Curso de Introdução ao Marketing

Introdução ao Marketing

Uma linha de produtos é aquela cujos bens apresentam igual aparência, mas diferem em tamanho, preço e qualidade. Para desenvolvê-la, é necessário analisar o comportamento dos consumidores, a mudança dos costumes e o estilo de vida, que exercem influência direta sobre as vendas dos produtos.

Os determinantes principais do preço são os custos da produção e a concorrência. Não é rentável vender um produto a um preço inferior ao seu custo de produção, mas é impossível fazê-lo a um preço superior aos demais bens similares.

A publicidade, a venda direta e a promoção de vendas são os principais métodos utilizados para fomentar a venda de um artigo.

O objetivo da publicidade consiste em promover o produto e convencer os consumidores a comprá-lo, inclusive antes de tê-lo visto ou provado. Já o da promoção de vendas é complementar e coordenar a publicidade com a venda direta e inclui certas atividades típicas da área da comercialização.

Marketing

A escolha dos diferentes canais de distribuição, como a venda pelo correio, pela televisão, a domicílio ou através de varejistas, é um dos aspectos mais relevantes do marketing. O transporte e o armazenamento do gênero são outros aspectos a serem analisados.

Os serviços são bens intangíveis que também utilizam o marketing para aumentar suas vendas. Os mais comuns são a manutenção e a reparação de eletrodomésticos, os transportes, as agências de viagens, o turismo, o lazer, a educação e a saúde.

Entre os serviços destinados às empresas estão a programação de computadores, a assessoria jurídica e contábil, o serviço bancário, a contabilidade e a compra e venda de ações, assim como a publicidade.

A pesquisa de mercado abrange desde a informação e o estudo pormenorizado do mesmo até a elaboração de estatísticas para a análise das tendências no consumo, previsão da quantidade de produtos e localização dos mercados mais rentáveis para um determinado tipo de bem ou serviço.

O profissional de marketing precisa levar em conta os seguintes fatores na hora de elaborar seu plano.

– a contínua e rápida mudança nos gostos e interesses dos consumidores (cada segmento do mercado exige que as características do produto se adaptem ao seu perfil); o “posicionamento” do artigo, quer dizer, a determinação do segmento ao qual se dirige, que exige uma análise séria e uma extensa planificação.

a concorrência, que se intensifica à medida que aumenta o número de empresas que fabricam um mesmo produto; os movimentos em defesa do consumidor, que são cada vez mais fortes e difundidos e analisam a qualidade dos bens e serviços, recomendando os melhores; e a preocupação com o meio ambiente, que também afeta o desenho do produto e as técnicas de marketing.

Durante os últimos anos, está generalizado o leasing. Muitos consumidores consideram mais interessante alugar ou arrendar certos produtos antes de comprá-los.

É também comum a utilização do crédito: os consumidores que possuem cartões de crédito podem comprar sem a necessidade de pagamento em espécie, o que facilita as vendas.

Um fator determinante para o êxito de uma empresa é a imagem que transmite de si mesma ao público. As atividades de marketing, dirigidas ao consumidor, devem preservar e fomentar a boa imagem da empresa e a identidade publicitária.

O que o Marketing Não É

Mentir sobre um produto para torná-lo mais interessante não é marketing.
Omitir informações relevantes mas que pesam contra a a decisão de compra não é marketing.

Enganar o cliente não é marketing.

Investir em propaganda e publicidade sem se preocupar com a qualidade do produto, seu preço, a distribuição no mercado, as pessoas e os processos envolvidos e o pós-venda não é marketing.

Exagerar ao descrever vantagens e benefícios não é marketing
Oferecer propina para obter vantagem competitiva não é marketing
Explorar sem piedade uma desgraça ocorrida com o concorrente não é marketing
Falar mal dos concorrentes (mesmo quando se trata da mais pura verdade) não é marketing
Fazer chantagem (de qualquer espécie) não é marketing
Fazer pressão emocional ou psicológica sobre os clientes não é marketing
Arrogância não é marketing
Fazer qualquer coisa para obter lucro a qualquer preço não é marketing

E mais :
Marketing não é propaganda
Marketing não é enganação
Marketing não é mentira
Marketing não é dissimulação
Marketing não é um remédio milagroso que resolve todos os problemas
Marketing não é sinônimo de vendas

Distribuição

Distribuição, em economia, termo aplicado a dois processos distintos:
1) à partilha entre os membros de uma sociedade da receita e da riqueza nacional;

2) à concessão do valor da produção a cada um dos fatores ou agentes que intervêm na mesma: o trabalho, a terra, o capital e os gestores ou administradores das empresas. A divisão da concessão deste valor faz-se mediante um pagamento monetário.

A formulação das leis econômicas que devem regular a divisão da riqueza constitui o problema central da teoria econômica da distribuição. A maioria dos economistas defende que a partilha desigual da renda se deve, em grande parte, ao funcionamento do mecanismo da oferta e procura.

No comércio, refere-se ao transporte de bens das fábricas até os depósitos e locais de venda.

Publicidade

Publicidade,  é qualquer anúncio destinado ao público, que tem por objetivo promover a venda de bens e serviços; é preciso distingui-la de outros tipos de atividades que também influem na opinião pública, como a propaganda ou as relações públicas.

A publicidade atual desempenha um papel crucial na civilização industrial urbana, condicionando — para o bem ou para o mal — todos os aspectos da vida cotidiana.

É possível distinguir três categorias da publicidade: a de bens de consumo, dirigida para o consumidor final; a empresarial, dirigida aos empresários; e a institucional, cujo objetivo é criar prestígio e fomentar o respeito de determinadas atividades públicas.

Os meios utilizados pela publicidade são os jornais, a televisão, o rádio, a venda pelo correio, as publicações de informação geral, as revistas econômicas, os outdoors e as revistas destinadas a diversos setores profissionais.

A publicidade direta inclui toda aquela que é enviada pelo correio ou entregue pessoalmente ao consumidor em potencial, sem que para isso utilize qualquer outro tipo de veiculação, como os jornais ou a televisão. Pode classificar-se em importantes modalidades: o envio de publicidade postal, a venda pelo correio ou a entrega de folhetos e catálogos.

A principal função da publicidade direta pelo correio consiste em familiarizar o consumidor em potencial com o produto, sua denominação, o produtor e as vantagens em sua compra, assim como informar-lhe dos pontos de venda do artigo.

Em 1914, foi criada nos Estados Unidos a primeira agência independente especializada em avaliar a audiência dos meios de comunicação, ou seja, saber quantas pessoas vêem ou escutam as mensagens publicitárias, assim como o perfil médio destas pessoas e o lugar onde residem.

Devido à complexidade da indústria publicitária, o controle da audiência é uma atividade difícil. A publicidade moderna não somente sublinha as vantagens do produto, mas também o bem-estar que os consumidores obterão ao adquiri-lo.

Um instrumento fundamental, que ajuda a aumentar as vendas, são as marcas registradas como garantia de confiabilidade, valor e alta qualidade de seus produtos. O preço é um dos melhores anúncios publicitários, motivo pelo qual, em determinadas estações ou em uma promoção especial, é frequente o uso de descontos.

As agências publicitárias atuais são vendedoras de espaços para os anunciantes, os quais apresentam à agência o artigo ou serviço que querem vender, assim como seu preço.

A agência, sempre em conformidade com o anunciante, cria e produz o anúncio, define um orçamento e seleciona os meios de comunicação que considera apropriados e o calendário da campanha.

As agências publicitárias usam grande parte de seu tempo para planificar, criar e produzir os anúncios para seus clientes e têm especialistas em marketing, desenhistas, roteiristas, artistas, economistas, psicólogos, investigadores, analistas, provadores de produtos, documentaristas, contadores e matemáticos.

Há um grupo numeroso de funcionários encarregado de controlar, do início ao fim, o processo de trabalho, até que se chegue ao produto final.

Antes de a atividade publicitária ser uma indústria organizada, as práticas abusivas e pouco éticas de algumas agências provocaram a promulgação de numerosas leis e restrições legais, que variam segundo os países.

Os meios de comunicação de massa, tanto no plano individual como no coletivo, elaboram códigos éticos e morais. Alguns jornais e revistas se negam a publicar anúncios de cigarros ou bebidas alcoólicas.

A maioria, em maior ou menor medida, analisa a veracidade dos anúncios antes de difundi-los, para evitar a publicação de informações falsas ou exageradas, garantindo assim sua credibilidade e sua linha de independência.

Comercialização

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Comercialização, em marketing, é a  planificação e controle dos bens e serviços que procuram garantir o desenvolvimento adequado do produto, garantindo vendas rentáveis.

Concorrência

Concorrência (economia), em Economia, condições dos mercados em que compradores e vendedores estabelecem os preços e trocam bens e serviços.

Concorrência perfeita – Embora quase impossível, produz-se quando concorrem as seguintes circunstâncias:

1) o mercado está integrado por muitos vendedores e muitos compradores, evitando-se situações de monopólio ou oligopólio;

2) o tamanho médio das empresas é pequeno;

3) existe informação perfeita, tanto para os compradores como para os vendedores, sobre as condições imperantes no mercado. Sob estas condições, os bens e serviços serão produzidos com a máxima eficiência, ou seja, ao menor custo e preço possível, e os consumidores poderão ter o máximo de bens e serviços desejados.

Monopólio

Monopólio, situação econômica em que um bem ou serviço é oferecido ao mercado por único comerciante ou fabricante. Para que seja eficaz, não pode existir nenhum produto similar, nem a ameaça de outro competidor no mesmo mercado. Esta situação permite o controle dos preços. O monopólio exige uma série de condições:

(1) controle de um recurso indispensável à obtenção do produto;

(2) dispor do registro de uma patente sobre um produto ou um processo produtivo;

(3) desfrutar de uma franquia governamental que conceda à empresa o direito de exclusividade para produção de um bem ou um serviço em determinada área e deter uma uma tecnologia específica que permita à empresa ou companhia produzir, a preços razoáveis, a quantidade necessária para o abastecimento do mercado. Esta última condição às vezes é denomina monopólio “natural”.

A empresa monopolista tem mais liberdade que uma empresa competitiva para ajustar tanto o preço, quanto a quantidade produzida com a finalidade de maximizar os lucros. O monopólio causa uma menor produção de bens e serviços com preços maiores de comercialização.

Podemos distinguir vários tipos de monopólios: naturais, trusts, cartéis e fusão entre empresas.

Os naturais implicam na existência de uma única empresa em determinado setor industrial; não costumam ocorrer na economia, exceto quando se trata de uma atividade desempenhada mediante concessão pública visando produzir bens ou serviços vitais ao bem-estar público, como é o caso do fornecimento de água, eletricidade, transportes e comunicações.

Oligopólio

Mercado dominado por um reduzido número de produtores ou distribuidores, que se encontra em uma posição intermediária entre o que se conhece como competência perfeita e o monopólio. Para tomar decisões sobre preços, as empresas que operam nos mercados oligopolizados utilizam a teoria dos jogos.

Leituras recomendadas

Cobra, Marcos Henrique Nogueira. Marketing essencial: conceitos, estratégias e controle. São Paulo: Atlas, 1986.

RICHERS, Raimar. O que é Marketing. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

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