Questões de Segurança no Trabalho de OIT

Pesquise mais Questões de Segurança no Trabalho de OIT abaixo,

CESGRANRIO - PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Técnico de Segurança Júnior - 2013
Segurança no Trabalho / OIT

Segundo a Diretriz da OIT: 2001 sobre Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, deve ser levado em consideração que

a) as medidas de prevenção devem visar sempre ao controle dos riscos.
b) o treinamento do trabalhador deve ser realizado obrigatoriamente no horário de trabalho.
c) a política de segurança e saúde no trabalho não esteja assinada pelo empregador.
d) os registros de segurança e saúde no trabalho devem compreender as perdas materiais e ambientais.
e) os objetivos, em matéria de segurança e saúde no trabalho, devem estar documentados e devem ser comunicados a todos os cargos e níveis pertinentes à organização.

CESGRANRIO - TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Segurança - 2012
Segurança no Trabalho / OIT

Com relação a Diretrizes sobre Sistemas de Gestão de Segurança e a Saúde no Trabalho da OIT, considere as afirmativas abaixo.
I - A política nacional em matéria de sistemas de gestão da SST deveria estabelecer os princípios e os procedimentos para promover a participação dos trabalhadores e de seus representantes em nível da organização.
II - O empregador deveria assegurar que os trabalhadores e seus representantes fossem consultados, informados e capacitados em todos os aspectos de SST relacionados ao seu trabalho, incluídas as disposições relativas a situações de emergência.
III - Os objetivos em matéria de segurança e de saúde no trabalho devem ser aprovados pelos trabalhadores na comissão de fábrica, ratificados pela direção da empresa e, posteriormente, comunicados a todos os funcionários de cargos e níveis pertinentes à organização.

É correto APENAS o que se afirma em

a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) II e III

CESGRANRIO - TRANSPETRO - Técnico de Segurança Júnior - 2012
Segurança no Trabalho / OIT

A Convenção 167 da OIT sobre Segurança e Saúde na Construção estabelece que, quando o trabalho não puder ser executado com total segurança, no nível do chão ou a partir dele, devem ser montados andaimes ou, então, deve-se recorrer a qualquer outro meio igualmente seguro e adequado. Não existindo outros meios seguros de acesso a locais de trabalho, em pontos elevados, essa Convenção recomenda que devem ser providenciados(as)

a) elevadores
b) ascensores
c) guinchos
d) gruas
e) escadas de mão

CESGRANRIO - TERMOBAHIA - Engenheiro de Segurança Júnior - 2012
Segurança no Trabalho / OIT

A OIT 2001, que trata da investigação das lesões, enfermidades, doenças e dos incidentes relacionados com o trabalho e seus efeitos na segurança e saúde, prevê como se procede a esse tipo de investigação.
A seguinte caracterização de investigação NÃO está prevista pela OIT 2001:

a) a investigação da origem e das causas subjacentes dos incidentes, lesões, doenças e enfermidades deve permitir a identificação de qualquer deficiência no sistema de gestão da SST e deve estar documentada.
b) essas investigações devem ser executadas por pessoas competentes, com uma participação apropriada dos trabalhadores e seus representantes.
c) os relatórios elaborados por organismos de investigação externos, tais como os serviços de inspeção de trabalho e as instituições de seguro social, devem considerar-se da mesma maneira como as investigações internas, para efeito de adoção de decisões, respeitando-se os requisitos de confidencialidade.
d) as medidas corretivas resultantes dessas investigações devem aplicar-se com a finalidade de evitar que se repitam os casos de lesão, doença, enfermidade ou incidente relacionados com o trabalho.
e) os resultados de tais investigações devem ser comunicados ao governo e ao sindicato da categoria profissional, o qual deve formular as recomendações pertinentes e que ache oportunas.

CESGRANRIO - TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Segurança - 2011
Segurança no Trabalho / OIT

Segundo as Diretrizes sobre Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), elaboradas pela Organização Internacional do Trabalho (2001), em seu item Documentação do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, os registros devem compreender, EXCETO

a) a política e os objetivos da organização em matéria da SST.
b) as disposições, os procedimentos, as instruções e outros documentos internos que se utilizem da estrutura do sistema de gestão da SST.
c) as fiscalizações, realizadas por órgãos da administração direta e indireta.
d) as principais funções e responsabilidades para a implementação do sistema de gestão da SST.
e) os perigos e riscos significativos para a SST advindos das atividades da organização, bem como as disposições adotadas para a sua prevenção e controle.

CONSULPLAN - DMAE - Pref. Porto Alegre - RS - Engenheiro de Segurança do Trabalho - 2011
Segurança no Trabalho / OIT

Em relação à Convenção nº. 148/77 - Contaminação do Ar, Ruído e Vibrações, são responsabilidades dos empregadores, na vigência de riscos profissionais devido à contaminação do ar, ruído ou vibrações, EXCETO:

a) Eliminar tais riscos pelo fornecimento de equipamentos de proteção individual ou, em último caso, pela organização do trabalho.
b) Adotar medidas para mudança de função ou recebimento de prestações da seguridade social para o trabalhador que por razões médicas não possa permanecer em seu posto de trabalho.
c) Notificar e submeter à apreciação da autoridade competente a utilização de procedimentos, substâncias, máquinas ou materiais que levem à exposição de trabalhadores a esses agentes.
d) Designar pessoa competente ou serviço especializado para tratar das questões relativas à prevenção e limitação dos riscos existentes.
e) Obrigar a todos os trabalhadores à observação das normas de segurança para prevenção e limitação desses riscos.

CESGRANRIO - PETROBRAS - Técnico de Segurança do Trabalho Jr- - 2011
Segurança no Trabalho / OIT

A Política de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) foi estabelecida pela Diretriz da Organização Internacional do Trabalho. Tal política deve

a) assegurar que os empregados, em todos os níveis, recebam treinamento apropriado e sejam competentes para executar suas tarefas e responsabilidades.
b) ser concisa, estar claramente escrita, datada e efetivada por meio de assinatura ou endosso do empregador ou da pessoa com maior cargo ou responsabilidade na organização.
c) ter o gerenciamento de SST como uma responsabilidade primordial da gerência de linha e do dirigente hierarquicamente mais alto ao nível de supervisão.
d) obter elevado nível de desempenho de SST, com o atendimento aos requisitos legais, como o mínimo, e ao contínuo aperfeiçoamento, com economicidade, do desempenho.
e) estabelecer e publicar os objetivos de SST, ainda que por meio, apenas, de boletins internos.

CESGRANRIO - PETROBRAS - Engenheiro de Segurança do Trabalho Jr- - 2011
Segurança no Trabalho / OIT

A documentação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) da Diretriz da OIT sobre essa temática NÃO deve incluir

a) os perigos e riscos mais importantes para a SST advindos das atividades da organização, bem como as disposições adotadas para a sua prevenção e controle.
b) as principais funções e responsabilidades para a implantação do sistema de gestão da SST.
c) as disposições, procedimentos, instruções e outros documentos internos que se utilizem na estrutura do sistema de gestão da SST.
d) a política e objetivos da organização em matéria da SST.
e) a descrição de todas as formações e treinamento estabelecidos para cada atividade de trabalho associado ao controle dos perigos e riscos.

CONSULPLAN - DMAE - Pref. Porto Alegre - RS - Engenheiro de Segurança do Trabalho - 2011
Segurança no Trabalho / OIT

Conforme Convenção nº. 161/85 OIT, os Serviços de Saúde no Trabalho devem

I. colaborar na difusão da informação, na formação e na educação nas áreas de saúde e higiene do trabalho e de ergonomia.
II. manter vigilância da saúde dos trabalhadores e dos fatores e práticas de trabalho que possam afetá-la.
III. organizar os primeiros socorros e atendimentos de urgência e participar da análise de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

a) I, II
b) I, III
c) II, III
d) II
e) I, II, III

CONSULPLAN - DMAE - Pref. Porto Alegre - RS - Engenheiro de Segurança do Trabalho - 2011
Segurança no Trabalho / OIT

Conforme a Convenção nº. 155/1981 - Segurança e Saúde dos Trabalhadores, são deveres das autoridades competentes, EXCETO:

a) Determinar, de acordo com a natureza e graus de risco, as condições de concepção, construção, início de operação e processos a serem modificados em empresa, assim como a segurança de equipamentos técnicos e procedimentos de trabalho.
b) Determinar proibição, limitação ou controle de operações e processos, substâncias e agentes.
c) Estabelecer e aplicar procedimentos para notificação de acidentes do trabalho e doenças profissionais, elaborando estatísticas anuais.
d) Publicar bienalmente informações sobre a aplicação da política nacional, acidentes do trabalho, doenças profissionais e laudos dos equipamentos de proteção individuais.
e) Estabelecer sistema de análise de agentes químicos, físicos ou biológicos que possam trazer danos à saúde dos trabalhadores.

Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.