Questões de Segurança no Trabalho de NR 20

Pesquise mais Questões de Segurança no Trabalho de NR 20 abaixo,

FCC - SERGIPE GAS - Engenheiro de Segurança - 2013
Segurança no Trabalho / NR 20

Com base na Norma Regulamentadora 20 - Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis, é correto afirmar:

a) Instalações classe I para gases inflamáveis, quanto à capacidade de armazenamento de forma permanente e/ou transitória, são aquelas em que as cargas estejam acima de 2 ton até 60 ton.
b) Um líquido combustível com ponto de fulgor < 60 °C ou > 88 °C é classificado como líquido combustível de classe II.
c) Distância de segurança é a distância máxima para que uma atmosfera explosiva se estabeleça ou é provável sua ocorrência a ponto de exigir precauções especiais para construção, instalação e utilização de equipamentos elétricos.
d) Gases inflamáveis são gases que entram em combustão a 19 °C, sob pressão de 91,3 kPa ou explodem misturados ao ar a 45 °C e pressão de 151,7 MPa.
e) As análises de riscos de inflamáveis e combustíveis devem ser elaboradas independentemente do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

FCC - SERGIPE GAS - Engenheiro de Segurança - 2013
Segurança no Trabalho / NR 20

Segundo a Norma Regulamentadora 20 - Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis, a instalação de tanque no interior do edifício deve ser precedida de Projeto e de Análise Preliminar de Perigos/Riscos (APP/APR), ambos elaborados por profissional habilitado, contemplando os aspectos de segurança, saúde e meio ambiente previstos nas Normas Regulamentadoras e normas técnicas nacionais e, deve

I.
localizar-se no pavimento térreo, subsolo ou pilotis, em área exclusivamente destinada para tal fim.

II.
conter até 4 tanques separados entre si e do restante da edificação por paredes resistentes ao fogo por, no mínimo, 1 hora e porta do tipo corta-fogo.

III.
possuir volume total de armazenagem de, no máximo, 5.000 litros, em cada tanque.

IV.
possuir aprovação pela autoridade competente e ser metálica.


Está correto o que consta em

a) I, II, III e IV.
b) II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) III, apenas.
e) I e IV, apenas.

CESGRANRIO - Liquigás - Engenheiro Júnior - Segurança do Trabalho - 2013
Segurança no Trabalho / NR 20

Nos termos da NR 20, que regulamenta a segurança e a saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis, caso ocorra vazamento que tenha acarretado a morte de trabalhadores, deve-se comunicar o evento ao(à)

a) Sindicato da categoria profissional predominante no estabelecimento
b) Comando do Exército responsável pela região
c) Ministério da Previdência Social
d) Diretoria da empresa responsável pela segurança no trabalho
e) Secretaria do Trabalho e Emprego )

CESGRANRIO - PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Técnico de Segurança Júnior - 2013
Segurança no Trabalho / NR 20

Segundo a NR 20, Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis, as instalações são divididas em classes. São consideradas da classe I as(os)

a) refinarias
b) instalações petroquímicas
c) engarrafadoras de gases inflamáveis
d) postos de serviços com inflamáveis e/ou líquidos combustíveis
e) armazenamentos de líquidos inflamáveis e/ou combustíveis acima de 50.000 m³

CETRO - ANVISA - Analista Administrativo - área 4 - 2013
Segurança no Trabalho / NR 20

Segundo a NR20, que versa sobre segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis, as instalações podem ser divididas em classes. Acerca dessa classificação, assinale a alternativa correta.

a) Engarrafadoras de gases inflamáveis pertencem à classe I.
b) Refinarias de combustíveis pertencem à classe III.
c) Instalações petroquímicas pertencem à classe IV.
d) Postos de serviços com inflamáveis e/ou líquidos combustíveis pertencem à classe II.
e) Usinas de fabricação de etanol e/ou unidades de fabricação de álcool pertencem à classe IV.

CESGRANRIO - TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Segurança - 2012
Segurança no Trabalho / NR 20

Segundo a NR 20 (Segurança e Saúde no Trabalho com inflamáveis e combustíveis), as instalações são divididas em classes.
São consideradas instalações de classe II as

a) refinarias
b) instalações petroquímicas
c) usinas de fabricação de etanol
d) engarrafadoras de gases inflamáveis
e) unidades de processamento de gás natural

CONSULPLAN - DMAE - Pref. Porto Alegre - RS - Engenheiro de Segurança do Trabalho - 2011
Segurança no Trabalho / NR 20

Com relação aos líquidos inflamáveis da NR 20, assinale a alternativa correta.

a) Para efeito desta Norma Regulamentadora, fica definido "líquido inflamável" como todo aquele que possua ponto de fulgor inferior a 100ºC e pressão de vapor que não exceda 1,8 kg/cm2 absoluta a 47,7ºC.
b) Quando o líquido inflamável tem o ponto de fulgor abaixo de 47,7ºC, ele se classifica como líquido combustível de classe II.
c) Quando o líquido inflamável tem o ponto de fulgor superior a 47,7ºC e inferior a 100ºC, ele se classifica como líquido combustível da classe I.
d) Define-se líquido "instável" ou "líquido reativo", quando um líquido na sua forma pura, comercial, como é produzido ou transportado, se polimerize, se decomponha ou se condense, violentamente, ou que se torne autorreativo sob condições de choque, pressão ou temperatura.
e) Os tanques de armazenamento de líquidos inflamáveis serão constituídos de ferro fundido ou liga de chumbo, a menos que a característica do líquido requeira material especial, segundo normas técnicas oficiais vigentes no país.

CONSULPLAN - DMAE - Pref. Porto Alegre - RS - Engenheiro de Segurança do Trabalho - 2011
Segurança no Trabalho / NR 20

Com relação aos líquidos combustíveis e inflamáveis da NR 20, analise as afirmativas.

I. Os tanques para armazenamento de líquidos inflamáveis nunca poderão ser instalados no interior de edifícios.
II. Os tanques de armazenamento de líquidos inflamáveis não deverão ser equipados com respiradouros de pressão e vácuo ou corta-chamas.
III. Os respiradouros dos tanques enterrados deverão estar localizados de forma que fiquem fora de edificações e no mínimo a 7,50 m de altura do nível do solo.
IV. Todos os tanques de superfície deverão ter dispositivos que liberem pressões externas excessivas, causadas pela exposição à fonte de calor.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

a) I
b) II
c) III
d) IV
e) N.R.A.

FCC - COPERGÁS - Técnico Operacional - Segurança do Trabalho - 2011
Segurança no Trabalho / NR 20

Uma empresa pretende construir um tanque de armazenamento de líquidos combustíveis, do tipo de superfície, com capacidade de
50.000 litros. Considerando a Norma Regulamentadora 20 - NR 20 - Líquidos Combustíveis e Inflamáveis, as distâncias mínimas exigidas do tanque em relação à linha de divisa da propriedade adjacente e da via pública, devem ser de, respectivamente,

a) 30,0 m e 10,5 m.
b) 15,0 m e 4,5 m.
c) 9,0 m e 3,0 m.
d) 3,0 m e 1,5 m.
e) 6,0 m e 1,5 m.

FCC - COPERGÁS - Técnico Operacional - Segurança do Trabalho - 2011
Segurança no Trabalho / NR 20

Em relação às condições de armazenamento de líquidos inflamáveis, tendo em vista a Norma Regulamentadora 20 - NR 20 - Líquidos combustíveis e inflamáveis, é correto afirmar:

a) Os compartimentos e armários usados para armazenamento de combustíveis inflamáveis, localizados no interior de salas, deverão ser construídos em alvenaria, revestida com placas cerâmicas e demarcados com os dizeres bem visíveis "CUIDADO, PERIGO DE EXPLOSÃO".
b) Os tanques para armazenamento de líquidos inflamáveis somente poderão ser instalados no interior de edifícios, se apoiados sobre vigas ou nas paredes.
c) Os tanques de armazenamento de líquidos inflamáveis deverão ser equipados com dispositivos automáticos para acionamento de extintores ou cortina de amianto.
d) O armazenamento de líquidos inflamáveis dentro de um edifício só poderá ser feito com recipientes de polietileno reticulado, cuja capacidade máxima seja de 500 litros por recipiente.
e) As salas de armazenamento interno deverão ter as passagens e portas providas de soleiras ou rampas com pelo menos 0,15 m (quinze centímetros) de desnível, ou valetas abertas e cobertas com grade de aço com escoamento para local seguro.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.