertura), Cup Cake (bolo recheado com cobertura artística) e Pop Cake (bolo de pirulito) estão fazendo o maior sucesso, sem perder a base da receita, a qual é a massa tradicional do bolo. Dessa forma, também inventaram o Pote Cake, tendência que veio para ficar no âmbito dos bolos.

Dispostos em camadas, dentro de potinhos de vidro, todos os elementos da receita ficam aparentes, o que dá um toque sofisticado ao mais comum dos doces – sejam os clássicos pavês, ou então bolos de brigadeiro ou de cenoura com chocolate – além de ficarem com uma apresentação ótima.

As Opções de montagem

Você tem três opções para fazer a receita:

A primeira é dispor em camadas, dentro de potinhos de vidro, todos os elementos da receita, ou seja, você coloca a massa, com o pote untado de manteiga, preencha como você preferir (massa/recheio/massa) e leve ao forno por 30 minutos.

A segunda opção (mais fácil e comum) é você utilizar pedaços do bolo já pronto, ou seja, você corta a massa em círculos, do tamanho do seu pote. Depois é só ir intercalando as fatias do bolo com o recheio. É nessa hora de montar que a imaginação pode „rolar solta‟, já que você pode variar nas cores e na decoração do topo do potinho, com frutas e/ou confeitos.

A última opção é mais fácil ainda. Para quem gosta de uma culinária mais despojada, basta amassar e esfarelar o bolo com as mãos e fazer as camadas, alternando bolo e calda, assim fica um bolo „não tão certinho‟, mas delicioso do mesmo jeito.

A maneira básica de fazer:

Escolher um bolo pronto (bolo de baunilha, bolo de chocolate, bolo de laranja).

Cortar o bolo escolhido em pedaços e colocar na parte de baixo do pote.

Colocar uma colher de cobertura e/ ou de frutas/ e/ou creme chantilly.

Repetir o processo até o pote ficar cheio, terminando com a cobertura/ frutas/creme.

De preferência, colocar na geladeira até o momento de servir.

E aqui vão algumas ideias de combinações e recheios para o seu bolo de potinho:

Bolo de chocolate com cobertura de queijo e Nutella

Bolo de morango com cobertura de morango

Bolo de baunilha com Nutella

Bolo de chocolate, bolo de morango com cobertura de chocolate, baunilha e morango

Bolo de baunilha com creme chantilly e morangos

Cheesecake com morangos e biscoito de maizena

Bolo de chocolate com chantilly e cobertura de chocolate

Bolo de chocolate com pedacinhos de nozes, cobertura de chocolate e chantilly

Passo a Passo para esterilizar Potinhos de Vidro

A arte de conservar alimentos acompanha a sociedade humana desde sempre. Antigamente era uma maneira de guardar a comida antes de estragar, hoje em dia é mais por questões de sabor.

Porém, é preciso muito cuidado quanto a higiene e seguir todos os passos a risca. São detalhes que podem colocar a perder toda uma produção.

Na sua essência é a soma de cuidados no preparo (boas práticas de produção), higiene e altas temperaturas. São passos simples para garantir que aquela geleia ou conserva vai durar o tempo que deve.

Muitas pessoas não levam isso a sério crendo que não tem problema. Tem. A partir do momento em que a saúde (e porque não a vida) de outras pessoas estão em jogo, tudo muda de figura. Ao menos, essa é a minha cartilha.

Equipamentos

Vidros/recipientes para conserva:

podem ser reutilizados se estiverem em condições de uso e permitam o processo de esterilização. Nem todos os tipos de vidros vão suportar as altas temperaturas. Independente de serem novos ou usados é preciso observar se não há nenhum trinco, rachadura e lasca.

Tampa:

Sempre usar tampas novas, sempre usar tampas novas… Sim, as tampas precisam ser novas. Ainda mais as encontradas no país. Podem ser compradas separadamente em lojas de embalagens. Cada tampa possui um aquela borracha branca, é um selante sensível ao calor. Junto com o processo de esterilização e a borracha o vidro é vedado, criando o vácuo necessário.

a11

Tampas usadas já tiveram o selante usado. Passou pela etapa de sensibilização calor, o vácuo aconteceu e pronto. Como é visível, ele é deformado.

Os outros utensílios (pegadores, pinças, funil) prefiro que sejam todos de metal não reativo (inox), para esterilizar é melhor e sem o risco de deformarem ou derreterem durante o processo.

Antes do uso

Existem várias maneiras.

Independente da maneira é preciso lavar muito bem os vidros e as tampas antes de qualquer Verificar se não existe nenhuma rachadura, lascar, ponto de ferrugem (nas tampas).

Água fervente: dispor os vidros (as tampas também) sobre uma grade (ou pano de prato limpo) dentro de uma panela e preencher com água que deve passar em 2cm a altura (mínimo) do vidro, ou seja, ficam submersos. Então, deixar a água ferver (ponto de ebulição) e contar 10 minutos, esse tempo pode variar dependendo da altitude em relação ao mar de onde você mora. A cada 300 metros acima do nível do mar, aumentar em 1 minuto o tempo de fervura dos vidros.

Diminua a temperatura, mas mantenha os vidros na água quente até o momento de usar.

Forno: colocar os vidros sobre uma assadeira limpa, levar ao forno desligado. Ligar o forno em 200ºC, quando atingir a temperatura, marcar 20 minutos. Após, diminua a temperatura, mas mantenha os vidros no forno quente até o momento de usar. As tampas recomenda-se que sejam esterilizadas pelo método de água fervente.

Como você não está fazendo uma conserva propriamente dita, vale lavar muito bem os potinhos, se certificar que não haja nenhum defeito ou ferrugem, e passar água fervente nos potes e tampas. Porém é recomendável que seja consumido o quanto antes.

Receitas de Recheios para Bolo no Copo

Recheio de Mousse de Maracujá

1 lata de Leite Condensado
A mesma medida de Creme de Leite fresco
½ medida de suco de maracujá fresco

Bata tudo no liquidificador de 4 a 5 minutos, em seguida coloque na geladeira por 30 minutos antes de usar.

Recheio de Nutella caseira

Ingredientes
1 xícara de avelãs torradas e sem pele
115 g de chocolate amargo derretido, se orgânico melhor
2 colheres de cacau em pó
1/2 xícara de açúcar orgânico
1/2 colherinha de extrato de baunilha
Umas gotas de óleo de girassol se necessário

Modo de Preparar:
Leve as avelãs ao forno para torrar e deixe esfriar. Tire a pele o tanto que conseguir e coloque em um processador batendo até que vire um creme. Adicione o chocolate derretido, o cacau, o açúcar e a baunilha, e continue o processamento. Se não conseguir a consistência da Nutella industrializada adicione o óleo, até que fique igual, mas tomando cuidado para não colocar muito óleo para que não perca o sabor.( apenas umas poucas gotinhas são necessárias) Coloque em um pote de vidro que feche bem e guarde na geladeira.

Recheio de Brigadeiro de Colher

1 Lata de Leite Condensado
A mesma medida de Creme de Leite fresco
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de manteiga

Coloque todos os ingredientes em uma panela grossa, misturando tudo antes de ir ao fogo. Mexa até que comesse a levantar fervura, após esse ponto, abaixe o fogo e continue mexendo, até que comesse a levantar bolhas. Retire da panela e transfira para um recipiente limpo e sem respingos de água.

DICA: Para fazer o brigadeiro para enrolar, é só continuar mexendo até que desgrude do fundo da panela, não raspe o fundo da panela, pois aquele resto deixará o brigadeiro com “bolinhas” duras na hora de comer.

Recheio de Creme do Céu

1 Lata de leite condensado
Mesma medida da lata de Leite fresco
2 gemas de ovo tipo caipira
Essência de Baunilha
Fécula de batata para dar o ponto

Coloque todos os ingredientes em uma panela grossa, misturando antes de ir ao fogo, dissolvendo bem a fécula de batata para que não crie “caroços”.

OBS: Peneire o ovo antes de levá-lo a receita, isso evita que ela fique com cheiro e gosto de ovo.
DICA: Pode ser colocado junto ao creme do céu para recheio, coco ralado fresco, gotas de chocolate, frutas, castanhas, amêndoas e nozes.

Recheio de Mousse de Limão

1 Lata de Leite Condensado
A mesma medida de Creme de Leite fresco
medida de suco de limão
pacotinho de gelatina incolor hidratada

Misture tudo no liquidificador, batendo bem de 4 a 5 minutos. Leve a geladeira por aproximadamente 2 horas

Bolo de coco no potinho recheado de bicho de pé

Ingredientes:
250g de manteiga
2 xícaras de chá de açúcar
5 gemas
1 colher de sopa de pó royal
3 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa de coco ralado (melhor se for fresco)
1 copo de leite 5 claras

Modo de fazer:
Bata muito bem a manteiga com o açúcar. Acrescente as gemas uma a uma, sempre batendo. Depois de leve e fofo, retire da batedeira e junte o trigo peneirado junto com o pó royal alternando com o leite. Acrescente coco ralado e por último as claras misturando delicadamente. Asse em tabuleiro untado. Reserve.

Bicho de pé Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1/2 saquinho de gelatina em pó vermelha sem sabor

Modo de fazer:
Misture 1/2 saquinho da gelatina em uma colher de sopa de água fervente. Leve ao fogo, junto com o leite condensado e mexa até dar o ponto de brigadeiro. Reserve.

Mergulhe o vidrinho no bolo, para que ele corte na espessura do potinho. Empurre o bolo com o dedo para o fundo do potinho. Se ficar melado, vai com um guardanapo, limpando. Coloque uma camada do bicho de pé. Você pode repetir o processo, colocando outro pedaço de bolo e outra camada de bicho de pé.

Bolo de Chocolate no Potinho

Ingredientes:
5 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de cacau em pó ou chocolate em pó
2 colher de sopa de manteiga ou margarina
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio/Cobertura:
400 gramas de creme de avelã
1 litro de chantili sabor chocolate

Modo de preparo:
Bata os ovos na batedeira até formar um creme fofo (cerca de 10 minutos). Acrescente o açúcar. Aqueça o leite com o chocolate e a margarina, coloque na batedeira bata mais um pouco, peneire a farinha de trigo coloque na batedeira e assim que misturar desligue a batedeira. Acrescente o fermento em pó, misture e leve ao forno preaquecido em forma untada e enfarinhada até estar assado. Retire do forno e espere esfriar.

Recheio:
Bata o chantili até o ponto desejado. Em uma tigela coloque o creme de avelã e 500 gramas de chantili batido, misture delicadamente e reserve.

Montagem dos potinhos:
Esfarele o bolo e coloque um pouco no fundo do potinho, coloque o recheio, mais um pouco de bolo repita a operação até terminar os potinhos. Cubra com o chantili, se quiser fazer as rosas use bico pitanga, comece a colocar o chantili do centro para fora fazendo voltas. Leve para gelar. Se for fazer bolo grande, corte o bolo ao meio recheie (se quiser umedeça) cubra com a outra parte do bolo e cubra.

Potinho de brigadeiro com bolo

Brigadeiro – Ingredientes
1 lata de leite condensado
4 colheres de chocolate 50% cacau
meia caixinha de creme de leite

Modo de fazer:
Em uma panela boa – isso quer dizer de fundo grosso, uma que o brigadeiro não vá grudar e queimar -, junte todos os ingredientes e misture. Leve ao fogo baixo e vá mexendo sem parar durante uns 10 minutos. Não deixe ele borbulhar. O ponto é quando você passa a espátula e fundo fica limpo, mas aí é coberto, em seguida, pelo resto do chocolate. Desligue o fogo, coloque num prato e deixe esfriar. Aí, coloque o brigadeiro dentro de um saquinho de confeiteiro para facilitar a aplicação no pote. Se você não tiver, que foi o meu caso, qualquer saco resistente serve. Usei um da Ziploc e cortei a pontinha.

1) Esfarele o bolo e faça uma camada no fundo do potinho.

2) Coloque o brigadeiro num saquinho e corte a ponta

3) Vá colocando o brigadeiro em movimentos circulares até cobrir todo o bolo.

4) Por cima do brigadeiro, coloque outra camada de bolo e repita a fase do brigadeiro

Decoração:

Potinhos de vidro com tampa
Tecidos ou papel manteiga (que vão servir para cobrir a tampa)
Fitinhas ou cordão (para amarrar o tecido na tampa)

Bolo de chocolate gelado no potinho

Ingredientes:
Essa receita foi feita com 1 bolo de chocolate recheado pronto (mas pode ser feita com qualquer bolo)
Creme de leite condensado
Calda de brigadeiro
1 lata grande de pêssegos em calda
Potinhos de 200 ml

Creme de leite condensado Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 gemas peneiradas
2 latas de leite
2 colheres de sopa de amido de milho
1 lata de creme de leite com o soro

Modo de fazer o creme:
Levar ao fogo todos os ingredientes exceto o creme de leite, mexendo até engrossar (não deixar engrossar muito, porque quando esfria o creme engrossa mais). Tirar do fogo e deixar esfriar. Quando estiver frio, coloque o creme de leite e misture. Reserve.

Calda de brigadeiro:
1 lata de leite condensado
2 colheres de sobremesa de margarina
3 colheres de sopa de chocolate em pó
12 colheres de sopa de leite

Modo de fazer:
Levar ao fogo o leite condensado, margarina e chocolate em pó e faça um brigadeiro mole. Retire do fogo e misture o leite. Volte ao fogo e mexa por alguns minutos. Deixe esfriar.

Pêssegos:
Abra a lata, retire os pêssegos e corte em pedaços pequenos. Coloque 1 copo de água na calda e reserve.

Montagem nos copinhos:
Coloque no fundo do potinho pêssegos.;
Camada de creme de leite condensado;
Corte pequenos pedaços de bolo e coloque em cima do creme;
Molhe o bolo com a calda do doce de pêssego;
Outra camada de creme de leite condensado (alguns potinhos fiz com essa camada, em outros potinhos coloquei direto a 6.a camada);
Coloque camada de calda de brigadeiro;
Pêssegos por cima;
Preencha outros potinhos;
Feche os potinhos com as tampas e leve à geladeira para gelar, ou ao congelador para congelar.

Bolo no Pote em calda de Framboesa

RECEITA DO BOLO

Ingredientes:
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de manteiga
3 ovos
1 xícara de leite
1 colher de sopa de extrato de baunilha
1 colher e meia de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo:
Aqueça o forno a 180 graus. Bata as claras em neve e reserve. Bata a manteiga, o açúcar e as gemas. Acrescente a baunilha, a farinha e o leite e bata. Junte o fermento e por último as claras em neve. Coloque a massa em forma untada com manteiga e farinha de trigo. Agora coloque em forno médio por 30 minutos ou até que espetando o palito ele esteja seco.

RECEITA DA CALDA

Modo de Preparo:
Coloque em uma panela 400 gramas de framboesa congelada e 4 colheres de açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar. Mexa e vá amassando framboesas. Use o ingrediente que preferir para fazer a calda, morangos são uma ótima opção. Nesse caso acrescente um copo de suco de laranja a receita da calda.
Rechear com doce de leite e brigadeiro também fica maravilhoso!
Para fazer o bolo no potinho, basta amassar e esfarelar o bolo com as mãos e fazer as camadas, alternando bolo e calda. Para finalizar cubra com morangos e tampe.

No potinho: bolo de nozes com doce de leite

Como fazer a massa do bolo – Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de nozes moídas
1 colher (chá) de fermento em pó
1 ovo
100ml de óleo de canola ou girassol
100ml de leite

Modo de preparo:
Misture os secos em uma vasilha e os líquidos em outra, batendo com um fouet ou batedor de arame. Junte as duas partes e misture bem. Asse em forminhas de cupcake ou de bolo comum em forno preaquecido a 180ºC.

Como fazer o doce de leite em panela de pressão (recheio):
Deixe 1 lata de leite condensado cozinhar, por 40 minutos, na panela de pressão. Abra a lata somente depois que ela estiver completamente fria.

Montagem do doce no potinho:
Esterilize um pote de vidro escaldando-o em água fervente, deixando secar de boca pra baixo. Quando o bolo estiver completamente frio, esmigalhe com as mãos ou com um garfo. Com ajuda de uma colher, intercale camadas de bolo e recheio dentro do pote até encher: cerca de 2 camadas de bolo e 3 de recheio). Feche bem.

Bolo de Cenoura no potinho

INGREDIENTES:
3 cenouras grandes ou 4 médias
3 ovos
1 xícara de chá de óleo (eu usei canola, mas pode ser o de soja)
1 pitada de sal
2 xícaras de açúcar
1 xícara de farinha de trigo peneirada
1 colher de fermento

MODO DE FAZER:
Bata no liquidificador as cenouras com os ovos e o óleo. Passe a mistura para a batedeira ou, à mão mesmo, adicione, o sal, o açúcar, a farinha de trigo e o fermento. Despeje em uma fôrma untada e enfarinhada de 25cm x 40cm. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por 30 a 40 minutos, ou até que, fazendo o teste do palito este saia seco.Deixe esfriar.

GANACHE – INGREDIENTES:
250g chocolate ao leite
150g creme de leite

MODO DE FAZER:
Pique o chocolate bem fininho. Ferva o creme de leite. Despeje o creme de leite sobre o chocolate, espere um minuto. Misture bem, com movimentos circulares. Deixe esfriar.

MONTAGEM:
Esterilize o pote que irá usar. Certifique-se que esteja seco. Com a ajuda de um aro, ou de um copo, corte o bolo, na medida do diâmetro do pote. Geralmente essa medida será um pouco maior que a boca do pote. Se o bolo estiver muito alto, fatie-o na metade. Coloque um pedaço do bolo no pote, adicione parte da ganache, com a ajuda de uma manga e um bico de confeitar ou usando uma colher. Cuidado para não borrar a lateral do potinho. Vá fazendo camadas de bolo e ganache até que chegue o topo do pote, terminando com a ganache. Feche o potinho.

Vídeos Recomendados

Clique AQUI – Santa Receita | Bolo no Pote por Margareth Coledan
Clique AQUI – Mulher.com – Bolo Napolitano no Potinho – Parte 1
Clique AQUI – Mulher.com – Bolo Napolitano no Potinho – Parte 2
Clique AQUI – Estilo de Vida l bolo de Pote recheado com frutas regionais
Clique AQUI – Bolo de Nozes no Pote | Cozinha para 2
Clique AQUI – Cupcake no Potinho – Lembrancinha para Casamento

Para se inspirar….

Imagem relacionada

Resultado de imagem para bolo no pote de plastico

Resultado de imagem para bolo no pote de plastico

Imagem relacionada

Resultado de imagem para bolo no pote de plastico

Resultado de imagem para bolo no pote de vidro

Resultado de imagem para bolo no pote

Resultado de imagem para bolo no pote

Imagem relacionada

 

 

 

Deixe um comentário

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.

Estude Grátis © 2017 - Desde 2011