Questões de Segurança no Trabalho de NR 23

Pesquise mais Questões de Segurança no Trabalho de NR 23 abaixo,

IBFC - ILSL - Enfermeiro - Enfermagem do Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 23

Em relação à proteção contra incêndios, estabelecida na NR 23, assinale a incorreta:

a) Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.
b) Um décimo das saídas de emergência poderão ser fechadas à chave ou presas durante a jornada de trabalho, desde que sinalizadas.
c) As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.
d) O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre a utilização dos equipamentos de combate ao incêndio, os procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança, e os dispositivos de alarme existentes.

CESGRANRIO - Liquigás - Engenheiro Júnior - Segurança do Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 23

A segurança no trabalho é fundamental para todas as empresas e/ou edificações, e as orientações sobre prevenção e combate a incêndio são vitais para a sobrevivência das pessoas em caso de sinistro.
Segundo a Norma Regulamentadora NR 23, os empregadores devem providenciar, para todos os trabalhadores, informações sobre

a) utilização dos equipamentos de combate ao incêndio, procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança e dispositivos de alarme existentes.
b) manuseio dos sistemas de hidrantes internos e urbanos e procedimento para fazer o desligamento geral da energia elétrica da empresa.
c) dispositivos de alarme das empresas do entorno e procedimentos para fazer o desligamento geral da energia elétrica da empresa.
d) brigadas de incêndio públicas e privadas e procedimentos para evacuação dos locais de trabalho.
e) procedimentos do corpo de bombeiro militar em caso de incêndio. )

CESGRANRIO - Liquigás - Engenheiro Júnior - Segurança do Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 23

Os limites de inflamabilidade ou explosividade são definidos como os limites de concentração de um combustível que permitam o desencadear de uma combustão, num meio oxidante.
Para obter uma mistura ideal de um combustível, quais devem ser os limites de explosividade?

a) Concentrações menores que o limite inferior de explosividade.
b) Concentrações maiores que o limite superior de explosividade.
c) Concentrações maiores que o limite inferior de explosividade e menores que o limite superior de explosividade.
d) Concentrações menores que o limite inferior de explosividade e menores que o limite superior de explosividade.
e) Concentrações menores que o limite inferior de explosividade e maiores que o limite superior de explosividade.

FCC - TRT 5ª - Analista Judiciário - Engenharia (Segurança do Tra - 2013
Segurança no Trabalho / NR 23

Com relação à proteção contra incêndios, é correto afirmar que o empregador

a) deve providenciar, para todos os trabalhadores, informações sobre a utilização dos equipamentos de combate a incêndio e os procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança.
b) é responsável, direta ou indiretamente, pelas normas internas de combate a incêndio, assegurando equipamentos para combate de fogos tipos A, B, C e D, obrigatoriamente, dando o devido treinamento aos trabalhadores para seu uso adequado.
c) obriga-se a zelar pelas instalações de combate a incêndio, regularizando suas inspeções anualmente, para os fogos tipos A e B e, bienalmente, para os fogos tipos C e D.
d) deve prover todos os ambientes, internos e externos, de dispositivos corta-chamas e corta-fogos, automáticos e autômatos, além de prover treinamento aos funcionários do uso de equipamentos móveis compatíveis com os tipos de riscos detectados pelo PPRA.
e) é responsável, direta ou indiretamente, pelas normas internas de combate a incêndio, assegurando equipamentos para combate de fogos tipos A, B, C e D, além de prover certificados de treinamentos a todos os brigadistas da empresa.

FCC - TRT 18ª - Técnico Judiciário - Segurança - 2013
Segurança no Trabalho / NR 23

A Norma Regulamentadora 23 (NR-23) dispõe sobre proteção contra incêndios. Assinale a alternativa cuja afirmação NÃO tenha amparo na referida norma.

a) Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.
b) O empregador deve providenciar, para todos os trabalhadores, informações sobre a utilização dos equipamentos de combate a incêndio.
c) As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.
d) Durante a jornada de trabalho, somente as saídas de emergência de empresas que operam com valores podem ser fechadas a chave tendo em vista a especificidade do setor.
e) As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.

CESGRANRIO - Liquigás - Engenheiro Júnior - Segurança do Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 23

Segundo a NR 23, todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis. A ABNT NBR 14276:2006 surgiu da necessidade de padronizar a atividade da brigada de incêndio, desde a sua denominação até a especificação de sua área de atuação.
Essa NR define risco como sendo

a) situação com potencial de provocar danos somente ao meio ambiente ou ao patrimônio.
b) situação com potencial de provocar lesões pessoais ou danos à saúde, ao meio ambiente ou ao patrimônio, ou combinação destas.
c) situação com potencial de provocar lesões pessoais ou danos somente à saúde do trabalhador.
d) ocorrência que resulte em prejuízo ou dano.
e) propriedade de um perigo promover danos, com possibilidade de perdas humanas, ambientais, materiais e/ou econômicas, resultante da combinação entre frequência esperada e consequência dessas perdas. )

CESGRANRIO - Liquigás - Engenheiro Júnior - Segurança do Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 23

Os incêndios têm sido corriqueiros nas grandes cidades em estabelecimentos comerciais e industriais. Para controlar esses eventos, existem normas administrativas de prevenção.
Dentre as previstas na NR 23, consta a seguinte:

a) As portas verticais, as de enrolar e as giratórias serão permitidas em comunicações internas.
b) As caixas de escadas deverão ser providas de portas corta-fogo, fechando-se automaticamente e podendo ser abertas apenas no sentido da saída.
c) Os pisos, de níveis diferentes, não poderão ter rampas que os contornem.
d) As saídas e as vias de circulação devem comportar escadas e degraus e as passagens serão bem iluminadas.
e) A largura mínima das aberturas de saída deverá ser de 1,20 m.

CESGRANRIO - PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Técnico de Segurança Júnior - 2013
Segurança no Trabalho / NR 23

Segundo a NBR 6135:1992, Chuveiros Automáticos para Extinção de Incêndio, a temperatura nominal de operação do elemento sensível tipo ampola de vidro na cor vermelha, em °C, é de

a) 55
b) 68
c) 74
d) 82
e) 90

CESGRANRIO - PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Técnico de Segurança Júnior - 2013
Segurança no Trabalho / NR 23

Segundo a NBR 14276: 2006, Brigada de Incêndio - Requisitos, o profissional, para ser considerado um instrutor de incêndio, deve possuir formação em técnicas de ensino com carga horária mínima de 40 horas, e formação em combate a incêndio e abandono de área de alto risco com carga horária mínima de

a) 40 h
b) 60 h
c) 80 h
d) 100 h
e) 120 h

FCC - TRT 5ª - Analista Judiciário - Engenharia (Segurança do Tra - 2013
Segurança no Trabalho / NR 23

Considere as atribuições dos brigadistas: I. Atender com presteza ao brado do alarme de incêndio, deslocando-se para o local de reunião.
II. Sempre que acionado, investigar possíveis sinais de princípio de incêndio.
III. Conhecer o plano de emergência contra incêndio da planta.
IV. Relatar, imediatamente, as irregularidades e os riscos encontrados nas inspeções.
V. Informar o Corpo de Bombeiros onde se desliga a energia parcial ou total da edificação.
VI. Orientar a população fixa quanto ao procedimento em caso de abandono de área. São ações de prevenção o que se afirma em

a) III e VI, apenas.
b) II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) I, II, III, IV, V e VI.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.